3DO Interactive Multiplayer
O 3DO Interactive Multiplayer é um console de videogame doméstico de quinta geração lançado pela 3DO Company em 4 de outubro de 1993. Ele tinha uma CPU RISC ARM60 a 12,5 MHz com 2 MB de RAM e 1 MB de VRAM. Seu hardware era extremamente sofisticado para a época, garantindo seu alto preço, mas isso seria parte do motivo de sua falha de mercado.
A empresa 3DO foi concebida por Trip Hawkins, fundador da Electronic Arts. O console em si não foi fabricado pela própria empresa 3DO, mas a empresa criou um conjunto de especificações a serem seguidas por outros fabricantes, sendo exemplos notáveis a Panasonic, Sanyo e Goldstar (mais tarde conhecida como LG Electronics).
Com o passar do tempo, os concorrentes do 3DO (o PlayStation e o Saturn) o superariam em popularidade. Este sistema extrai metadados para o grupo 3do e carrega o conjunto 3do do tema selecionado no momento, se disponível.
- Emulador: RetroArch
- Núcleo: libretro: ópera
- Pasta: /userdata/roms/3do
- Formatos de ROM aceitos: .iso, .chd, .cue*
*O formato recomendado para economizar espaço mantendo total compatibilidade é CHD.
Multi-discos
O libreto Opera suporta jogos multi-disco, porém não suporta carregá-los em listas de reprodução M3U. Nas versões anteriores do Batocera, isso exigia renomear manualmente o arquivo salvo para o novo disco para continuar seu jogo.
No Batocera v34, basta habilitar a opção NVRAM STORAGE nas configurações avançadas do sistema ([SELECT] na lista de jogos) para o jogo multi-disco, para permitir que ele use automaticamente o mesmo arquivo salvo. Observe que esse armazenamento compartilhado tem as limitações reais do espaço em disco do 3DO.
Aqui estão os controles padrão do 3DO Interactive Multiplayer mostrados em um controle/joystick parecido com de PS2:
Opera
Opera é um emulador de código aberto e de baixo nível para o 3DO Game Console. Opera é um fork do 4DO, originalmente um port do 4DO, ele próprio um fork do FreeDO, para libretro. A bifurcação/renomeação ocorreu devido ao projeto 4DO original estar inativo e para diferenciar o projeto devido ao novo desenvolvimento e foco.