Detonados & Conquistas

Guia Completo de Colecionáveis de The Last of Us Remake

Encontre Todos os Artefatos, Quadrinhos e Mais!

Explorador em Ação: Descobrindo Segredos em The Last of Us Remake
Explorador em Ação: Descobrindo Segredos em The Last of Us Remake

O remake de The Last of Us para PS5 ou PC apresenta 254 localizações de colecionáveis. Este guia completo e atualizado para o remake irá revelar onde encontrar todos os colecionáveis, abrangendo tanto a Parte 1 de The Last of Us quanto o conteúdo adicional DLC Left Behind. No remake de TLOU, há novos colecionáveis e algumas localizações foram levemente alteradas em comparação com a versão original do PS3. Além disso, foram introduzidos tipos de colecionáveis que não existiam na versão original do PS3, como Cofres e Bancadas de Trabalho, além de novos Troféus. Localizar todos os Colecionáveis é essencial para desbloquear os seguintes troféus:

  • 30 Pingentes de Vaga-lume – Procure a Luz
  • 13 Quadrinhos – Resistir e Sobreviver
  • 97 Artefatos – Crônicas
  • 54 Conversas Opcionais – Conhecendo Você Melhor
  • 6 Piadas da Ellie – É só isso que eu tenho
  • 12 Manuais de Treinamento – Algo pelo Qual Lutar
  • 13 Portas de faca trancadas – Mestre da Abertura
  • 11 Bancadas de Trabalho – Preparado Para o Pior
  • 4 Cofres – Mãos Leves
  • 5 Ferramentas de Bancada de Trabalho – Ferramenta Certa para o Trabalho
  • 9 Troféus Específicos de Capítulos

Artefatos, Pingentes de Vaga-lume, Quadrinhos e Manuais de Treinamento são colecionáveis tradicionais que podem ser coletados ao longo do jogo. Os Manuais de Treinamento também melhoram seus equipamentos. Conversas Opcionais e as Piadas da Ellie podem ser ativadas interagindo com certos objetos ou pessoas em lugares específicos. Portas de faca trancadas são salas que podem ser abertas com facas e contêm saques e ocasionalmente outros colecionáveis, assim como os Cofres, que exigem um código para serem abertos (os códigos são sempre os mesmos e estão indicados neste guia). Bancadas de Trabalho são locais onde você pode aprimorar seus equipamentos, e as Ferramentas de Bancada de Trabalho permitem melhorar os equipamentos para níveis mais altos.

Sempre tenha facas em mãos para as próximas Portas de faca trancadas, e não ass desperdice matando inimigos, pois você não vai querer chegar a uma porta sem poder abri-la. Para as Bancadas de Trabalho, interaja com elas para que sejam registradas, mas não é necessário aprimorar nada naquele momento. Para os Cofres, certifique-se de pegar os itens dentro para garantir que seja contabilizado.

Todos os tipos de colecionáveis (exceto Ferramentas de Bancada de Trabalho) são rastreados na Seleção de Capítulo, tanto no nível de capítulo quanto de subcapítulo. As piadas serão listadas como Conversas Opcionais, mas são contadas separadamente. Se você perder algum colecionável, pode carregar o respectivo subcapítulo para coletá-lo. Todos os colecionáveis são contados imediatamente, então não é necessário completar o capítulo para que sejam registrados.

Todos os troféus (exceto Mãos Leves) terão rastreamento de troféu ativado, então você também pode verificar a quantidade total de colecionáveis através dos rastreadores de troféus. É só isso que eu tenho lista incorretamente como tendo apenas 3 Piadas, mas há um total de 6 Piadas. O rastreador de troféus só será atualizado ao obter a 4ª, 5ª e 6ª Piada. Para os Quadrinhos, haverá um total de 14 no inventário, mas apenas 13 contarão para o rastreador de troféus (1 é automático de uma cena de corte e não conta).

A Seleção de Capítulo pode ser usada para obter Colecionáveis restantes. Nada é perdível. Ao selecionar capítulos, todos os capítulos posteriores ao atual serão bloqueados. Para resolver isso, o jogo criará um backup do seu save “História Completa”, permitindo que você recarregue esse Backup de Autosave para restaurar todos os capítulos, mantendo os colecionáveis registrados. Se desejar, você pode criar um save manual no final do jogo como outro backup, e também fazer backup do seu save de história concluída como precaução.

Bug Potencial e Solução: Há relatos de alguns colecionáveis apresentando problemas para um pequeno número de jogadores (ou não é possível interagir com eles ou não contam na seleção de capítulo/rastreador de troféus). Se isso acontecer, reinstalar o jogo deve resolver o problema.

the last of us colecionaveis

Guia de Colecionáveis The Last of Us Remake

Cidade Natal

Neste capítulo, não são encontrados colecionáveis.


Zona de Quarentena

  • 7 Artefatos | 3 Pingentes de Vaga-lume | 4 Conversas Opcionais

20 Anos Depois

Conversa Opcional #1
Ao caminhar em direção ao posto de controle, converse com o homem apoiado na caixa vermelha à direita da rua.

Além do Muro

Artefato #1: Panfleto Militar + Artefato #2: Mapa da Z.Q. de Boston
Adquiridos automaticamente ao pegar sua mochila.

Conversa Opcional #2
Após escalar para dentro de uma loja, Tess estará esperando para conversar do lado de fora.

Pingente de Vaga-lume #1: David Michael Vigil
Uma vez que você escalar para dentro de um prédio, haverá uma sala no lado que você pode entrar. O pingente de vaga-lume está no chão, ao lado de alguns colchões.

Conversa Opcional #3
Enquanto se agacha por um túnel de esporos, depois de colocar a máscara de gás, haverá um prompt :triangle: em um cadáver à direita.

Artefato #3: Nota para o Irmão
Após subir as escadas em um prédio infestado de esporos, há uma sala com a porta fechada à sua esquerda. Entre aqui para encontrar o Artefato em uma mesa.

