Uzebox: Tudo Sobre o Console Retrô que Você Precisa Conhecer

Descubra a história, modelos e jogos do Uzebox, o console de código aberto que combina nostalgia e inovação.

No vasto universo dos videogames, onde consoles de última geração dominam as prateleiras, há um espaço especial reservado para aqueles que buscam uma experiência nostálgica e desafiadora. O Uzebox é um desses consoles. Nascido da paixão por jogos retrô e da curiosidade pela eletrônica, ele oferece uma experiência única para entusiastas de todas as idades. Mas o que exatamente é o Uzebox? Vamos mergulhar na história e nos detalhes desse fascinante sistema.

Imagem do console Uzebox mostrando seu design minimalista e componentes internos.
Imagem do console Uzebox mostrando seu design minimalista e componentes internos.
  • Tipo: Consoles de Fantasia
  • Nome: Uzebox Open-Source Console
  • Abreviação: uzebox
  • Lançamento: 2007
  • Fabricante: Indie
  • Mídia: SD Card

Sobre / História do Uzebox

O Uzebox é um console de fantasia, videogame baseado em hardware aberto, criado por Euzébio Perron em 2007. Diferente dos consoles tradicionais, ele foi projetado para ser acessível e modificável, permitindo que qualquer pessoa interessada em eletrônica e programação possa criar e modificar jogos para o sistema. Sua arquitetura simples e a utilização de componentes comuns tornaram-no popular entre desenvolvedores e hobistas.

A Origem e o Desenvolvimento

A ideia para o Uzebox surgiu da mente de Euzébio Perron, um entusiasta de eletrônica e programador. Perron queria criar um console que combinasse a simplicidade dos videogames clássicos com a flexibilidade dos sistemas modernos. Usando um microcontrolador AVR da Atmel e um design minimalista, ele conseguiu criar um sistema que pudesse gerar gráficos e som, tudo com um hardware surpreendentemente simples.

O nome “Uzebox” é uma homenagem ao seu criador, com o prefixo “Uze” vindo de “Euzébio”. Lançado oficialmente em 2008, o Uzebox rapidamente ganhou uma comunidade dedicada de desenvolvedores e fãs, graças ao seu design acessível e ao espírito DIY (faça você mesmo).

Consoles de fantasia são plataformas de desenvolvimento de jogos que simulam consoles de videogame antigos, proporcionando um ambiente simplificado para criar e jogar jogos retrô. Eles são projetados para serem acessíveis e divertidos, permitindo que desenvolvedores e entusiastas criem jogos com gráficos pixelados e sons simples, sem a complexidade dos sistemas modernos.

Curiosidades e Características Únicas

  • Hardware Simples, Potencial Infinito: O Uzebox utiliza um microcontrolador AVR de 8 bits, comum em projetos de eletrônica DIY. Isso o torna não apenas barato de fabricar, mas também fácil de entender e modificar.
  • Software Aberto: Todo o software do Uzebox, incluindo o sistema operacional e os jogos, é de código aberto. Isso permite que qualquer pessoa possa estudar, modificar e melhorar o código, incentivando a inovação e a criatividade.
  • Comunidade Ativa: Desde o seu lançamento, o Uzebox tem atraído uma comunidade vibrante de desenvolvedores que criam e compartilham jogos, ferramentas e modificações. Essa comunidade é uma das forças motrizes por trás do contínuo desenvolvimento do console.
  • Estilo Retrô com Tecnologia Moderna: Apesar de ser um console moderno, o Uzebox é projetado para evocar a estética e a jogabilidade dos sistemas dos anos 80 e 90. Seus jogos têm gráficos pixelados e sons simples, mas oferecem uma profundidade e um desafio que muitos jogos modernos não conseguem igualar.
  • Flexibilidade de Desenvolvimento: Desenvolver para o Uzebox é acessível, com ferramentas de desenvolvimento disponíveis gratuitamente e uma extensa documentação. Isso torna possível para desenvolvedores independentes criarem seus próprios jogos e aplicativos para o sistema.

O Uzebox pode não ser tão conhecido quanto consoles de grandes marcas, mas seu impacto na comunidade de desenvolvedores e entusiastas de jogos retrô é significativo. Ele serve como uma plataforma educacional, permitindo que novos desenvolvedores aprendam sobre programação de jogos e eletrônica. Além disso, o Uzebox continua a inspirar novos projetos de consoles baseados em hardware aberto, mantendo vivo o espírito do DIY na era dos videogames.

Modelos Lançados e Suas Características

Embora o Uzebox seja um projeto de hardware aberto, permitindo que qualquer pessoa possa criar sua própria versão, existem alguns modelos oficiais e kits que foram lançados ao longo dos anos. Vamos dar uma olhada nesses modelos e suas características:

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  • Uzebox Classic (2008):

O modelo original do Uzebox, criado por Euzébio Perron. Utiliza um microcontrolador AVR ATmega644 e uma resolução de vídeo de 240×224 pixels com até 256 cores.

