Sony PlayStation: A Revolução dos Jogos em 3D
Descubra a História e Impacto do Primeiro Console da Sony no Mundo dos Games
No início dos anos 90, o mundo dos videogames testemunhou a chegada de um verdadeiro colosso que mudaria para sempre a paisagem do entretenimento eletrônico: o PlayStation. Conhecido também como PSX, PSOne, ou simplesmente PS1, este console não foi apenas um produto de sucesso; ele foi uma revolução cultural. Desenvolvido pela Sony Computer Entertainment, o PlayStation foi oficialmente lançado em dezembro de 1994 no Japão e, subsequentemente, no resto do mundo em 1995. Ele não só trouxe gráficos em 3D ao alcance das massas, como também introduziu uma nova era de jogos com histórias complexas e jogabilidade envolvente, marcando o início da transição dos videogames de um nicho infantojuvenil para uma forma de entretenimento global abrangente.
- Tipo: Console 5ª Geração (Era 32bit/3D)
- Nome: PlayStation
- Abreviação: psx
- Lançamento: 1994
- Descontinuado: 2006
- Fabricante: SONY
- Mídia: CD-ROM
Sobre / História do PlayStation
A trajetória do PlayStation começa muito antes do seu lançamento. A ideia inicial surgiu de uma colaboração fracassada entre a Sony e a Nintendo. A parceria originalmente pretendia desenvolver um novo add-on que seria chamado de “Play Station” e destinava-se a ser um complemento para o Super Nintendo que rodaria tanto cartuchos quanto um novo formato de mídia: o CD-ROM. Esta tecnologia prometia expandir drasticamente as possibilidades dos jogos, oferecendo maior capacidade de armazenamento para gráficos e áudio melhorados. No entanto, diferenças sobre licenciamento e controle de software causaram o rompimento dessa parceria, levando a Sony a seguir seu próprio caminho no desenvolvimento de um console independente.
O que começou como um projeto derivado transformou-se em uma missão da Sony para conquistar o mundo dos games. O desenvolvimento do PlayStation foi marcado por desafios técnicos e a necessidade de convencer desenvolvedores terceiros a embarcar no projeto. A Sony ofereceu kits de desenvolvimento de baixo custo e condições favoráveis de licenciamento, uma estratégia que atraiu muitos desenvolvedores que, até então, trabalhavam principalmente com a Nintendo e a Sega.
Os resultados foram impressionantes. O PlayStation rapidamente superou seus concorrentes diretos, como o Sega Saturn e o Nintendo 64, principalmente devido à sua vasta biblioteca de jogos e ao apoio maciço de desenvolvedores terceiros. Jogos icônicos como Final Fantasy VII, Metal Gear Solid, Resident Evil e muitos outros não só definiram a geração como também ajudaram a moldar o futuro dos videogames como um meio narrativo.
Além disso, o PSOne, uma versão mais compacta e econômica do console lançada em 2000, serviu para solidificar ainda mais a presença do PlayStation no mercado. Até o final de sua produção, em 2006, o PlayStation original havia vendido mais de 100 milhões de unidades em todo o mundo, não apenas garantindo um legado duradouro, mas também estabelecendo a Sony como uma força dominante na indústria de videogames, pavimentando o caminho para futuras gerações de consoles PlayStation.
Esse console não apenas revolucionou a tecnologia de jogos com o uso extensivo de CDs, como também introduziu o uso de efeitos gráficos complexos como renderização 3D e texturização mapeada. O PlayStation foi mais do que uma plataforma para jogos; foi um catalisador para a evolução da cultura pop durante os anos 90. Com sua tecnologia inovadora e jogos que capturaram a imaginação de jovens e adultos, o PlayStation marcou o início de uma nova era no entretenimento digital, transformando-se num verdadeiro símbolo cultural daquela década.
Modelos e Lançamentos do PlayStation
O PlayStation original passou por diversas revisões de design durante seu ciclo de vida, culminando em dois modelos principais que se destacaram no mercado:
Ambos os modelos foram fundamentais para o sucesso e a longevidade do PlayStation no mercado competitivo dos videogames. O modelo original estabeleceu o PlayStation como um sério competidor no início da guerra dos consoles, enquanto o PSOne ajudou a solidificar sua posição como líder de mercado, adaptando-se às mudanças nas preferências dos consumidores e às novas tendências de design.
Controles do PlayStation: Inovação e Evolução
Ao longo de sua história, o PlayStation não apenas inovou no design de seus consoles, mas também nos controles que oferecia aos jogadores. A seguir, vamos explorar os quatro principais modelos de controles lançados para o PlayStation, cada um representando um passo à frente na experiência de jogo:
Cada um desses controles foi um marco em sua época, demonstrando o compromisso da Sony em evoluir a interação dos jogadores com seus jogos. Desde o modelo mais básico até o revolucionário DualShock, a evolução dos controles do PlayStation reflete a própria evolução dos videogames, de simples diversão a complexas experiências imersivas.