Pingente de Vaga-lume #2: Ben Glueck
Deixe o prédio infestado, no próximo pátio, afaste os paletes para prosseguir, passe pelo próximo prédio (use uma tábua de madeira para atravessar o vão). Depois de sair deste prédio, você passará por um beco. Ao sair do outro lado, o pingente de vaga-lume estará pendurado em uma árvore. Atire nele para pegá-lo.

Os Cortiços

Artefato #4: Notificação de Recrutamento
Após passar pelo ônibus no acampamento de sobreviventes, siga em frente em vez de seguir Tess para encontrar este Artefato no chão, perto de uma lava-louças.

Artefato #5: Cartaz de Procurado
Imediatamente à sua frente após o Artefato anterior, em um quadro de avisos.

Artefato #6: Manifesto de Embarque
Após passar pelo armazém e chegar aos cais, este Artefato estará visível à sua direita, junto à cerca.

Artefato #7: Nota do Doca
Siga mais adiante no cais, onde o barco vermelho está pendurado, e esta nota estará atrás de um carrinho azul.

A Carga

Conversa Opcional #4
Uma vez que Marlene se junta a você, haverá um grupo de soldados bloqueando seu caminho. Elimine todos, depois siga Marlene até a ponte com os vaga-lumes mortos para esta conversa opcional.

Pingente de Vaga-lume #3: Philip Liu
Uma vez que você está com Ellie, siga em frente para encontrar este pingente de vaga-lume ao lado de um vaga-lume morto.


Periferia

  • 9 Artefatos | 4 Pingentes de Vaga-lume | 1 Bancada de Trabalho | 2 Portas de Faca | 1 Cofre | 4 Conversas Opcionais

Do lado de fora

Conversa Opcional #5
Converse com Tess no início do capítulo.

Artefato #8: Lista da Tess
Assim que o capítulo começar, isto estará à sua frente. Se você estiver carregando o capítulo ou recarregando o ponto de controle, estará na sala atrás de você.

Artefato #9: Mapa de Rotas de Patrulha
Uma vez que você desça por um elevador, estará no chão à sua direita.

Centro da Cidade

Artefato #10: Folheto de Evacuação
Uma vez lá fora, você subirá por uma estrada quebrada para alcançar o nível da rua. Este Artefato estará na calçada à direita, entre um poste de luz e uma lixeira.

Pingente de Vaga-lume #4: Joseph Lenz
Eventualmente você chegará ao Edifício Goldstone, pelo qual terá que passar. Na entrada, há duas árvores, e o pingente de vaga-lume está pendurado na árvore da direita. Atire nele para coletá-lo.

Conversa Opcional #6
Entre no prédio e, no corredor, haverá um cadáver. Interaja com ele para a conversa.

Artefato #11: Registro de Operações de Campo
Suba as escadas para encontrar outro cadáver no patamar, com o Artefato ao lado.

Porta de Faca #1
Após encontrar o primeiro estalador, a porta de faca pode ser encontrada na próxima sala.

Artefato #12: Mapa dos Vaga-lumes
Uma vez que você deixe o prédio, estará em uma área de metrô onde Tess instrui você a pegar um coquetel molotov de um cadáver. Passe por isso até algumas escadas onde outro cadáver tem este Artefato.

Artefato #13: Nota para Derek
Na seção de compras do metrô, com muitos estaladores e corredores, entre na loja à sua esquerda. Verifique a gaveta atrás do balcão para este Artefato, que tem o código para o cofre.

Cofre #1
Dirija-se ao lado oposto da área de compras e entre na Loja Redonda para encontrar o cofre atrás do balcão. O código é 03-43-78.

Museu

Artefato #14: Panfleto Médico
Após lidar com alguns corredores, você precisará mover uma caixa de madeira para escalar um caminhão. Uma vez por cima, entre no caminhão para encontrar este Artefato.

Bancada de Trabalho #1
Passe pela porta da garagem e esta bancada de trabalho estará ao lado da porta à frente. Você deve interagir com ela para que conte, mas não precisa aprimorar nenhuma arma (o mesmo vale para todas as 11 bancadas de trabalho).

Pingente de Vaga-lume #5: Michael Kiper
Continue em frente e você entrará no museu. Suba a seção quebrada para o próximo andar, onde você pode se deslocar pela borda à esquerda para encontrar o pingente de vaga-lume em uma vitrine.

Porta de Faca #2
Uma vez que você se separar de Tess e Ellie, encontrará alguns estaladores. Na área da cozinha à esquerda estará a porta de faca.

Conversa Opcional #7
Após se reunir com Tess e Ellie, você lutará contra alguns corredores. Uma vez mortos, Tess terá uma conversa opcional na janela.

Conversa Opcional #8
Imediatamente após falar com Tess, você pode falar com Ellie.

O Prédio do Capitólio

Artefato #15: Ordens dos Vaga-lumes
Após atravessar os telhados, você estará no topo de uma escadaria. Desça e vire-se para encontrar este Artefato ao lado de um vaga-lume morto no canto.

Pingente de Vaga-lume #6: Melinda Davidson
Continue até chegar à frente do Prédio do Capitólio, com muita água. Haverá um gazebo à esquerda que contém o pingente.

Artefato #16: Nota do Contrabandista
Uma vez que você retornar ao metrô, será introduzido à natação. Nade pelos trens e junte-se a Ellie na plataforma à esquerda para encontrar o Artefato ao lado de um corpo.

Pingente de Vaga-lume #7: Shiyao Jiang
Do cadáver, você pode nadar pelo passagem à esquerda para encontrar outra área. Nade para dentro do prédio para encontrar o pingente de vaga-lume em uma prateleira. Isso pode ser difícil de ver devido à falta de iluminação aqui.


Cidade de Bill

  • 11 Artefatos | 3 Pingentes de Vaga-lume | 1 Manual de Treinamento | 1 Bancada de Trabalho | 1 Ferramenta de Bancada de Trabalho | 2 Portas de Faca | 1 Cofre | 5 Conversas Opcionais

As Madeiras

Artefato #17: Nota das Pílulas
Após usar uma prancha para atravessar um prédio, você chegará propriamente na Cidade de Bill. Entre no prédio à direita para encontrar este Artefato no chão, no andar de cima.

