Jogos GratisNotícias

Os mais jogados e os melhores jogos grátis da Steam

Steam oferece opções gratuitas para diversos gêneros de jogos para PC

Com o mercado de games cada vez mais em alta, é comum pensar que é preciso desembolsar grandes quantias para se divertir com algum jogo no PC ou qualquer outra plataforma. No entanto, esse é um mito que precisa ser derrubado: é enorme a quantidade de jogos sem nenhum custo de aquisição – e não estamos falando apenas de games menos conhecidos.

A maior plataforma de compra de jogos para computador, a Steam é um bom exemplo disso. O site oferece diversos títulos gratuitos, agradando aos fãs de mutis gêneros de jogos, singleplayer ou multiplayer. Listamos alguns destes games abaixo. Confira:

Counter-Strike: Global Offensive

Um dos jogos FPS mais populares da história, CS:GO pode ser jogado de graça. Foto: Reprodução

Fato! 9 em cada 10 jogadores já ouviram falar do bom e velho CS, mas o que nem todo mundo sabe é que ele está disponível de forma gratuita na loja da Steam. É verdade que há alguns itens pagos a parte, como skins, por exemplo. Porém, desde 2018, a Valve tornou o Counter-Strike: Global Offensive grátis para todos os jogadores. Basta fazer o download, procurar um servidor para jogar online ou praticar offline com bots.

Para os amantes de jogos de tiro em primeira pessoa (FPS), essa é uma das melhores opções gratuitas que o mercado oferece – além de ser uma das modalidades mais populares do cenário competitivo de games, os esports. Basicamente, traz terroristas e contraterroristas se enfrentando em um mapa.

Apex Legends

Apex é uma boa pedida grátis para quem quer adentrar no universo Battle Royale. Foto: Reprodução

Outro FPS consagrado que não tem nenhum custo para download é o Apex Legends, da Electronic Arts. Lançado em 2019, o game se tornou um dos mais populares do gênero de sobrevivência Battle Royale. Atualmente na 8ª temporada, um dos diferenciais de Apex é o fato de cada personagem ter uma habilidade própria, o que traz muito dinamismo às partidas.

Assim como no CS, é possível pagar por versões mais completas do jogo, que incluem novos personagens desbloqueados, visuais de armas e lendas exclusivos e moedas Apex. Porém, a versão gratuita dá conta do recado para quem não quer desembolsar um centavo sequer.

Dota 2

Um dos games mais jogadores atualmente, Dota 2 é gratuito para instalar. Foto: Reprodução

Outro fenômeno dos esports que pode ser jogado de forma gratuita é o Defense of the Ancients – ou Dota 2, como é popularmente conhecido. Trata-se de um dos games de estratégia em tempo real mais jogados da atualidade. Assim como o League of Legends, seu principal concorrente, Dota 2 está disponível de forma gratuita na Steam.

Para quem ainda não conhece, é possível praticar com bots antes de entrar em partidas reais contra outros competidores. Além disso, todos os heróis do jogo também são gratuitos. Outra boa notícia é que não é preciso um computador de última geração para rodar Dota – um outro temor comum de quem está começando no universo gamer. O game da Valve roda muito bem até mesmo em dispositivos mais simples.

Prominence Poker

O game simula o submundo do poker com muita eficácia. Foto: Reprodução

Outro gênero bastante popular é o de cartas – ainda mais nos tempos atuais por conta da pandemia e a dificuldade de jogar um carteado presencialmente. Para quem gosta de poker, a melhor opção gratuita para PC é o Prominence Poker, da Pipeworks Studios. O game simula uma cidade dominada pelos chefões do submundo do poker, em que é preciso mandar bem nas mesas para vencer no modo offline.

O game também é uma boa porta de entrada para quem quer aprender o esporte da mente e iniciar uma trajetória nos chamados cash games online, ou seja, jogos valendo dinheiro real, que crescem cada vez mais em popularidade na internet. Além de praticar as regras, quem joga Prominence Poker também se familiariza com a dinâmica de apostas e com a experiência de dividir a mesa com outros competidores, incentivando a tomada de decisões. Tudo isso é ainda melhor no modo multiplayer, um dos pontos fortes do game.

World of Tanks Blitz

Jogo da Wargaming leva os jogadores à 2ª Guerra Mundial. Foto: Reprodução

Quem gosta de jogos estratégicos de guerra certamente não irá se arrepender de baixar o World of Tanks Blitz, game desenvolvido Wargaming Group Limited que traz uma batalha multiplayer entre tanques. São mais de 300 modelos da 2ª Guerra Mundial disponíveis em 26 arenas de batalha.

As partidas são realizadas em equipes de 7 contra 7, em cenários que impressionam pelo bom gráfico. O jogo também traz um sistema de progressão com 10 níveis de tanques a serem desbloqueados, além de missões de batalha que abrem novos desafios. Estes, por sua vez, fornecem bônus e conquistas aos jogadores.

Brawhalla

Game de luta lembra a jogabilidade de Super Smash Bros. Foto: Reprodução

Este é um jogo indicado para quem gosta de jogos de luta 2D. Muito similar ao estilo da franquia Super Smash Bros., que surgiu no Nintendo 64, Brawhalla é um game gratuito desenvolvido pela Blue Mammoth Games e distribuído pela Ubisoft. Ele aposta na diversão por meio de gráficos cartunescos, em que cada jogador escolhe um personagem entre mais de 50 disponíveis e vai pra porrada.

As arenas suportam até 8 jogadores simultâneos multiplayer, que traz diversos modos de game online. Também é possível praticar no modo offline contra bots antes de se arriscar nos servidores.

Fallout Shelter

Fallout Shelter é boa opção gratuita para os fãs da franquia. Foto: Reprodução

Fallout está entre as franquias de maior sucesso do mundo gamer, e também conta com sua versão gratuita: trata-se do Fallout Shelter, um RPG de estratégia que incorpora alguns elementos dos jogos mais tradicionais da série da Bethesda

Neste título gratuito, o jogador precisa construir e administrar um abrigo subterrâneo em um cenário pós-apocalíptico, supervisionando e interagindo com um grupo de sobreviventes, ajudando com fornecimento de armas, habilidades e treinamentos.

Mostrar mais

Rafael Gouveia

Meu nome é Rafael Gouveia, tenho 36 anos e sou amante de videogames. Apesar de considerar o SNES o melhor console já lançado, sou apaixonado pela franquia Resident Evil, Tomb Raider e Silent Hill do PS1. Porém bastante eclético quando se trata de jogos e simuladores em geral, então resolvi criar o RG Games para trazer o melhor conteúdo para quem ama o mundo dos games.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Por favor, desative seu AdBlock!

O blog RG Games há tempos traz os melhores artigos, guias e notícias do mundo dos games, porém não conseguimos fazer isso sem os (bem pequenos) rendimentos provenientes de publicidade.  
Os anúncios exibidos no RG Games são a única fonte de renda que temos para manter o blog no ar. Temos despesas gerais, como servidores, atualizações, programação entre outros.  
Então, pedimos gentilmente que desabilite seu Adblock e acesse novamente!