Periféricos do PlayStation: Expansão da Experiência de Jogo
Além dos inovadores controles, o PlayStation também foi acompanhado por uma variedade de periféricos que expandiram significativamente as possibilidades de jogo e interatividade. Vamos explorar alguns dos mais notáveis:
| |
| |
| |
| |
| |
|
Cada um desses periféricos não apenas complementava o PlayStation em termos de funcionalidade, mas também em termos de proporcionar uma experiência de jogo mais rica e diversificada. De simples acessórios de armazenamento a complexos dispositivos de entrada, a linha de periféricos do PlayStation ajudou a moldar o jeito que os jogos eram jogados e apreciados.
Jogos Populares do PlayStation
O PlayStation é conhecido por ter uma das bibliotecas de jogos mais icônicas da história dos videogames. Cada título não apenas demonstrou o potencial técnico do console, mas também criou mundos e histórias que capturaram a imaginação de uma geração. Vamos explorar mais a fundo alguns desses jogos que definiram o console:
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Cada um desses jogos não apenas ajudou a definir o PlayStation como uma plataforma líder, mas também influenciou o desenvolvimento de videogames nas décadas seguintes, cada um deixando seu próprio legado único.
Informações Técnicas PlayStation PSX
As informações a seguir foram baseadas e adaptadas das informações do Wiki Batocera e podem ser aplicáveis também a sistemas como Retrobat, Recalbox e outros que utilizem Emulation Station.
Resumo Técnico do Sony PlayStation
O PlayStation, frequentemente abreviado como PS1, PSOne ou pelo seu codinome PSX (não confundir com o console PSX posterior), é um console de quinta geração lançado pela Sony Computer Entertainment. Sua estreia ocorreu no Japão em 3 de dezembro de 1994 e nos Estados Unidos em 9 de setembro de 1995, com um preço inicial de $299,99. O console é equipado com um CPU R3000, que operava a uma frequência de 33.8688 MHz. Este CPU é notável por sua confiabilidade, tanto que foi utilizado pela NASA em uma missão para capturar imagens de Marte.
Em termos de memória, o PlayStation dispunha de 2MB de RAM e 1MB de VRAM, suportando um desempenho gráfico robusto para a época. Um dos seus componentes mais inovadores era a unidade de compressão de vídeo MDEC, integrada ao CPU, que permitia a reprodução de vídeos em movimento completo com uma qualidade superior à de outros consoles da mesma geração. Além disso, o PlayStation se destacava por ter um conversor digital-analógico superior ao de muitos leitores de CD da época.
O sucesso comercial do PlayStation pode ser atribuído em parte à estratégia da Sony de incentivar desenvolvedores terceiros com kits de desenvolvimento acessíveis, e ao fato de ser relativamente fácil de programar em comparação com outros consoles da época. Além disso, o uso de mídia baseada em CD era mais barato do que as opções de cartucho da concorrência.
Embora a maioria dos jogos do PlayStation rodasse em uma resolução próxima a 240p, alguns títulos eram capazes de operar em 480i, oferecendo uma qualidade de imagem melhorada.
Referência Rápida
- Pasta:
roms/psx/
- BIOS necessária? Opcional, mas alguns jogos requerem.
- Emuladores e Formatos de ROM Aceitos:
- DuckStation:
.cue, .img, .mdf, .pbp, .toc, .cbn, .m3u, .ccd, .chd, .iso
- PCSX ReARMed:
.bin, .cue, .img, .mdf, .pbp, .toc, .cbn, .m3u, .ccd, .chd
- SwanStation:
.cue, .img, .mdf, .pbp, .toc, .cbn, .m3u, .ccd, .chd, .iso
- Mednafen_PSX:
.cue, .pbp, .toc, .m3u, .ccd, .chd
- DuckStation:
BIOS
Os arquivos BIOS não são estritamente necessários para a emulação, mas podem melhorar significativamente a compatibilidade e a precisão. Uma alternativa aos primeiros três arquivos BIOS mencionados é usar o PSXONPSP660.bin, que é extraído de um PSP, livre de região e às vezes oferece melhor desempenho.
ROMs
As ROMs do PlayStation geralmente estão no formato .cue/.bin. As fichas .cue contêm metadados sobre a localização física das ‘faixas de dados’ no disco, e os arquivos .bin são os dados reais. Os arquivos .cue e .bin devem estar no mesmo diretório e manter o mesmo nome de arquivo para funcionar juntos.