Este modelo foi projetado para ser simples e acessível, permitindo que desenvolvedores amadores pudessem construir e programar seus próprios consoles. Ele oferece som estéreo de 8 bits e suporte a múltiplos controladores.

  • Uzebox AVCore:

Uma versão compacta do Uzebox, desenvolvida para ser integrada em outros projetos ou utilizados em sistemas embarcados.

Mantém a maioria das funcionalidades do Uzebox original, mas em um formato menor e mais eficiente. Ideal para desenvolvedores que desejam incorporar o Uzebox em dispositivos personalizados.

  • Uzebox Fuzebox:

Uma versão melhorada do Uzebox, criada por membros da comunidade, com mais recursos e capacidade de expansão.

Inclui suporte para mais memória, interfaces adicionais para periféricos e melhorias na saída de vídeo e áudio. Esta versão é especialmente popular entre desenvolvedores avançados que desejam mais flexibilidade em seus projetos.

Jogos Populares do Uzebox

O Uzebox possui uma biblioteca de jogos desenvolvidos por sua comunidade, muitos dos quais são verdadeiras joias do estilo retrô. Aqui estão alguns dos títulos mais populares:

  • Megatris: Um clássico jogo de Tetris com gráficos coloridos e modos de jogo variados. É um exemplo perfeito de como jogos simples podem ser altamente viciantes.
  • UzeGolf: Um jogo de golfe com visão aérea, onde os jogadores devem calcular a força e o ângulo de seus golpes para vencer diferentes campos.
  • Super Fly: Um jogo de plataforma onde o jogador controla uma mosca que deve evitar obstáculos e inimigos enquanto coleta bônus.
  • Mind Over Mouse: Um jogo de quebra-cabeça que desafia o jogador a resolver problemas lógicos em um tempo limitado.
  • Bugz: Um jogo de tiro onde o jogador deve defender seu jardim de uma invasão de insetos.
  • Dungeon Crawl: Um RPG estilo roguelike, onde o jogador explora masmorras geradas aleatoriamente, lutando contra monstros e coletando tesouros.
  • Bomberzone: Inspirado em jogos como Bomberman, onde os jogadores colocam bombas para destruir blocos e inimigos.
  • Quarto: Um jogo de tabuleiro estratégico que pode ser jogado contra a IA ou outro jogador.
  • Galaxian: Um jogo de tiro espacial inspirado nos clássicos arcades dos anos 80.
  • Pac-Man: Uma recriação do clássico jogo de arcade, onde o jogador deve coletar pontos e evitar fantasmas.

Informações Técnicas Uzebox

As informações a seguir foram baseadas e adaptadas das informações do Wiki Batocera e podem ser aplicáveis também a sistemas como Retrobat, Recalbox e outros que utilizem Emulation Station.

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O Uzebox é um console simples, mas extremamente eficiente e eficaz, desenvolvido pela Atmel. Foi lançado em 2008 e é um exemplo notável de um console de código aberto que permite aos entusiastas da eletrônica e da programação criar e modificar seus próprios jogos.

Resumo do Sistema

O console físico possui um microcontrolador AVR ATmega644, um componente de uso geral amplamente disponível, baseado na arquitetura AVR da Atmel. Ele possui 4K de RAM, 64K de memória flash para código, som e dados gráficos, muitas linhas de I/O e várias características periféricas.

Referência Rápida

  • Emulador: RetroArch
  • Núcleo: libretro: Uzem
  • Pasta: /userdata/roms/uzebox
  • Formatos de ROM Aceitos: .uze

BIOS

Nenhum emulador do Uzebox no Batocera precisa de um arquivo BIOS para funcionar.

ROMs

Coloque suas ROMs do Uzebox na pasta /userdata/roms/uzebox.

Emuladores

  • RetroArch: RetroArch, anteriormente conhecido como SSNES, é uma interface que pode rodar múltiplos “núcleos”, que são essencialmente os próprios emuladores. Os núcleos mais comuns usam a API libretro, por isso os núcleos que rodam no RetroArch no Batocera são chamados de “libretro: (nome do núcleo)”. RetroArch visa unificar o conjunto de recursos de todos os núcleos libretro e oferecer uma interface universal e familiar independente da plataforma.

Configuração do RetroArch

O RetroArch oferece um menu rápido acessado pressionando [HOTKEY] + botão South (B no SNES), que pode ser usado para alterar várias opções como configurações do RetroArch e do núcleo, além do mapeamento de controles. A maioria das configurações relacionadas ao RetroArch pode ser alterada a partir do EmulationStation do Batocera.

