Horario da aviação UTC / ZULU – O que é?
Com certeza você alguma vez na vida você já ouviu o termo “zulu” em alguma coisa relacionada a aviação. O horário Zulu é muito importante na aviação e você que está começando agora na simulação irá usar e/ou escutar muito esse termo. Então nesse vídeo vou explicar pra você jovem piloto virtual, o que é o horário da aviação UTC – ZULU!
https://youtu.be/2798ukJ1ozI
Fuso Horário
Durante um voo, os pilotos podem cruzar diversos fusos horários, passar por locais com ou sem horário de verão, regiões que tem um horário diferente por questões estratégicas e outros fatores. Por isso seria impossível os pilotos ficarem a todo momento acertando o relógio durante o voo e ainda pior, poderia gerar graves falhas de comunicação entre pilotos e controles de tráfego aéreo.
Para melhor entendimento, quando um piloto preenche um plano de voo, todos os dados são passados para o controle de tráfego aéreo dos locais por onde ele passará. O piloto informa por exemplo, que a decolagem está prevista para as 14h e que o tempo de voo será de 3 horas e 20 minutos.
Se caso informassem o horário local do aeroporto de partida, o controlador de tráfego aéreo teria que descobrir qual é a diferença de fuso horário entre os dois locais, para então saber a que horas aquele avião estaria sobrevoando sobre o espaço aéreo de seu controle. E essa diferença de fuso horário, pode variar ao longo do ano em razão dos horários de verão de cada local.
Hora Universal Coordenada
Para evitar esse tipo de confusão, a aviação em todo o mundo adotou o chamado Tempo Universal Coordenado – (Coordinated Universal Time – UTC), que tem como parâmetro o horário marcado no Meridiano de Greenwich, qual a longitude é de 0 (zero) graus.
Então, com o UTC, não importa em qual local do planeta o avião esteja, ele sempre vai registrar o horário em relação ao Meridiano de Greenwitch. Da mesma forma, os controladores de trafego aéreo irão trabalhar sempre tendo como base o horário UTC.
Por exemplo: O fuso horário de Brasília, é três horas a menos em relação ao UTC. Logo, um avião que decola de Brasílias às 7h no horário local, deve informar nos registros, que a decolagem foi às 10h, que é o horário registrado em Greenwich naquele momento. Já um avião que decola de Tóquio no Japão, no mesmo momento que o de Brasília, também deve informar que a decolagem foi às 10h, embora a hora local no Japão seria 19h.
Horário Zulu
Com certeza você está se perguntando:
– Mas porque horário zulu, se até então o horário da aviação é UTC?
Bom, o UTC também é conhecido como Hora do Meridiano de Greenwich (Greenwitch Meridian Time – GMT), hora Z ou Hora Zulu. Cada faixa de fuso horário tem uma denominação própria. E o fuso onde está o meridiano de Greeenwich, tem como designação, a letra Z, que no alfabeto fonético da aviação, corresponde a Zulu ou GMT 0 (zero).
O fuso horário de Brasília, é a letra P ou GMT – 3, o que significa que devem ser subtraídas 3 horas em relação ao horário de Greenwitch. O horário de cada local não necessariamente segue os padrões de fusos horários e pode ser alterado por determinação dos governos locais. Por exemplo a Argentina, está geograficamente no fuso horário Q ou GMT -4, porém, o governo argentino decidiu que o país deveria adotar o fuso horário P ou GMT -3, o mesmo do brasil.
Fontes:
Anac.gov.br
Wikipedia.org
Economia.uol.com.br/todos-a-bordo