Game & Watch: O Pioneiro em Jogos Eletrônicos Portáteis

Game & Watch é o dispositivo que fez história no mundo dos videogames

A saga do Game & Watch começa em 1980, marcando o início de uma era de ouro para os jogos eletrônicos portáteis. Essa série de consoles de bolso, desenvolvida pela Nintendo, foi a precursora da portabilidade no mundo dos videogames, influenciando gerações futuras de dispositivos. Com sua tela LCD e design simples, o Game & Watch não apenas entreteve milhões, mas também estabeleceu a Nintendo como uma força dominante na indústria.

Descubra o Game & Watch: O Revolucionário Dispositivo que Mudou a Indústria dos Games
Game & Watch Modelo Donkey Kong e Controles Complexos
  • Tipo: Console Portátil LCD
  • Nome: Game & Watch
  • Abreviação: gameandwatch
  • Lançamento: 1980
  • Descontinuado: 1991
  • Fabricante: Nintendo

Sobre / História do Game & Watch

A jornada do Game & Watch é como um conto fascinante que se desenrola na palma da sua mão. Criado por Gunpei Yokoi, um engenheiro da Nintendo, a inspiração veio de algo tão mundano quanto um passageiro mexendo em uma calculadora LCD durante uma viagem de trem. A genialidade de Yokoi foi ver além do uso comum, imaginando um aparelho que poderia oferecer entretenimento e funcionalidade.

Lançado em 1980, o Game & Watch não era apenas um produto; era uma janela para um novo mundo de entretenimento interativo. A série começou com o modelo “Ball”, onde os jogadores malabarizavam bolas virtuais na tela. A simplicidade era enganosa, escondendo uma complexidade e um charme que capturavam a imaginação do jogador.

Cada dispositivo Game & Watch trazia um jogo específico, uma tela de cristal líquido (LCD) e, às vezes, uma função de alarme, integrando entretenimento e praticidade. O design era tão inovador que estabeleceu o padrão para futuros dispositivos portáteis. Eram pequenos, elegantes e robustos, perfeitos para jogar em qualquer lugar.

À medida que a popularidade do Game & Watch crescia, a Nintendo expandia a linha com séries como Silver, Gold, Wide Screen, Multi Screen e Panorama, cada uma com suas peculiaridades e inovações. Alguns modelos, como o “Donkey Kong”, introduziram controles mais complexos, como o direcional em cruz, que mais tarde se tornaria um padrão nos controles da Nintendo.

O impacto do Game & Watch foi tão profundo que não apenas definiu o futuro dos jogos portáteis, mas também serviu como campo de testes para personagens e conceitos que seriam explorados em consoles posteriores. Por exemplo, o jogo “Fire” lançou as bases para mecânicas de resgate que seriam vistas em títulos futuros da Nintendo.

A série Game & Watch foi um sucesso comercial, vendendo milhões de unidades em todo o mundo e se tornando um objeto de culto entre colecionadores. Esses dispositivos não eram apenas brinquedos; eram ícones culturais que representavam uma era de inovação e diversão. Eles personificavam a ideia de que o entretenimento não precisa estar confinado a uma televisão ou a um local fixo; poderia ser levado consigo, parte da sua vida cotidiana, onde quer que você fosse.

A influência do Game & Watch é palpável ainda hoje, não apenas na linha de produtos da Nintendo, como o Nintendo DS e o Switch, mas também no conceito geral de entretenimento móvel. A Nintendo, com seu Game & Watch, não apenas criou um produto; ela moldou o futuro dos jogos eletrônicos, um pequeno passo para um homem, um salto gigantesco para o mundo dos games.

O legado do Game & Watch está na sua capacidade de transformar o cotidiano em uma aventura, de fazer de cada momento uma oportunidade para jogar, explorar e descobrir. Essa é a verdadeira magia do Game & Watch: um universo de diversão que cabe na palma da sua mão, pronto para ser desvendado a qualquer momento.

Modelos do Game & Watch e suas Características

O Game & Watch não era um único dispositivo, mas uma família de sistemas, cada um com sua identidade e encanto. Vamos mergulhar nos modelos mais marcantes e suas características únicas.