Porta de Faca #3
Desça pela beirada do lado de fora à esquerda para encontrar esta porta de faca.

Conversa Opcional #9
Uma vez que Ellie abre o portão para você, entre no prédio oposto e espere por Ellie falar sobre a máquina de arcade para esta conversa.

Cofre #2
Descendo um pouco pela rua, haverá uma caminhonete à direita com um cofre ao lado. O código é 05-17-21.

Pingente de Vaga-lume #8: Hui Wang
Mais adiante na rua, há um trailer. Suba em cima dele para encontrar este pingente.

Artefato #18: Nota para Bob
Do trailer, siga até o final da estrada, onde está a cerca, para este Artefato, que contém o código para o cofre.

Artefato #19: Nota do Perímetro
Ao lado do trailer está a Loja de Música Marquis. Entre no escritório dos fundos para encontrar um Artefato em um armário.

Porta de Faca #4
Vá para trás da loja de música, onde um estalador acionará uma bomba. Atrás do prédio está a próxima porta de faca.

Artefato #20: Nota para Rachel
Você subirá por alguns telhados antes de voltar para o nível da rua. Siga pelo beco à esquerda para encontrar um prédio com um corredor dentro. No andar de cima estará a nota.

Esconderijo

Artefato #21: Mapa do Bill
Uma vez que você chegar ao Esconderijo do Bill, este Artefato estará bem ao seu lado.

Artefato #22: Nota das Cercas
Vire-se para encontrar esta nota na sala atrás de você.

Conversa Opcional #10
Interaja com o tabuleiro de xadrez em uma das mesas para esta conversa.

Manual de Treinamento #1: Afiação de Facas
Encontrado no final do bar, ao lado do Bill.

Artefato #23: Nota dos Caçadores
Suba as escadas e entre na sala atrás das escadas para encontrar a nota em uma mesa.

Pingente de Vaga-lume #9: Alex Raymond Vincent
Uma vez lá fora, você terá um encontro com corredores e estaladores. Após lidar com eles, você pode atirar no pingente de vaga-lume que está pendurado em um poste de luz.

Cemitério

Ferramenta de Bancada de Trabalho #1
Na sala à sua esquerda quando você chega ao Arsenal do Bill.

Bancada de Trabalho #2
No fundo do Arsenal do Bill.

Artefato #24: Nota das Bombas
Suba as escadas para a igreja e entre no quarto do Bill à direita para encontrar este Artefato.

Pingente de Vaga-lume #10: Peter Mrozik
Após passar pelo cemitério, haverá mais corredores e estaladores. Na primeira casa à direita, você encontrará um pingente no banheiro.

Artefato #25: Diário do Garoto
Você passará por uma casa com estaladores e cairá no quintal de uma casa com uma piscina. Suba até o quarto das crianças para encontrar este Artefato.

Conversa Opcional #11
No mesmo quarto que o último artefato, fique lá até Ellie fazer uma pergunta, certifique-se de falar com ela antes que Joel a dispense.

Fuga do Colégio

Conversa Opcional #12
Após escapar do Colégio, você entrará em outra casa. Após as cenas, espere por Ellie até que você possa falar com ela.

Artefato #26: Nota do Frank
Entre no quarto do lado oposto da casa para encontrar esta nota em uma mesa.

Conversa Opcional #13
Retorne ao Bill e entregue-lhe a nota para esta conversa.

Artefato #27: Nota Amassada do Frank + Troféu: Em Memória
Após Bill deixar cair a nota, contorne o caminhão para pegá-la.


Pittsburgh

  • 17 Artefatos | 3 Pingentes de Vaga-lume | 3 Quadrinhos | 4 Manuais de Treinamento | 3 Bancadas de Trabalho | 1 Ferramenta de Bancada de Trabalho | 4 Portas de Faca | 1 Cofre | 10 Conversas Opcionais | 4 Piadas

Sozinho e Abandonado

Artefato #28: Mangueira de Sifão
Automaticamente no seu inventário no início do capítulo.

Conversa Opcional #14
Após lidar com os caçadores, entre na garagem e converse com Ellie perto do monte de roupas.

Ferramenta de Bancada de Trabalho #2
Na bancada ao seu lado.

Artefato #29: Manifesto dos Turistas
Em uma gaiola de metal atrás de você.

Manual de Treinamento #2: Talas de Saúde
Suba as escadas e entre na sala lateral para encontrar isso em um colchão.

Artefato #30: Mapa da Emboscada
Entre na sala dos fundos para encontrar este mapa na parede.

Bancada de Trabalho #3
Na mesma sala.

Quadrinho #1: Choque Terminal
Uma vez fora, na rodovia, entre no ônibus à sua frente para encontrar este quadrinho.

Conversa Opcional #15
Continue pela rodovia até um corpo encostado em um hatchback. Ellie se aproximará para uma conversa.

Piada #1
Após matar os caçadores, espere na frente do ônibus, mas não suba nele. Após um ou dois minutos, Ellie abrirá seu livro de piadas. Inicie a conversa e espere ela completar as piadas.

Conversa Opcional #16
Suba no ônibus e você verá alguns grafites na parede. Espere por Ellie se aproximar para uma conversa.

Artefato #31: Nota da Colina Perdida
Pule os sacos de areia para encontrar este Artefato imediatamente atrás da cabine.

Artefato #32: Panfleto dos Traidores
Uma vez dentro do posto de controle, passe pelo portão à sua frente e vire-se para encontrar isso na parede.

Pingente de Vaga-lume #11: Kazden Risk
Dirija-se ao fundo da área do posto de controle e desça o beco ao lado da livraria. Atrás do armário no final estará este pingente.

Piada #2
Após matar todos os caçadores na livraria, espere cerca de um ou dois minutos e Ellie abrirá novamente seu livro de piadas. Inicie a conversa e espere ela completar as piadas.

Artefato #33: Lista de Candidatos
No canto da livraria com a escada mais próxima da entrada principal, você encontrará este Artefato em uma estante.

Artefato #34: Nota da Zona Abandonada
Siga pela parede da loja até a área da cozinha. A nota estará em um balcão.

