Início Notícias A evolução do videogame

A evolução do videogame

0
0
735
A evolu
A evolução de Lara Croft na franquia Tomb Raider

Em 1958, o físico William Higinbotham criou o primeiro videogame que foi a base para o clássico jogo de arcade Pong dos anos 1970.

Gráficos dos primeiros jogos de arcade

Hoje, você pode jogar milhares de diferentes games online, desde RPG a FPS. Você pode até mesmo visitar um cassino online para jogar sua mesa favorita. Mas, na década de 1970, isso seria pura ficção científica.

Devido à falta de poder de processamento, os videogames das décadas de 1970 e 1980 usavam gráficos simplistas para levar os jogadores a pensar que pareciam 3D, como o jogo de arcade Star Wars de 1983. O 3D daquela época pode não ser nada parecido com os games 3D de hoje, mas no início dos anos 1980, jogos como Star Wars usavam tecnologia de ponta.

Outros jogos da época, como o mundialmente famoso Space Invaders, usavam sprites simples para representar os personagens na tela. A tecnologia gráfica usada em Space Invaders logo se tornaria o tipo básico de gráfico usado em videogames na medida em que se tornaram disponíveis para os consoles.

Gráficos de jogos dos consoles anteriores

Os primeiros consoles de jogos domésticos, como o Atari 2600 que foi fabricado pela primeira vez em 1977, apresentavam gráficos que não eram do mesmo nível que os usados ​​em jogos de arcade. Por exemplo, com suas cores ricas e sprites atraentes, o Pac-Man parecia simplesmente fantástico no fliperama. Mas a versão doméstica era muito mais restritiva e menos atraente visualmente, pois tinha uma paleta de cores limitada e a animação era instável.

O próximo salto para consoles domésticos

Em 1983, foi lançado o Nintendo Entertainment System Nintendinho. Os gráficos de 8 bits dos jogos de console deram um grande salto. Os programadores encontraram outras maneiras de trabalhar dentro das restrições de programação para tornar os gráficos mais atraentes.

Certos sprites, como o Mario, foram criados costurando perfeitamente quatro sprites únicos. Na época, essa era uma tecnologia inovadora.

A Era de 16 bits

Na década de 1990, os gráficos de videogame deram outro grande salto na evolução. A era de 16 bits incluía paletas de cores expandidas e os sprites eram mais detalhados do que antes.

Os consoles de 16 bits como o Super Nintendo se tornaram disponíveis, e surgiram jogos como Super Mario Bros, mostrando como os gráficos de videogames evoluíram tanto em apenas alguns anos.

A Era de 32 bits

O Sony PlayStation foi o precursor dos jogos de 32 bits. O console usava CDs como meio para rodar seus jogos, o que significava que os desenvolvedores podiam armazenar mais dados nos discos.

A Era de 64 bits

O Nintendo 64 foi uma virada de jogo para os gráficos 3D. Com a capacidade de extrair uma potência incrível do novo console Nintendo 64, jogos como Super Mario 64, lançado em 1996, reescreveram a história sobre como criar jogos de plataforma 3D.

A ascensão dos gráficos 3D

Em 1999, a Sega lançou seu console Dreamcast. Pela primeira vez, os gráficos 3D começaram a se parecer com os gráficos dos jogos modernos.

O Sega Dreamcast estava à frente de seu tempo, e jogos como Crazy Taxi, Shenmue e Jet Set Radio exibiam um dos melhores gráficos jamais vistos em videogames. O Dreamcast também foi o primeiro console a conter um modem integrado para jogar online.

Com o tempo, as três grandes empresas dos jogos atuais, Nintendo, Sony e Microsoft, seguiram o exemplo com seus respectivos consoles: GameCube, PlayStation 2 e Xbox.

Imagens Modernas

Os gráficos tornaram-se ainda mais inovadores no século 21. Os jogos de hoje estão em alta definição e geralmente rodam em taxas de quadros muito mais altas do que há duas décadas. Os gráficos também parecem muito mais realistas. Muitos jogos são cinematográficos e cheios de imagens atraentes que são quase foto-realistas.

Atualmente todos os estúdios de games estão trabalhando na próxima geração de consoles, e certamente os jogos parecerão ainda mais realistas.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também:

Os jogos mais subestimados na indústria dos games

A indústria de jogos é uma das mais diversas do mundo. Com o avanço da tecnologia e inovaç…