Série Silver

A série Silver, lançada pela Nintendo em 1980, marcou o início da era Game & Watch, trazendo dispositivos que combinavam entretenimento portátil com design minimalista e funcional.

ball ac 01
  • Ball (AC-01, 1980): O precursor dos Game & Watch, Ball apresentava uma jogabilidade intuitiva onde o usuário controlava um malabarista tentando manter as bolas no ar. Sua simplicidade e mecanismo direto foram uma introdução perfeita ao conceito de jogos portáteis, estabelecendo a base para futuras inovações na série.
flagman
  • Flagman (FL-02, 1980): Este jogo exigia que os jogadores memorizassem e repetissem sequências de números exibidas pelo personagem Flagman. Com um foco em testar a memória e a velocidade de reação, Flagman se destacou como um exercício mental divertido e desafiador.
vermin
  • Vermin (MT-03, 1980): Em Vermin, os jogadores tinham a tarefa de impedir que toupeiras invadissem seu jardim, usando um martelo virtual para ‘acertá-las’ à medida que apareciam. A rapidez e a precisão eram essenciais neste jogo, que combinava a simplicidade com um ritmo cada vez mais acelerado.
Fire RC 04
  • Fire (RC-04, 1980): Neste jogo, os jogadores assumiam o papel de bombeiros salvando pessoas de um prédio em chamas. Movendo uma maca de lado a lado, o objetivo era pegar os personagens que pulavam das janelas, oferecendo uma experiência tensa e empolgante.
judge
  • Judge (IP-05, 1980): Com um gameplay voltado para decisões rápidas, Judge colocava dois jogadores um contra o outro para determinar quem tinha o maior número em suas telas. Este jogo não só testava os reflexos, mas também trazia um elemento de sorte e estratégia, tornando cada partida única e imprevisível.

Os modelos da série Silver, cada um com sua identidade e desafio, não apenas divertiram os jogadores, mas também lançaram as bases para o legado duradouro dos Game & Watch, misturando design elegante com jogabilidade cativante.

Série Gold

A série Gold do Game & Watch surgiu pouco depois da Silver, trazendo jogos com mecânicas mais elaboradas e uma estética distintamente dourada que realçava seu valor premium.

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  • Manhole (MH-06, 1981): Neste jogo, o jogador tinha a tarefa de manter seguros os pedestres que atravessavam as ruas, cobrindo buracos para evitar que caíssem. Manhole desafiava os jogadores com um teste contínuo de atenção e rapidez, tornando-se um clássico amado por sua jogabilidade simples, mas profundamente envolvente.
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  • Helmet (CN-07, 1981): Conhecido como Headache no Reino Unido, Helmet desafiava os jogadores a navegar um personagem por um campo de obstáculos, evitando ferramentas e objetos que caíam de cima. A cada passo, o jogador precisava ser astuto e ágil para sobreviver ao dilúvio de perigos, tornando cada partida intensamente gratificante.
lion
  • Lion (LN-08, 1981): Este jogo colocava o jogador no controle de um domador de leões, tentando manter os leões dentro da jaula. Com movimentos rápidos e decisões estratégicas, Lion era um teste de reflexos e planejamento, oferecendo uma experiência cativante que mantinha os jogadores na ponta dos dedos.

A série Gold, com sua aparência distinta e jogos desafiadores, não só consolidou a popularidade do Game & Watch, mas também demonstrou a capacidade da Nintendo de inovar e aprimorar continuamente a experiência de jogo portátil.

Série Wide Screen

A série Wide Screen do Game & Watch elevou a experiência de jogo com telas maiores, proporcionando um campo de visão ampliado que melhorou significativamente a jogabilidade e a imersão nos jogos.