Porta de Faca #5
Suba para a área da cafeteria. A porta de faca estará ao lado, levando ao banheiro.

Artefato #35: Mapa das Áreas Perdidas
Dentro do banheiro estará este mapa.

Conversa Opcional #17 [Requisito para Piada #3]
Após sair da livraria e ver a cena com os caçadores, vire-se e aproxime-se do quadro da mulher na vitrine quebrada. Espere por Ellie se aproximar para iniciar esta conversa.

Piada #3
Após completar a conversa acima, espere por um ou dois minutos para Ellie pegar seu livro de piadas novamente. Ouça todas antes de continuar.

Porta de Faca #6
Do táxi onde você começou, siga à esquerda para encontrar esta porta de faca.

Artefato #36: Carta da Mãe
Uma vez pela porta de faca, este Artefato está em uma cadeira.

Artefato #37: Nota do Esconderijo
Nade pelo semirreboque até o café e suba as escadas para encontrar este Artefato em um banco.

Lobby do Hotel

Conversa Opcional #18
Uma vez dentro do hotel, vá à esquerda até o bar e interaja com a máquina de café.

Artefato #38: Nota para a Equipe [Requisito para Piada #4]
Use a escada para subir até o balcão, então se desloque pelo beiral quebrado para alcançar este Artefato, que contém o código do cofre.

Cofre #3 [Requisito para Piada #4]
Volte para baixo e vá para trás do balcão da recepção até um quarto com o cofre. O código é 22-10-56.

Manual de Treinamento #3: Reforço de Facas [Requisito para Piada #4]
Encontrado dentro do cofre.

Piada #4
Após os três colecionáveis acima, suba novamente a escada e espere aqui por Ellie tirar seu livro de piadas. Ouça todas.

Conversa Opcional #19
Uma vez no andar de cima, você encontrará mais caçadores. Lidando com eles em ambos os andares, siga pelo corredor no andar de cima até o último grafite ←SJTP na parede. Siga para a direita em vez de esquerda para chegar ao Quarto 304. Entre e passe pela parede quebrada para encontrar alguns corpos numa banheira. Espere por Ellie e interaja com ela.

Artefato #39: Cartão-chave do Hotel
No porão do hotel, suba as escadas ao lado do gerador e vá para o corredor atrás de você. Entre na sala de segurança para encontrar o cartão-chave. Adquirido automaticamente como parte da história.

Bancada de Trabalho #4
Após escapar do porão, dentro de um dos quartos à sua direita.

Quadrinho #2: Acreção
Uma vez que você se reúna com Ellie, suba a escada e passe pelo quarto para alcançar o outro lado do balcão. Desloque-se pelo beiral para encontrar este quadrinho em uma mesa de café.

Pingente de Vaga-lume #12: Colby Reed
Continue até cair algumas escadas quebradas. À sua esquerda estarão alguns banheiros, entre no feminino. O pingente estará no chão no box do canto.

Manual de Treinamento #4: Nós de Combate
Pelo corredor, em cima de uma mesa.

Conversa Opcional #20
Entre na sala de jantar e aproxime-se do cenário no canto. Espere por Ellie e interaja com ela três vezes.

Distrito Financeiro

Conversa Opcional #21
Após derrotar os caçadores, aproxime-se do corpo pendurado em uma árvore e interaja com ele. (Nota: na versão PS3 você interagia com Ellie após ela olhar para o corpo, mas no Remake você deve interagir com o corpo pendurado). Isso pode às vezes dar erro, se o ícone não aparecer no corpo tente reiniciar o jogo/console e deverá funcionar.

Artefato #40: Nota dos Vaga-lumes
No canto direito de trás desta área está o Don Fiocchi Sanduíches. Entre e vá para a sala do freezer nos fundos para encontrar esta nota.

Bancada de Trabalho #5
Passe pela porta da garagem e então suba por alguns escombros. A bancada de trabalho está bem ao seu lado nesta área.

Artefato #41: Nota do Ataque Final
Após a cena, suba até o Banco de Meridian onde 2 caçadores estarão. Entre no escritório e o Artefato estará no chão, no canto.

Artefato #42: Nota do Ataque da Multidão
Na próxima área com caçadores, há um prédio à direita que você pode entrar. Suba e vá atrás da mesa com o bebedouro para encontrar isso no chão.

Artefato #43: Nota do Caminhão
Dentro do Depósito de Racionamento no final da rua, em uma mesa.

Porta de Faca #7
Entre na sala dos fundos do Depósito de Racionamento para esta porta de faca.

Conversa Bônus (não conta como Colecionável)
Saia da loja do Depósito de Racionamento, Ellie estará olhando para uma parede, fale com ela. Isso não conta como “conversa opcional” (não aumenta o número no rastreador de troféus). Está incluído aqui por completude, mas não impacta nos troféus de colecionáveis.

Conversa Opcional #22
Após Ellie ajudá-lo a escalar o muro, ela caminhará até o portão da Escola Preparatória Militar à sua direita. Aproxime-se e interaja com ela para a conversa.

Conversa Opcional #23
Vire-se e vá até o estacionamento em direção ao letreiro de Dawn of the Wolf Part 2, então espere por Ellie se aproximar.

Fuga da Cidade

Manual de Treinamento #5: Construção de Coquetéis Molotov
Após a cena dentro do apartamento, vá até a cozinha para encontrar isso no balcão.

Porta de Faca #8
Desça as escadas para o Quarto 201.

Quadrinho #3: Fase Profunda
Entre no Quarto 201 para encontrar este quadrinho no quarto dos fundos.

Pingente de Vaga-lume #13: Lucas Rios
Após lidar com os caçadores e subir para um novo prédio, entre no banheiro à sua esquerda. O pingente de vaga-lume está em cima do vaso sanitário. Certifique-se de pegá-lo antes de entrar no escritório com Henry, pois ele fechará a porta.

Artefato #44: Nota do Julgamento
Passe pela porta que Henry está segurando aberta e continue para o próximo escritório para encontrar esta nota no chão, no canto.