O formato .pbp, desenvolvido pela Sony, armazena jogos do PlayStation em um formato comprimido para conteúdo descarregável do PS1 no PSP. Há ferramentas para converter para e deste formato, embora seu uso possa causar problemas com certos jogos.
Os arquivos .chd são uma forma comprimida que combina os arquivos .cue e .bin, sendo este o formato recomendado.
Jogos PAL com Proteção de Cópia
Jogos PAL com proteção contra cópia necessitam de um arquivo SBI subchannel junto aos arquivos .bin, .cue ou .chd para ultrapassar a proteção de cópia. Por exemplo, se você tiver um jogo protegido como segue:
- Game (Europe).bin
- Game (Europe).cue
- Game (Europe).sbi
Para compatibilidade adequada com jogos PAL, o emulador DuckStation deve ser configurado para exibir a animação da BIOS, enquanto o PCSX-ReARMED deve ser configurado para pular a animação da BIOS (a menos que se esteja usando uma BIOS real). O mesmo se aplica ao Mednafen, que também deve ter a animação da BIOS desativada, a menos que uma BIOS real seja utilizada.
Jogos Multi-disco
Para carregar automaticamente o próximo disco de um jogo, você pode usar um arquivo de playlist .m3u. Para criar um, basta fazer um arquivo de texto com o mesmo nome do jogo desejado. Dentro deste arquivo de texto, escreva os nomes dos arquivos .cue ou .chd dos discos do jogo. Por exemplo, se a estrutura dos arquivos .cue do seu jogo for como a de Final Fantasy VII, organizada da seguinte forma:
roms/ └─ psx/ ├─ Final Fantasy VII (Disc 1).cue ├─ Final Fantasy VII (Disc 1).bin ├─ Final Fantasy VII (Disc 2).cue ├─ Final Fantasy VII (Disc 2).bin ├─ Final Fantasy VII (Disc 3).cue └─ Final Fantasy VII (Disc 3).bin
Você deve colocar o seguinte texto no arquivo Final Fantasy VII.m3u:
Final Fantasy VII.m3u Final Fantasy VII (Disc 1).cue Final Fantasy VII (Disc 2).cue Final Fantasy VII (Disc 3).cue
Salve o arquivo de texto com a extensão .m3u e coloque-o na pasta roms/psx/ junto com os discos do jogo. Quando você chegar ao fim de um disco, o próximo será automaticamente carregado. Se isso falhar, você pode utilizar o menu ‘Disc Control’ do RetroArch no Quick Menu (comando [HOTKEY] + botão Sul (B do SNES) durante o jogo) para ejetar um disco e inserir outro. Este método é recomendado para evitar o uso da função “Swap Disc”, que é destinada a propósitos legados.
Emuladores e Configurações do DuckStation
O DuckStation é um emulador focado em jogabilidade, velocidade e manutenção a longo prazo. O objetivo é alcançar a maior precisão possível, mantendo o desempenho em uma ampla gama de dispositivos. Opções de “hack” são desencorajadas, e a configuração padrão deve suportar todos os jogos jogáveis, com apenas algumas das melhorias apresentando problemas de compatibilidade. CPUs de 64 bits são necessárias para suporte ao recompilador, maximizando o desempenho.
Batocera utiliza a versão autônoma mais recente do Duckstation, que funciona bem em sistemas x86_64 de menor desempenho.
Configurações do DuckStation
- REWIND: Cria savestates em intervalos definidos para permitir retroceder. Exige mais RAM e VRAM dependendo da frequência e duração dos intervalos.
- GRAPHICS API: Permite escolher a biblioteca de API gráfica a ser usada, sendo Vulkan a melhor opção quando suportada.
- CPU EXECUTION MODE: O modo Intérprete é o mais preciso, mas o mais lento, enquanto o Recompilador oferece a execução mais rápida.
- THREADED PRESENTATION: Melhora o desempenho quando o VSync está desativado e usando Vulkan, apresentando quadros em uma thread de fundo.
- VSYNC: Ativa o VSync para evitar rasgos na tela, introduzindo um atraso mínimo de entrada.
- FRAMESKIP: Pula quadros para melhorar o desempenho, mas pode causar movimento irregular.
- SHOW BIOS BOOTLOGO: Pula a animação de boot da BIOS. Alguns jogos requerem a animação para funcionar corretamente.
- RENDERING RESOLUTION: Multiplica a resolução de renderização interna, melhorando a clareza dos objetos 3D, mas com um alto custo de desempenho.
- ANTI-ALIASING (MSAA/SSAA): Aplica MSAA ou SSAA para suavizar as bordas serrilhadas em polígonos de objetos 3D.