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  • Parachute (PR-21, 1981): O jogador deve salvar paraquedistas caindo no mar, controlando um barco para capturá-los. Parachute é um teste de tempo e precisão, onde a tranquilidade do céu azul contrasta com a urgência da missão de resgate.
octopus
  • Octopus (OC-22, 1981): Este jogo de aventura subaquática desafia o jogador a coletar tesouros no fundo do mar, evitando os tentáculos de um polvo gigante. Octopus é conhecido pela sua jogabilidade de risco e recompensa, mantendo os jogadores em alerta constante.
Popeye Wide Screen
  • Popeye (PP-23, 1981): Aqui, o jogador ajuda Popeye a coletar e capturar letras que flutuam para formar palavras, evitando obstáculos e enfrentando Bluto. Popeye combina habilidade, timing e estratégia, refletindo a essência da famosa série de desenhos animados.
chef
  • Chef (FP-24, 1981): No papel de um chef, o jogador deve manter os alimentos no ar, evitando que caiam no chão e se estraguem. Chef é um jogo dinâmico que testa a agilidade e o foco do jogador em uma cozinha caótica.
mickey
  • Mickey Mouse (MC-25, 1981): O jogador ajuda Mickey a coletar ovos que rolam de galinhas em ninhos, evitando que se quebrem no chão. Mickey Mouse é um jogo charmoso que combina reflexos rápidos com o carisma do personagem icônico da Disney.
egg
  • Egg (EG-26, 1981): Similar ao Mickey Mouse, Egg desafia o jogador a capturar ovos antes que caiam e se quebrem. O jogo é uma corrida contra o tempo, exigindo concentração e reações rápidas.
Fire RC 04
  • Fire (FR-27, 1981): Uma reimaginação do clássico jogo Fire da série Silver, onde o jogador salva pessoas de um prédio em chamas, demonstrando a evolução da jogabilidade e do design na série Wide Screen.
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  • Turtle Bridge (TL-28, 1982): O jogador transporta itens através de um rio usando tartarugas como pontes, equilibrando o timing e a estratégia para não cair na água.
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  • Fire Attack (ID-29, 1982): O jogador defende uma fortaleza de atacantes indígenas, evitando que incendeiem o prédio. Fire Attack adiciona uma camada de estratégia e rapidez, intensificando a experiência de jogo.
snoopy
  • Snoopy Tennis (SP-30, 1982): Neste jogo, o jogador controla Snoopy em uma partida de tênis, reagindo rapidamente para acertar as bolas de volta. Snoopy Tennis é adorado por sua jogabilidade simples, porém envolvente, e pela aparição do amado personagem dos quadrinhos.

A série Wide Screen não só melhorou a estética e a jogabilidade dos Game & Watch, mas também expandiu o universo dos jogos portáteis, combinando desenhos icônicos com mecânicas de jogo inovadoras.

Vertical Multi Screen

A Vertical Multi Screen foi uma inovação notável na linha Game & Watch, introduzindo uma experiência de jogo com duas telas que aumentava a complexidade e a profundidade dos jogos.

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  • Oil Panic (OP-51, 1982): Neste jogo, o jogador coleta gotas de óleo que vazam de um teto para evitar desastres ambientais. Com as duas telas, Oil Panic desafiava os jogadores a gerenciar múltiplas tarefas simultaneamente, adicionando uma camada extra de estratégia e habilidade.
  • Donkey Kong (DK-52, 1982): Este título foi um marco, trazendo o popular personagem Donkey Kong para o formato portátil. Utilizando ambas as telas para simular a experiência de jogo do arcade original, Donkey Kong no Game & Watch se tornou um clássico instantâneo, mostrando a capacidade de adaptar jogos complexos para o formato portátil.
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  • Mickey & Donald (DM-53, 1982): Neste jogo, os jogadores alternam entre Mickey e Donald para apagar um incêndio. A dinâmica entre as duas telas e personagens criava uma experiência de jogo envolvente e cooperativa.
  • Green House (GH-54, 1982): O jogador protege plantas de insetos invasores em uma estufa. Green House utilizou as duas telas para expandir a área de jogo, aumentando o desafio e a imersão na tarefa de cuidar de um jardim sob ataque.
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  • Donkey Kong II (JR-55, 1983): Continuando a saga de Donkey Kong, este jogo levou os jogadores em uma nova aventura para resgatar Donkey Kong, combinando habilidade e estratégia em duas telas.
  • Pinball (PB-59, 1983): Oferecendo uma versão portátil do clássico jogo de pinball, utilizou as duas telas para simular uma mesa de pinball completa, desafiando os jogadores com uma experiência autêntica e envolvente.
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  • Black Jack (BJ-60, 1985): Um jogo de cartas que trazia o clássico cassino para as mãos dos jogadores, combinando sorte e estratégia em uma experiência de jogo duplamente envolvente.
  • Squish (MG-61, 1986): Aqui, os jogadores desviam de paredes que se fecham, utilizando as duas telas para planejar seus movimentos e evitar ser esmagado.
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  • Bomb Sweeper (BD-62, 1987): Um jogo de lógica e raciocínio onde o jogador desativa bombas em um labirinto. As duas telas ampliavam o campo de jogo, aumentando a complexidade e o desafio.
  • Safebuster (JB-63, 1988): No papel de um ladrão tentando roubar um cofre, os jogadores precisavam evitar serem pegos pela polícia, com a jogabilidade se estendendo por duas telas para um roubo mais estratégico e arriscado.
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  • Gold Cliff (MV-64, 1988): Em uma aventura por ruínas antigas, o jogador busca tesouros, utilizando as duas telas para escalar montanhas e resolver enigmas.
  • Zelda (ZL-65, 1989): Uma das mais ambiciosas adaptações para o Game & Watch, Zelda ofereceu uma aventura épica dividida entre as duas telas, onde os jogadores exploram masmorras e combatem inimigos em uma missão heroica.