Troféu: Luzes Apagadas
Quando encontrar os caçadores, você deve alcançar e desligar o gerador sem ser visto. Mate os dois primeiros à sua frente com Henry, então esgueire-se agachado em volta das barreiras no sentido horário, cuidado com o holofote. Você deve ser capaz de alcançá-lo e desligá-lo sem ter que matar o caçador que patrulha.


Subúrbios

  • 10 Artefatos | 4 Pingentes de Vaga-lume | 2 Quadrinhos | 2 Manuais de Treinamento | 1 Bancada de Trabalho | 1 Ferramenta de Bancada de Trabalho | 1 Cofre | 3 Conversas Opcionais | 1 Piada

Esgotos

Quadrinho #4: Antipartículas

Dirija-se ao barco encalhado e suba a bordo, depois entre na cabine. O quadrinho estará nos controles.

Artefato #45: Nota do Barco
Vire-se para ver este Artefato em um assento.

Pingente de Vaga-lume #14: Josh Scheffler
Pule no buraco no meio do barco e este pingente estará no chão.

Pingente de Vaga-lume #15: Robert Righetti
Uma vez dentro dos esgotos, suba pelo dreno à sua direita para encontrar um pingente de vaga-lume pendurado em um cadáver.

Artefato #46: Nota dos Esgotos
Na bifurcação do caminho, siga Ellie para a direita e abra a ventilação para que Ellie possa entrar na sala e destrancar o portão. Entre para encontrar a nota em uma mesa.

Pingente de Vaga-lume #16: Eddie Fuentes
Continue em frente até a sala de água, o pingente de vaga-lume pode ser encontrado na base do carro submerso.

Artefato #47: Nota de Troca
Após limpar o bloqueio e nadar por baixo do portão, suba para a passarela e passe pela porta. Lide com os 2 estaladores e pegue o Artefato ao lado de um saco de dormir.

Troféu: Que Mergulho
Após usar a palete para transportar Ellie pela água, ela ligará o gerador que ativa o mecanismo dos esgotos. Assim que ela saltar da palete, nade rapidamente de volta para Henry e Sam para que você possa embarcar no mecanismo antes que ele se mova.

Ferramenta de Bancada de Trabalho #3
Uma vez que você atravessa a água, haverá uma sala de armazenamento à sua esquerda conforme você avança. Entre para encontrar as ferramentas.

Manual de Treinamento #6: Contenção de Bombas
Após acionar uma armadilha de ruído, siga em frente para encontrar este manual de treinamento em uma prateleira de metal.

Artefato #48: Nota do Coletor de Chuva
Você encontrará alguns estaladores e corredores logo em seguida. Na sala à sua direita, você encontrará este Artefato.

Artefato #49: Nota Acuada
Continue em frente para encontrar outra porta à sua esquerda, atrás de algumas prateleiras. Entre para encontrar esta nota no canto, no chão, ao lado de alguns cadáveres.

Artefato #50: Desenho de Criança
Uma vez na área com estaladores e perseguidores, vá para a sala de aula no fundo da área para encontrar este Artefato em frente ao quadro-negro.

Subúrbios

Artefato #51: Nota de Saque
Entre no primeiro prédio à sua direita e suba para um quarto. Este Artefato estará em um conjunto de gavetas.

[Requisito para Piada #5]
Na casa onde a estrada vira, entre pelo buraco quebrado. Ouça a história do Henry.

Conversa Opcional #24 [Requisito para Piada #5]
Atravesse a rua até a casa na esquina para iniciar uma conversa opcional com Henry.

Conversa Opcional #25 [Requisito para Piada #5]
Continue pela estrada até um caminhão de sorvete. Espere por Sam e Ellie e inicie esta conversa.

[Requisito para Piada #5]
Desça até o final da rua onde estão 2 cachorros, você encontrará alguns grafites de vaga-lume. Henry falará novamente.

Piada #5
Após ter as quatro conversas anteriores, espere nos grafites de vaga-lume até Ellie tirar seu livro de piadas novamente. Ouça todas. Pode levar de 1 a 2 minutos até ela começar a contar a piada, não se afaste.

Bancada de Trabalho #6
Volte ao caminhão de sorvete e entre na garagem aberta do prédio vermelho para encontrar esta bancada de trabalho.

Artefato #52: Nota do Pai
Entre no prédio vermelho ao lado da garagem e suba para um quarto para encontrar uma nota.

Manual de Treinamento #7: Técnicas de Combate Corpo a Corpo
Ao sair do quarto, interaja com a escotilha no teto, depois ajude Ellie a subir. Ela voltará com este manual.

Conversa Opcional #26
Entre na casa branca ao lado da vermelha. Espere um minuto para seus amigos entrarem na casa, suba até o último andar, desça imediatamente, observe as crianças jogando dardos no andar de baixo, após terminarem você deve pegar os dardos e jogá-los – isso conta como a “conversa opcional”.

Artefato #53: Nota dos Sobreviventes
Mesma casa, suba um andar, no primeiro quarto.

Cofre #4
O cofre está no mesmo quarto. O código é 08-21-36.

Quadrinho #5: Partícula Mensageira
Mesmo andar que o cofre, no 2º quarto, em uma mesa.

Artefato #54: Livro de Fósforos
Mesmo lugar, suba mais um andar (último andar), após as escadas está à direita.

Pingente de Vaga-lume #17: Matthew White
Saia da casa branca pelo mesmo caminho que entrou. Vá para o quintal ao lado da casa branca, no final da rua, justo antes do grafite de vaga-lume onde Ellie contou sua piada. Lá, em uma árvore, pendura o pingente de vaga-lume, atire para derrubá-lo.


Barragem de Tommy

  • 2 Artefatos | 2 Pingentes de Vaga-lume | 2 Quadrinhos | 1 Manual de Treinamento | 1 Bancada de Trabalho | 1 Porta de Faca | 4 Conversas Opcionais

Barragem Hidrelétrica

Quadrinho #6: Elemento Estrangeiro
Conforme você desce em direção ao rio, antes de passar por baixo da ponte, encontrará este quadrinho ao lado de um carro virado à direita.