- TEXTURE FILTERING: Aplica filtragem de textura em todas as texturas, com custo mínimo de desempenho.
- CROP MODE: Aproxima a exibição para ocultar bordas pretas.
- WIDESCREEN HACK: Hack de tela larga, muito instável. Funciona apenas ao usar um modo de vídeo 16:9.
- CONSOLE REGION: Altera a região do console emulado. A região de bloqueio é desativada.
- FORCE NTSC TIMINGS ON PAL: Força jogos PAL de 50Hz a rodarem a 60Hz. Pode apresentar problemas na maioria dos jogos PAL.
- CUSTOM TEXTURES: Usa o pacote de texturas personalizadas para o jogo, se disponível.
- RUMBLE: Ativa o recurso de vibração em controladores suportados.
- JOYSTICK TO DPAD: Ativa a função Joystick para D-pad, útil para jogos que suportam apenas o controlador digital.
- MULTITAP: Habilita o multitap para portas especificadas, permitindo até quatro jogadores.
Tipos de Controles
O PlayStation tinha diversos tipos de controles ao longo de sua vida, desde o controlador digital inicial, que tinha apenas um D-pad, botões de ação e botões de ombro, até o controlador analógico que adicionava dois joysticks ao centro, e finalmente o DualShock que adicionava vibração. A compatibilidade com o jogo precisa ser explicitamente suportada, e o controlador analógico e DualShock tinham um botão “Analógico” para alternar entre ser ele mesmo ou um controlador digital virtual para funcionar com jogos mais antigos.
Além dos controladores padrão, o PlayStation também tinha controladores alternativos como o tapete de dança (similar ao controlador digital) e o joystick analógico (similar ao controlador analógico). Outros controladores como o Namco GunCon, o neGcon ou o Mouse PlayStation usavam sua própria interface, exigindo que o jogo suportasse especificamente esse tipo de controle.
- Para mais informações visite: Wiki.Batocera.org
O PlayStation da Sony não apenas revolucionou a indústria de videogames com seu hardware inovador e uma biblioteca de jogos icônica, mas também estabeleceu um novo padrão para as gerações futuras de consoles. Desde seu lançamento nos anos 90, ele introduziu avanços tecnológicos significativos, como gráficos 3D avançados, capacidade de reprodução de vídeo em movimento e suporte a uma ampla variedade de mídias e formatos, que mudaram a forma como os jogos são experienciados.
Os periféricos e acessórios do PlayStation, como cartões de memória, controles analógicos e multitaps, junto com uma série de opções de personalização através de emuladores modernos como o DuckStation, mostram como a plataforma evoluiu para atender às necessidades de uma base de jogadores em crescimento e cada vez mais diversificada.
Com a introdução de novas tecnologias de emulação e configurações aprimoradas para jogos e gráficos, a herança do PlayStation continua a influenciar tanto desenvolvedores quanto jogadores ao redor do mundo, mantendo viva a paixão pelos clássicos que definiram uma era. O PlayStation não é apenas um marco na história dos videogames; é um testemunho do poder da inovação e da criatividade no entretenimento digital.
Lista de Jogos / Roms para PlayStation
Ao todo são 5 pacotes contendo “quase” todos os jogos de PlayStation e que estão nessa lista abaixo:
*Clique para expandir
Pack PlayStation Classic Japan
Arc the Lad
Armored Core
BioHazard
Final Fantasy VII
G-Darius
Gradius Gaiden
Hajime no Ippo – The Fighting!
I.Q. Intelligent Qube
Jumping Flash! – Aloha Danshaku Funky Daisakusen no Maki
Mr. Driller
Parasite Eve
Persona 2 – Tsumi
Ridge Racer Type 4
SaGa Frontier
Super Puzzle Fighter II Turbo
Tekken 3
Wild ARMs
XI [sai] (Devil Dice)
Pack PlayStation Classic USA
Cool Boarders II
Destruction Derby
Final Fantasy VII
Grand Theft Auto
Intelligent Qube
Jumping Flash!
Metal Gear Solid
Mr. Driller
Oddworld – Abe’s Oddysee
Rayman
Resident Evil – Director’s Cut
Ridge Racer
Super Puzzle Fighter II Turbo
Syphon Filter I
Tekken III
Tom Clancy’s Rainbow Six
Twisted Metal
Wild Arms
onde é a pagina espelho que ate agora não achei !
não funciona o link do mediafire das roms USA
O Media Fire removeu o conteudo man =/ Ai retirei o link. Ta foda, caindo maioria das roms.
poderia fazer do ps2, ps3, xbox tambem?
QUAL A SENHA P DESCOMPACTA?
qual a senha pra descompactar