A série Vertical Multi Screen foi uma demonstração da engenhosidade da Nintendo, expandindo as possibilidades dos jogos eletrônicos portáteis e proporcionando experiências de jogo ricas e multifacetadas.

Horizontal Multi Screen

A Horizontal Multi Screen representou uma evolução na linha Game & Watch, oferecendo jogos que se estendiam horizontalmente por duas telas, proporcionando uma experiência de jogo mais ampla e interativa.

mario bros
  • Mario Bros. (MW-56, 1983): Neste jogo, os jogadores controlam Mario e Luigi em uma fábrica, movendo plataformas para passar pacotes entre si e carregar um caminhão. Mario Bros. não apenas introduziu o conceito de cooperação entre personagens controlados pelo jogador, mas também utilizou o formato de duas telas para criar uma experiência de trabalho em equipe dinâmica e divertida.
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  • Rain Shower (LP-57, 1983): O objetivo neste jogo é mover as linhas de roupas para evitar que sejam molhadas pela chuva que cai, trocando-as de posição entre as duas telas. Rain Shower destacou-se pelo seu conceito único e pelo uso criativo das telas duplas, oferecendo um desafio envolvente de coordenação e planejamento.
lifeboat
  • Lifeboat (TC-58, 1983): Em Lifeboat, os jogadores salvam náufragos de um navio em perigo, manobrando barcos salva-vidas entre as duas telas para resgatar as pessoas que pulam na água. Este jogo combinou a tensão do resgate com a necessidade de gerenciar múltiplas tarefas simultaneamente, criando uma experiência de jogo intensa e gratificante.

Essa linha Horizontal Multi Screen mostrou como a Nintendo continuou inovando no design dos Game & Watch, explorando as possibilidades oferecidas pelas duas telas para entregar jogos mais complexos e envolventes.

New Wide Screen

A série New Wide Screen renovou a linha Game & Watch com telas ainda maiores, oferecendo gráficos mais detalhados e jogabilidade aprimorada.

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  • Donkey Kong Jr. (DJ-101, 1982): Neste jogo, os jogadores ajudam Donkey Kong Jr. a salvar seu pai, enfrentando armadilhas e inimigos em um ambiente de selva. A tela ampliada permitia uma experiência mais rica em detalhes, tornando cada momento de salvamento uma aventura envolvente.
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  • Mario’s Cement Factory (ML-102, 1983): Controlando Mario em uma fábrica de cimento, os jogadores devem operar elevadores e processar cimento sem causar acidentes. A jogabilidade complexa e o cenário industrial foram realçados pela tela maior, proporcionando uma experiência desafiadora e gratificante.
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  • Manhole (NH-103, 1983): Uma nova versão do clássico, onde os jogadores continuam a missão de cobrir buracos para salvar os pedestres. Com gráficos melhorados e mais espaço para manobra, Manhole na New Wide Screen tornou-se ainda mais envolvente.
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  • Tropical Fish (TF-104, 1985): Os jogadores cuidam de um aquário, garantindo que os peixes se alimentem e evitem perigos. O design detalhado e colorido da tela capturava a beleza do ambiente subaquático, oferecendo um jogo relaxante e esteticamente agradável.
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  • Super Mario Bros. (YM-105, 1988): Uma adaptação do icônico jogo da Nintendo, permitindo aos jogadores experimentar a aventura de Mario em um formato portátil. A tela ampla enriquecia a experiência, capturando a essência do mundo do Super Mario.
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  • Climber (DR-106, 1988): Em Climber, os jogadores escalam montanhas evitando obstáculos e inimigos. A visão expandida proporcionava uma maior percepção do percurso e dos desafios a serem superados.
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  • Balloon Fight (BF-107, 1988): Os jogadores controlam um personagem que flutua com balões, lutando contra inimigos e evitando perigos. A tela maior aprimorou a jogabilidade, permitindo manobras mais complexas e visão ampliada da ação.
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  • Mario the Juggler (MB-108, 1991): O último jogo lançado para o Game & Watch, onde Mario faz malabarismo com objetos. Este jogo foi uma homenagem ao primeiro Game & Watch, Ball, fechando o ciclo da série com uma celebração nostálgica da história dos videogames portáteis.