Porta de Faca #9
Suba até a Barragem Hidrelétrica e a porta de faca estará bem à sua frente conforme você sobe as escadas.

Troféu: No Vácuo
Após usar um palete para transportar Ellie pela porta da barragem, ela a levantará para você atravessar. Depois de atravessar, ela pedirá um “toca aqui”. Simplesmente ignore-a e continue.

Conversa Opcional #27
Após atravessar a barragem com a ajuda de Ellie, desça à esquerda e pule o tronco para inspecionar um túmulo.

Artefato #55: Mapa da Usina
Continue em frente até chegar a uma escavadeira. Passe por ela até um pequeno escritório para encontrar este mapa na parede.

Conversa Opcional #28
Uma vez pelo portão, caminhe em direção aos cavalos e interaja com Ellie.

Conversa Opcional #29
Conforme você segue Tommy para dentro, ele irá até uma bolsa para pegar algo. Interaja com ele para esta conversa.

Conversa Opcional #30
Após subir as escadas até o topo da barragem, siga pelo lado direito e fale com a mulher na guarda.

Troféu: Quem é um Bom Garoto?
Antes de entrar no prédio do outro lado da barragem, Buckley, o cachorro, estará sentado do lado de fora. Simplesmente interaja com ele para acariciá-lo.

Manual de Treinamento #8: Química de Fumaça
Uma vez que você entra no prédio do outro lado da barragem, este manual de treinamento estará em cima de um armário tombado.

Bancada de Trabalho #7
Bem ao lado do manual de treinamento.

Pingente de Vaga-lume #18: Ryan Oliverio
Desça as escadas e entre na sala à direita para encontrar este pingente no chão entre duas máquinas.

Artefato #56: Esquemas da Planta
Após o ataque dos caçadores, volte para a sala onde a bancada de trabalho estava localizada e este Artefato agora pode ser coletado da grande mesa.

Casa da Fazenda

Pingente de Vaga-lume #19: Brent Pino
Na Casa da Fazenda, vá até o quarto no fundo à direita para encontrar este pingente em um armário.

Quadrinho #7: Ponto Zero
Suba as escadas até um quarto e este quadrinho estará perto de uma janela.


A Universidade

  • 9 Artefatos | 5 Pingentes de Vaga-lume | 1 Quadrinho | 2 Manuais de Treinamento | 2 Bancadas de Trabalho | 1 Ferramenta de Bancada de Trabalho | 1 Porta de Faca | 3 Conversas Opcionais

Vamos, Grandes Chifres

Quadrinho #8: Radicais Livres
Vire-se no início e suba a estrada. O quadrinho estará dentro de um SUV.

Bancada de Trabalho #8
Na mesma sala que o lança-chamas.

Artefato #57: Registro do Ninho dos Atiradores
Suba as escadas e saia na varanda para encontrar este Artefato no canto.

Conversa Opcional #31
Imediatamente após saltar a cerca de arame farpado na frente do prédio anterior, olhe para o mascote de carneiro na parede para iniciar uma conversa.

Pingente de Vaga-lume #20: Hope Pino
Suba as escadas e vá até o lado direito para encontrar um beco sem saída com várias árvores. A árvore da direita terá um pingente, atire nele e pegue.

Artefato #58: Nota do Painel de Parede
Quando você estiver separado de Ellie e Callus, vá até o portão fechado e pegue a nota ao lado.

Pingente de Vaga-lume #21: Alex Rohner
Continue em frente após abrir o portão até chegar ao próximo arame farpado e desça do cavalo. Vire à direita e suba pela janela quebrada para encontrar um pingente em uma mesa.

Manual de Treinamento #9: Esterilização de Saúde
Pule o arame farpado e vá até a direita para encontrar algumas janelas quebradas pelas quais você pode pular. Suba as escadas e vá para a varanda, depois reentre no prédio pela próxima janela. Este manual estará em uma mesa.

Conversa Opcional #32
Conforme você avança por esta área, haverá logos dos vaga-lumes pintados em algumas paredes. Aproxime-se de um desses para iniciar uma conversa.

Artefato #59: Mapa do Campus da UEC
Você precisará deixar Ellie e Callus novamente para abrir outro portão. Entre no dormitório e este Artefato estará na mesa à sua frente.

Artefato #60: Diário do Estudante
Suba as escadas e entre no Quarto 200-B, este Artefato estará na gaveta de uma mesa.

Pingente de Vaga-lume #22: Joe Warren
Quando você cair, encontrará vários estaladores e um estourador. Este pingente de vaga-lume é derrubado pelo estourador, então você deve matá-lo.

Artefato #61: Recorte de Jornal
Após voltar para as escadas, vá para a direita no Quarto 205-B. Este Artefato estará em uma mini geladeira.

Pingente de Vaga-lume #23: Erik Griggs
Conforme você se aproxima do Prédio de Ciências, haverá muitas tendas. Na última tenda, você encontrará este pingente em uma mesa.

Prédio de Ciências

Bancada de Trabalho #9
Uma vez que você suba para o Prédio de Ciências, entre na sala à sua esquerda para encontrar a bancada de trabalho.

Porta de Faca #10
Siga até o final do corredor até a Sala de Aula para esta porta de faca.

Manual de Treinamento #10: Implantação de Molotov
Dentro da sala de aula, na mesa à direita.

Ferramenta de Bancada de Trabalho #4
Dentro da sala de aula, na mesa à esquerda.

Conversa Opcional #33
Prossiga para o próximo andar e haverá uma prancheta com a qual você pode interagir para outra conversa.

Artefato #62: Gravador do Escritório
Uma vez que você chegue ao próximo andar, passe pela porta e vá para a sala à esquerda para encontrar este Artefato.

Artefato #63: Raios-X Fúngicos
Passe pela área das tendas e vá para a esquerda para pegar este Artefato em um banco.

Artefato #64: Gravador do Laboratório
Entre no Laboratório de Biologia e pegue este Artefato em uma das mesas.

Pingente de Vaga-lume #24: Sadie Pearle Hickman
No canto da sala, ao lado de uma geladeira.

