Little Nightmares – Análise completa
Review completo de Little Nightmares
Pontuação: 8,5 | Plataforma: Win, PS4, Xbox One, Nintendo Switch
Editora: Bandai Namco | Desenvolvedor: Tarsier Studios
Data de lançamento: 28 de abril de 2017
Little Nightmares me deu um pesadelo real. Enquanto eu adormecia depois de uma longa noite jogando o assustador jogo de quebra-cabeças e plataforma, minha mente se encheu de imagens de braços anormalmente longos alcançando pequenas figuras encapuzadas e acordei com meu coração acelerado. Me acalmei com bastante facilidade, mas aqueles poucos momentos sonolentos e temerosos marcaram Little Nightmares como um sucesso em pelo menos um aspecto: me deu um maldito calafrio.
Little Nightmares é a criação dos suecos Tarsier Studios, que anteriormente trabalharam na série LittleBigPlanet, muito mais fofinha. Apesar de Little Nightmares ser inquestionavelmente um jogo de terror, há algo de precioso nele; como Limbo e Inside, é um jogo sobre alguém pequeno e indefeso trabalhando em um mundo perigoso e assustador.
Mas Little Nightmares é alguns tons mais brilhante, com toques de humor negro tecendo momentos genuinamente perturbadores. Enquanto eu me encontrava inevitavelmente frustrado como uma coisinha em um mundo de perigos que morria muito, essa irritação era equilibrada pela forma como a jogabilidade continuava mudando, então eu nunca morri da mesma maneira duas vezes. Little Nightmares é um ato de equilíbrio: entre luz e escuridão, som e silêncio, aborrecimento e satisfação. E, o mais importante: é assustador. É muito assustador.
Presa no grande mundo escuro de Little Nightmares está uma garotinha em uma capa de chuva amarela brilhante. O nome dela é Six – de acordo com materiais promocionais, pelo menos. Nada de concreto sobre a trama de Little Nightmares aparece no texto do jogo. Nomeada ou não, aquela garotinha rasteja e rasteja por um cenário escuro e instável que nunca faz sentido lógico, armada apenas com um isqueiro.
O título do jogo é adequado aqui: Little Nightmares segue uma lógica de sonho, onde cada novo quarto pode ser completamente diferente do anterior. Eu nunca consegui me orientar onde deveria estar… Um barco? Uma prisão? Um asilo? Um berçário? Um restaurante? E isso parece intencional. Little Nightmares me manteve desequilibrado mudando constantemente o mundo ao meu redor, com apenas uma constante. Cada quarto balança levemente de um lado para o outro, criando uma sensação nauseante de enjôo que aumenta a atmosfera geral inquietante.
Esse desconforto e a aparência grotesca de Little Nightmares é onde ele realmente tem sucesso. Os outros habitantes do mundo de Six são monstruosos, mas humanos o suficiente. Por tudo o que eles me fizeram recuar, algo sobre eles também era pateticamente encantador, todos eles muito disformes para capturar a garotinha brilhante fugindo deles.
Esse brilho também é importante. Há cor no mundo de pesadelo de Six, e não apenas em seu casaco amarelo. Little Nightmares não depende de uma paleta monocromática para alcançar sua atmosfera insalubre. A cozinha onde Six deve se esconder de dois açougueiros volumosos, gordos e malformados é bem iluminada, com toques de vermelho, amarelo e verde. Quando o jogo está escuro, é por uma razão; ter um lugar para se esconder, ou forçar Six a acendê-lo ela mesma. Alguns dos momentos mais sinistros do jogo foram aqueles em que eu acendi o isqueiro de Six, lançando luz sobre os horrores para que eu pudesse evitá-los enquanto simultaneamente chamava sua atenção para mim.
Little Nightmares usa o som da mesma maneira. Joguei o jogo com bons fones de ouvido, o que me deu a experiência completa de um design de som realmente excelente. Ele tem todos os rangidos desagradáveis e silencia perfeitamente. Mas o silêncio também desempenha um papel importante. Quando o zumbido constante de ruídos estranhos e grosseiros ficou quieto, eu sabia que algo terrível logo o quebraria.
Eu esperava que a maior parte do jogo fosse esgueirar-se e criar distrações furtivamente. Isso teria sido divertido o suficiente, mas Little Nightmares constantemente mudava o que estava pedindo. O jogo evolui de fugir de grandes perigos para quebra-cabeças ambientais, como encontrar a lata certa para jogar em um botão ou trabalhar em um moedor de carne para construir uma corda de linguiças. Os estágios posteriores descartam a furtividade quase inteiramente em favor da velocidade para manter Six fora do alcance do perigo.
A plataforma é o único elemento que une todos os tópicos de jogabilidade de Little Nightmares e, felizmente, os controles são simples de usar – desde que você realmente use um controle. Joguei o jogo no PC, onde minha tentativa inicial de jogar com os controles do teclado foi breve, frustrante e cheia de mortes desajeitadas. Uma vez que eu tinha os controles tudo foi resolvido e então tranquilo.
Little Nightmares é bastante curto – cinco ou seis horas no máximo – e isso é benéfico. Os desafios nunca se tornam repetitivos, e eu nunca senti que estava apenas jogando os mesmos quebra-cabeças com diferentes camadas de tinta horrível. A repetição veio quando eu realmente tive que aprender como ter sucesso nesses desafios. Little Nightmares é um jogo onde você está destinado a falhar muito. Um sistema de ponto de verificação de salvamento automático está em vigor, mas é imperfeito. Eu gemi mais de uma vez para me encontrar muito longe, e preso tendo que superar obstáculos que eu esperava ter deixado para trás. Quando os postos de controle eram mais amigáveis, os tempos de carregamento me deixavam rosnando de frustração. Dez segundos somavam muito tempo de espera irritado entre as falhas, especialmente nos desafios mais difíceis no final de cada um dos cinco capítulos do jogo.
Essa dificuldade é a chave para o senso de recompensa de Little Nightmares, no entanto. O capítulo final passou tão rápido que acabei repetindo, me perguntando se tinha perdido alguma coisa, mas percebi que passou tão rápido porque não falhei nele. Morrer em Little Nightmares é parte do que torna a experiência satisfatória no final. Triunfar contra a escuridão não era tão bom quando eu não lutava um pouco para chegar lá.
A ESTRANHEZA DE LITTLE NIGHTMARES DEIXA UMA IMPRESSÃO DURADOURA
Little Nightmares entrou nos meus sonhos porque é brilhante o suficiente, seguro o suficiente para me fazer baixar a guarda. O jogo nem sempre consegue equilibrar alguns fundamentos de design de jogos. Mas quando as luzes se apagaram, lembrei-me de que, na verdade, sou apenas uma coisinha em um mundo perigoso. Além disso, os monstros com braços grandes e compridos são muito, muito assustadores.
Little Nightmares foi revisado usando uma versão final da Steam. Você pode ter mais detalhes do jogo ou seu passo a passo completo no nosso artigo Little Nightmares – Detonado e Guia Completo de Conquistas.