A série New Wide Screen, com sua tela ampliada e jogos inovadores, não só revitalizou a linha Game & Watch, mas também provou que a Nintendo continuava na vanguarda da criatividade e do design de jogos portáteis.

Table Top

A série Table Top do Game & Watch trouxe uma inovação estética e funcional, com jogos que eram projetados para ficar em uma superfície plana, imitando miniaturas de arcades.

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  • Donkey Kong Jr. (CJ-71, 1983): Esta versão coloca os jogadores na missão de ajudar o filho de Donkey Kong a resgatar seu pai, em um formato que imitava as máquinas de arcade, com controles laterais e tela colorida. A estrutura robusta e o design atraente tornaram Donkey Kong Jr. não apenas um jogo divertido, mas também um item de colecionador.
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  • Mario’s Cement Factory (CM-72, 1983): Adaptado para a mesa, o jogo mantém a essência do desafio de gerenciar uma fábrica de cimento, onde o jogador evita acidentes e mantém a produção em movimento. A experiência de jogo é enriquecida pelo design físico do Table Top, que oferece uma imersão semelhante à de jogar em um arcade.
snoopy
  • Snoopy (SM-73, 1983): Neste jogo, Snoopy se envolve em diversas atividades lúdicas, capturando a essência do personagem amado das tirinhas de “Peanuts”. O formato Table Top, com sua tela colorida e botões grandes, proporcionava uma experiência de jogo única e atraente, especialmente para os fãs do beagle pensativo.
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  • Popeye (PG-74, 1983): O jogador ajuda Popeye a coletar espinafres e outros itens, evitando Brutus e salvando Olívia. O formato Table Top proporcionava uma sensação de estar jogando em um pequeno arcade, com controles robustos e uma apresentação visual cativante, reforçando a conexão com o universo de Popeye.

Essa série Table Top não só inovou com seu design reminiscente de arcades, mas também proporcionou uma experiência de jogo envolvente e visualmente impressionante, fazendo de cada unidade um objeto de desejo tanto para jogadores quanto para colecionadores.

Panorama

A série Panorama do Game & Watch se destacou por oferecer uma tela colorida e de alta qualidade em um formato que permitia uma experiência visual imersiva, graças ao design que criava uma sensação de profundidade e panorama.

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  • Snoopy (SM-91, 1983): Neste jogo, Snoopy, o carismático beagle dos “Peanuts”, participa de uma aventura aérea, onde o jogador deve ajudá-lo a evitar obstáculos. A tela colorida e o formato panorâmico aumentavam a imersão, tornando cada ação mais envolvente.
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  • Popeye (PG-92, 1983): O jogador ajuda Popeye a navegar por perigos para salvar Olívia Palito, coletando espinafres e itens pelo caminho. O display panorâmico colorido elevava a experiência de jogo, enriquecendo a narrativa e a ação.
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  • Donkey Kong Jr. (CJ-93, 1983): Continuando as aventuras do jovem Donkey Kong, o jogador enfrenta desafios para salvar seu pai, capturado por Mario. O uso da tela panorâmica adicionava uma dimensão extra à jogabilidade, melhorando a visibilidade e o envolvimento no jogo.
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  • Mario’s Bombs Away (TB-94, 1983): Neste jogo, o jogador controla Mario em uma missão para transportar bombas sem que elas explodam. O formato Panorama oferecia uma visão mais ampla do cenário de guerra, aumentando a tensão e a complexidade da tarefa.
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  • Mickey Mouse (DC-95, 1984): Mickey deve coletar e organizar itens enquanto evita perigos. A série Panorama trouxe esse mundo à vida com cores vibrantes e detalhes visuais que capturavam a essência dos desenhos animados clássicos da Disney.
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  • Donkey Kong Circus (MK-96, 1984): Neste jogo, Donkey Kong é a estrela de um circo, realizando truques e evitando obstáculos. A tela panorâmica proporcionava um palco detalhado e colorido, acentuando a performance circense e a habilidade do jogador.