Artefato #65: Gravador dos Vaga-lumes
Automaticamente no seu inventário após a cena.


Resort à Beira do Lago

  • 10 Artefatos | 2 Pingentes de Vaga-lume | 2 Quadrinhos | 1 Manual de Treinamento | 1 Porta de Faca | 1 Conversa Opcional

A Caçada

Artefatos #66-#73: Canivete, Walkman, Robô do Sam, Nota da Mãe, Sem Intenção de Fazer Trocadilho: Volume Também, Para Chegar ao Outro Lado, Sem Intenção de Fazer Trocadilho, Foto de Joel & Sarah
Automaticamente no seu inventário no início do capítulo, não é necessário interagir com eles para que contem. Também haverá um pingente de vaga-lume no seu inventário, mas este não conta para o contador de troféus (Pingente de Vaga-lume da Riley).

Quadrinho #9: Incerteza
Quando você rastrear o veado até um prédio, entre na sala à esquerda para encontrar o quadrinho dentro de uma gaveta de uma mesa.

Pingente de Vaga-lume #25: Travis Kristof
Após ser ajudado a subir em uma passarela por David, contorne-a até uma sala da qual um estalador sairá. Entre na sala para encontrar este pingente.

Conversa Opcional #34
Na sala final deste prédio, com todos os suprimentos e armas, suba as escadas até o patamar e inspecione o cadáver.

Resort da Cabana

Pingente de Vaga-lume #26: Paul D. Braun
Após a seção do cavalo, saia do primeiro prédio e vá até o gazebo à direita para encontrar este pingente de vaga-lume.

Quadrinho #10: Negentropia
Uma vez que você passar pelos caçadores, você rastejará por um cano. Uma vez do outro lado, vire-se e suba a pequena escada para encontrar um quadrinho no banco.

Artefato #74: Mapa do Resort do Lago
Quando você controlar Joel na tempestade de neve, isso automaticamente estará no seu inventário.

Porta de Faca #11
Na tempestade de neve, atravesse a rua para encontrar um motel. Passe pelo motel e haverá uma porta de faca atrás dele.

Manual de Treinamento #11: Modelagem de Fumaça
Dentro da porta de faca, em cima de uma caixa.

Artefato #75: Registro de Carne
Após entrar por uma porta aberta e pegar a mochila da Ellie, este Artefato estará em uma prateleira à direita.


Terminal de Ônibus

  • 4 Artefatos | 3 Pingentes de Vaga-lume | 2 Quadrinhos | 1 Manual de Treinamento | 2 Bancadas de Trabalho | 1 Ferramenta de Bancada de Trabalho | 1 Porta de Faca | 6 Conversas Opcionais

Saída da Autoestrada

Conversa Opcional #35
No início do capítulo, Joel estará conversando com Ellie. Eventualmente, ele fará uma pergunta, iniciando esta conversa opcional.

Artefato #76: Fotografia de Família
Entre no trailer para encontrar este Artefato na pia.

Conversa Opcional #36
Aproxime-se dos corpos mortos na traseira do trailer, depois saia. Ellie estará esperando ao lado do ônibus com outra conversa opcional.

Pingente de Vaga-lume #27: Katerina Perich
Continue descendo a rampa até passar por um ônibus escolar. Atrás dele, junto a alguns cones laranja, você encontrará este pingente.

Artefato #77: Nota para a Esposa
Uma vez que chegar à Estação de Ônibus Logan James, entre e procure por alguma bagagem aberta no fundo à esquerda para esta nota.

Conversa Opcional #37
Ellie estará sentada no banco, converse com ela para esta conversa.

Conversa Opcional #38
Após subir a escada, siga Ellie até a sala com uma girafa pastando. Interaja com ela.

Conversa Opcional #39
No telhado, Ellie estará encostada na borda. Fale com ela para esta conversa.

Quadrinho #11: Precipitado
Desça as escadas de volta à estação de ônibus e haverá um banheiro ao seu lado. Entre para encontrar este quadrinho na frente de uma cabine.

Ferramenta de Bancada de Trabalho #5
Uma vez que sair da estação de ônibus, você estará em frente a algumas tendas médicas. Entre na tenda grande para encontrar estas ferramentas.

Pingente de Vaga-lume #28: Nicole Hoo
Passe pelas tendas e olhe à esquerda para ver um holofote perto de uma cerca. O pingente de vaga-lume está pendurado no holofote, atire para derrubá-lo.

Bancada de Trabalho #10
Dirija-se à direita para entrar em outra tenda, com a bancada de trabalho dentro.

Artefato #78: Mapa da Z.Q. de Salt Lake
Diretamente oposto à bancada de trabalho.

Conversa Opcional #40 + Artefato #79: Foto de Joel & Sarah
Continue em direção ao ônibus e Ellie se aproximará para conversar. Fale com ela, depois aceite seu presente para ambos, a conversa e o Artefato.

Túnel Subterrâneo

Pingente de Vaga-lume #29: Natalie Hoo
Após passar pelo ônibus, você passará por outro ônibus que leva a um túnel. Vá atrás do ônibus para encontrar este no chão.

Manual de Treinamento #12: Estilhaços de Bomba
Dentro do túnel, você encontrará vários estaladores e estouradores, com um túnel lateral. Passe pelo túnel e, quando sair, haverá um caminhão à sua frente. Suba nele para encontrar este manual.

Quadrinho #12: Catálise
Prossiga até ter que derrubar uma escada para ajudar Ellie a subir em um caminhão. Do caminhão, caminhe até a ventilação e pegue o quadrinho no final.

Bancada de Trabalho #11
Ellie ajudará você a abrir um portão. Uma vez aberto, passe pelo portão para encontrar a bancada de trabalho ao lado da próxima porta.

Porta de Faca #12
Imediatamente através da porta, vire à direita para esta porta de faca.


Laboratório dos Vaga-lumes

  • 4 Artefatos | 1 Pingente de Vaga-lume | 1 Porta de Faca

O Hospital

Artefato #80: Gravador do Cirurgião
Eventualmente, você subirá algumas escadas até o 6º andar. Na recepção está este gravador.