Recursos Padronizados Disponíveis para Todos os Núcleos Libretro

  • uzebox.videomode: Modo de vídeo do Uzebox.
  • uzebox.ratio: Proporção da tela.
  • uzebox.smooth: Suavização de gráficos.
  • uzebox.shaders: Sombras e efeitos visuais.
  • uzebox.pixel_perfect: Modo de pixels perfeitos.
  • uzebox.decoration: Decorações e bordas.
  • uzebox.game_translation: Traduções de jogos.

Configurações Específicas

  • API de Gráficos: uzebox.gfxbackend – Escolha qual biblioteca de API de gráficos usar. Vulkan é melhor, quando suportado.
    • Opções: OpenGL (opengl), Vulkan (vulkan).
  • Latência de Áudio: uzebox.audio_latency – Em milissegundos. Pode reduzir estalos e cortes de áudio.
    • Opções: 256 (256), 192 (192), 128 (128), 64 (64), 32 (32), 16 (16), 8 (8).
  • Vídeo em Thread: uzebox.video_threaded – Melhora o desempenho ao custo de latência e mais gagueira no vídeo.
    • Opções: Ligado (true), Desligado (false).

libretro: Uzem

O Uzem é o emulador oficial para o Uzebox.

Configuração do libretro: Uzem

  • Controles: Os mesmos do NES, apenas sem o botão Select.

Solução de Problemas

Para mais informações sobre solução de problemas, consulte as páginas de suporte genéricas do Batocera.

O Uzebox é um exemplo brilhante de como a paixão pela eletrônica e pelos jogos retrô pode resultar em algo verdadeiramente especial. Com sua arquitetura aberta e comunidade dedicada, ele oferece uma plataforma única para aprendizado e criação, mesclando simplicidade e potencial ilimitado. Desde o hardware acessível até o vasto acervo de jogos criados por entusiastas, o Uzebox continua a inspirar e educar, mantendo vivo o espírito do DIY e da nostalgia em uma era dominada pela alta tecnologia. É um tributo ao poder da inovação comunitária e ao encanto eterno dos jogos clássicos.

Lista de Jogos / Roms para Uzebox

Ao todo são 93 jogos para Uzebox no pacote e que estão nessa lista abaixo:

2048
65536 In 1
Air Hockey
Alter Ego
Arkanoid
Atomix
B.C. Dash
Babylon Tower
Back To Nature
Block Boy
Bomber
Bomberman II
Boot, Das
Boulderdash
Bugz
Candle Burner
Castlevania Uzebox
Chess For Uzebox
Chickens In Choppers
Chuckie Egg
Circuit Puzzle
Columns
Conway’s Game Of Life
Corrida Nebososa
Daleks
Donkey Kong
Dr. Mario
ESD Attack
Escape From Dungeon
Fifteen Puzzle
Final Blood
Fireman Rescue
Foadjam
Frog Feast
Frogger
G-force
Ghosty Ghost
Gorillas
Happy Easter
Holey Moley
Iros
Joyrider
Kismet
Lander
Laser Puzzle
Laser Puzzle 2
Lode Runner
Maze
Mega Bomber
Mega Sokoban
Megatris
Melli’s Retro Land
Memory
Moon Patrol
Ninja Beatdown
Pacman
Pengo
Pentago
Pipes
Pong
Reels Of Fortune
Roguze
Ruby Crush
Simon
Smokey And The Bandit
Snake
Snakes
Sokoban
Sokoban World
Solitaire
Space Age
Space Invaders
Storm Force
Submarine
Tank Fu
Tetris
Toorum’s Quest
Tornado 2000
Tron
Uze Feud
Uze Snakes
Uzebox Tactics
Uzekickers
Uzepede
Uzesweeper
Uzewars
Vector Game
Videopoker
Whack-a-mole
Wurgertime
XOR
Zombienator
Zooming Secretary

https://youtu.be/kiR8mMY5YnQ

Pack Uzebox

Todas informações adicionais como tamanho, senha, etc na página “espelho”.

Rafael Gouveia

Amante de videogames e fundador do RG Games, Rafael Gouveia tem 38 anos e traz o melhor conteúdo para quem ama jogos. Apesar de considerar o SNES o melhor console já lançado, Rafael é eclético e apaixonado por diversos jogos, como a franquia Resident Evil, Tomb Raider e Dino Crisis do PS1, além de simuladores como The Sims, Sim City e atualmente Cities Skylines. Com alguns canais no YouTube, Rafael é especialista em SEO, Wordpress e mídias sociais, e também atua como programador, analista, gerente de mídias sociais e é o principal redator do Media Manager. Além disso, ele é um apreciador de chopp gelado e solta a voz como cantor nos finais de semana. Rafael está sempre em busca de novidades e experiências para compartilhar com seus leitores e seguidores e é pai da pequena Maju!

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