A série Panorama do Game & Watch não apenas inovou na qualidade visual dos jogos portáteis, mas também proporcionou uma experiência única e imersiva, destacando-se como uma das linhas mais memoráveis e colecionáveis da era Game & Watch.

Super Color

A série Super Color do Game & Watch foi notável por introduzir gráficos coloridos mais vibrantes e detalhados, oferecendo uma experiência visualmente rica e atraente em comparação com as séries anteriores.

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  • Spitball Sparky (BU-201, 1984): Neste jogo, o personagem principal, Sparky, utiliza uma bola de fogo para atingir e eliminar blocos acima dele, numa dinâmica que lembra o clássico “Breakout”. A paleta de cores e o detalhe gráfico do Super Color trouxeram uma nova vida ao jogo, tornando cada acerto mais gratificante e visualmente estimulante.
  • Crab Grab (UD-202, 1984): Os jogadores devem evitar que caranguejos invadam a praia, movendo-se lateralmente para capturar ou repelir os caranguejos que avançam em filas. O uso de cores vivas e temas lúdicos no Crab Grab não apenas aprimorou a experiência visual, mas também adicionou uma camada de estratégia e prazer ao desafio.

A série Super Color representou um marco na evolução do Game & Watch, com seus gráficos aprimorados e jogabilidade colorida, tornando cada título não apenas um jogo, mas uma peça de arte portátil.

Micro Vs. System

A série Micro Vs. System do Game & Watch inovou ao introduzir jogos projetados para dois jogadores, utilizando controles embutidos em cada unidade, o que permitia uma interação direta e competitiva entre os participantes.

  • Boxing (BX-301, 1984): Conhecido como Punch Out na América do Norte, este jogo colocava dois jogadores um contra o outro em um ringue de boxe virtual. Com controles dedicados para cada jogador, Boxing proporcionava uma experiência de combate intensa e direta, onde reflexos rápidos e estratégia eram chave para a vitória.
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  • Donkey Kong 3 (AK-302, 1984): Uma adaptação do arcade de mesmo nome, este jogo transformou a batalha entre Stanley e Donkey Kong em um confronto direto para dois jogadores. Utilizando os controles do Micro Vs. System, os jogadores competiam para repelir um ao outro usando sprays de inseticida, adicionando uma dimensão competitiva à ação.
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  • Donkey Kong Hockey (HK-303, 1984): Neste jogo, dois jogadores enfrentam-se em uma partida de hóquei no gelo, controlando Donkey Kong e Mario. Com a funcionalidade de dois jogadores do Micro Vs. System, Donkey Kong Hockey oferecia um jogo dinâmico e divertido, onde os jogadores podiam interagir diretamente em um ambiente competitivo.

A série Micro Vs. System representou um avanço significativo na linha Game & Watch, trazendo a interação multiplayer para o mundo dos jogos portáteis e oferecendo uma nova maneira de experimentar a competição e o divertimento em movimento.

Crystal Screen

A série Crystal Screen do Game & Watch elevou a experiência visual dos jogos portáteis com suas telas transparentes e nítidas, oferecendo uma jogabilidade única com um toque de sofisticação e estilo.

SMB Crystal Screen
  • Super Mario Bros. (YM-801, 1986): Esta versão do icônico jogo da Nintendo permitia que os jogadores acompanhassem as aventuras de Mario em uma tela transparente, proporcionando uma experiência visual inédita. A clareza e a luminosidade da tela Crystal realçavam os detalhes do jogo, tornando a jornada de Mario ainda mais envolvente.
CLIMB
  • Climber (DR-802, 1986): Em Climber, os jogadores guiavam um alpinista por perigosos percursos verticais, evitando obstáculos e inimigos. A tela transparente do Crystal Screen adicionava uma dimensão de profundidade e claridade ao desafio, melhorando a experiência visual e de jogo.
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  • Balloon Fight (BF-803, 1986): Neste jogo, os jogadores controlavam um personagem flutuante, evitando inimigos e obstáculos enquanto mantinham seus balões intactos. A estética translúcida do Crystal Screen enriquecia a jogabilidade, oferecendo uma perspectiva clara e detalhada das batalhas aéreas.

A série Crystal Screen destacou-se no universo Game & Watch por sua inovação e design elegante, proporcionando aos jogadores uma experiência visualmente aprimorada e altamente satisfatória, combinando a clássica diversão dos jogos com uma estética visual única.