Artefato #81: Gravador da Marlene 1
Vire-se e entre na sala atrás de você para encontrar este gravador.

Porta de Faca #13
Atrás do balcão da recepção está esta porta de faca.

Pingente de Vaga-lume #30: Bryony Stewart-Seume
Em uma mesa através da porta de faca está este pingente de vaga-lume.

Artefato #82: Diário da Marlene
Passe pela próxima porta e entre em uma tenda médica verde. Este Artefato está em um banco.

Artefato #83: Gravador da Marlene 2
Depois de passar por outra onda de vaga-lumes, você entra em Pediatria. Entre na Sala 608 à sua direita para encontrar este gravador em uma mesa.


Jackson

  • 1 Quadrinho

Epílogo

Quadrinho #13: Singularidade
Passe pela cerca, em seguida, siga à direita através das árvores para encontrar este quadrinho dentro de um carro.


Left Behind

De Volta num Piscar de Olhos

  • 4 Artefatos

Artefato #84: Nota da Combinação
Entre na Farmácia Weston e pegue esta nota no chão, atrás do balcão.

Artefato #85: Chave da Farmácia + Artefato #86: Nota do Farmacêutico
Volte para fora e abra a loja American Princess ao lado da farmácia. Entre nos fundos e interaja com o cadáver para receber a chave, e depois pegue a nota que cai.

Artefato #87: Nota do Salão
Ao se dirigir para o helicóptero militar, você rastejará por alguns escombros em um prédio e aparecerá no Salão de Beleza Rarity. Ande pela esquina e pegue a nota ao lado de um cadáver.

Jovens no Shopping

  • 2 Artefatos | 12 Conversas Opcionais

Artefato #88: Cartaz de Procurado
Siga Riley escada acima e rasteje por uma porta. O Artefato está em uma mesa.

Conversa Opcional #41
Continue até subir alguns escombros para entrar em um novo cômodo. Passe para o quarto e interaja com o logo dos vaga-lumes.

(Conversas Opcionais #42 até #51 seguem diversas interações no shopping, incluindo posters, lojas e brincadeiras entre Ellie e Riley.)

Troféu: Mestra dos Tijolos + Conversa Opcional #52
Após sair da loja de Halloween, Riley desafia você para um concurso de arremesso de tijolos. Você deve quebrar todas as sete janelas do carro vermelho antes de Riley quebrar todas as dela.

Artefato #89: Nota de Aviso
Após o concurso de arremesso de tijolos, você descerá as escadas. Entre na sala à sua esquerda para encontrar esta nota em um banco.

Tão Perto

  • 4 Artefatos

Artefato #90: Nota do Átrio
No início do capítulo, siga à direita para encontrar esta nota ao lado de uma cama médica.

Artefato #91: Nota do Gerador
Uma vez subterrâneo, siga em direção ao gerador para encontrar esta nota ao lado dele.

Artefato #92: Gravador do Átrio
Após retornar ao átrio e abrir o portão, suba a escada rolante e vire à esquerda para encontrar o gravador ao lado de um colchão.

Artefato #93: Suprimentos Médicos
Adquirido automaticamente após entrar no helicóptero militar.

Diversão e Jogos

  • 2 Artefatos | 2 Conversas Opcionais | 1 Piada

Conversa Opcional #53 + Artefato #94: Sem Intenção de Fazer Trocadilho Volume Também
No início do capítulo, vá até o carrossel e interaja com ele para esta conversa. Depois, Riley lhe dará o Artefato.

Piada #6
Imediatamente depois, você poderá contar piadas. Esgote todas as piadas.

Conversa Opcional #54
Siga em frente, por baixo da escada rolante, até a cabine de fotos. Complete esta interação para esta conversa.

Artefato #95: Nota da Cozinha
Ao lado do carrossel está o Fast Burger. Entre e vá até a cozinha para encontrar esta nota em um banco.

(Troféus “Ninguém é Perfeito”, “Angel Knifes” e “Rápida no Gatilho” seguem interações específicas dentro do arcade Raja.)

O Inimigo do Meu Inimigo

  • 2 Artefatos

Artefato #96: Foto da Equipe
No início do capítulo, haverá uma porta aberta à sua direita conforme você avança. Entre aqui para encontrar o Artefato em um cadáver.

Artefato #97: Gravador do Duto
Após seu primeiro encontro com caçadores, siga pelo caminho ao lado da loja e entre no duto. Siga à esquerda no duto para encontrar este Artefato em um cadáver.

Troféu: Isca Viva
Após passar pelos dutos, você estará acima de um grupo de corredores e estaladores, com alguns caçadores vasculhando a sala. Jogue um tijolo ou garrafa entre eles para que os clicadores e corredores ataquem os caçadores.

Fuga dos Jardins da Liberdade

Não são encontrados colecionáveis neste capítulo.


Estes são todos os locais de colecionáveis em “The Last of Us Remake”. Para mais informações, dúvidas ou se deseja compartilhar sua experiência, não hesite em deixar nos comentários. Além disso, para aqueles que buscam maximizar sua jogatina, não se esqueçam de conferir nosso guia passo a passo de troféus e conquistas de TLOU Remake. Seu caminho para a maestria no jogo começa aqui!

Rafael Gouveia

Amante de videogames e fundador do RG Games, Rafael Gouveia tem 38 anos e traz o melhor conteúdo para quem ama jogos. Apesar de considerar o SNES o melhor console já lançado, Rafael é eclético e apaixonado por diversos jogos, como a franquia Resident Evil, Tomb Raider e Dino Crisis do PS1, além de simuladores como The Sims, Sim City e atualmente Cities Skylines. Com alguns canais no YouTube, Rafael é especialista em SEO, Wordpress e mídias sociais, e também atua como programador, analista, gerente de mídias sociais e é o principal redator do Media Manager. Além disso, ele é um apreciador de chopp gelado e solta a voz como cantor nos finais de semana. Rafael está sempre em busca de novidades e experiências para compartilhar com seus leitores e seguidores e é pai da pequena Maju!

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