Color Screen

A série Color Screen do Game & Watch, especialmente lançada para comemorar aniversários importantes, marcou um renascimento nostálgico com tecnologia moderna, combinando a clássica jogabilidade do Game & Watch com gráficos coloridos e vibrantes.

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  • Super Mario Bros. 35th Anniversary Edition (SM-35, 2020): Esta edição comemorativa celebra os 35 anos de “Super Mario Bros.” com uma reprodução colorida do jogo original, além de incluir jogos adicionais e funcionalidades de relógio digital. A tela colorida e a tecnologia moderna reimaginaram o clássico jogo de Mario, oferecendo aos fãs uma maneira nostálgica e inovadora de reviver a lendária aventura do encanador.
  • The Legend of Zelda 35th Anniversary Edition (ZL-35, 2021): Lançado para comemorar os 35 anos da série “The Legend of Zelda”, este Game & Watch apresenta versões coloridas de “The Legend of Zelda”, “Zelda II: The Adventure of Link” e “The Legend of Zelda: Link’s Awakening”. A tela colorida e o design temático proporcionam uma jornada nostálgica através dos títulos clássicos de Zelda, repletos de aventura, exploração e magia.

A série Color Screen ressuscitou o charme do Game & Watch com uma roupagem moderna, atraindo tanto novos jogadores quanto entusiastas de longa data, e solidificando seu lugar como um item de colecionador e uma peça de história dos videogames.

Modelos Especiais

Além das séries tradicionais, o Game & Watch também teve edições especiais e reedições que destacaram momentos significativos ou celebrações na história dos videogames.

SMBY
  • Super Mario Bros. (YM-901-S, 1987): Este modelo exclusivo foi lançado em uma quantidade muito limitada, tornando-o um dos Game & Watch mais raros e cobiçados. Projetado para celebrar a popularidade de “Super Mario Bros.”, oferecia o jogo clássico em uma edição especial que se tornou uma peça de museu para colecionadores e entusiastas.
BALL
  • Ball (RGW-001, 2010): A reedição do primeiro Game & Watch, Ball, marcou o aniversário de 30 anos da linha. Esta versão moderna manteve o design e a jogabilidade do original, mas foi atualizada com a tecnologia atual de tela e embalagem, servindo tanto como uma homenagem ao passado quanto uma ponte para o presente, atraindo tanto novos fãs quanto os nostálgicos.

Estes modelos especiais do Game & Watch são testemunhos do impacto duradouro e do carinho que os jogadores têm por esses dispositivos, servindo como uma ponte entre gerações de jogadores e mantendo viva a herança dos videogames portáteis.


Cada modelo do Game & Watch era uma obra de arte em miniatura, oferecendo jogos que eram simples na superfície, mas com profundidade suficiente para manter os jogadores engajados. Eles eram mais do que meros eletrônicos; eram companheiros de viagem, fragmentos de nostalgia que marcaram uma época.

Informações Técnicas Game & Watch

As informações a seguir foram baseadas e adaptadas das informações do Wiki Batocera e podem ser aplicáveis também a sistemas como Retrobat, Recalbox e outros que utilizem Emulation Station.

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O Game & Watch, uma série de jogos portáteis LCD autocontidos da Nintendo, teve seu início em 28 de abril de 1980. Ele é frequentemente visto como o precursor do Game Boy/Color, com novos jogos sendo lançados até 1991. Esse sistema foi fundamental no desenvolvimento de metadados para o grupo “gameandwatch”, carregando o conjunto de jogos do tema selecionado, se disponível, e está agrupado com o grupo de sistemas “lcdgames”.

Referência Rápida

  • Formatos de ROM aceitos: .mgw, .zip, .7z (o formato .mgb pode ser suportado, necessitando confirmação)
  • Pasta: /userdata/roms/gameandwatch
  • Emuladores e formatos de ROM aceitos:
    • libretro (gw): .mgw, .zip, .7z
    • MAME: .zip, .7z

BIOS

Não é necessário um arquivo BIOS para rodar emuladores do Game & Watch no Batocera.

ROMs

As ROMs do Game & Watch devem ser colocadas em /userdata/roms/gameandwatch.

Emuladores

  • RetroArch: Um frontend que suporta múltiplos “cores”, que são, essencialmente, os próprios emuladores. RetroArch unifica o conjunto de funcionalidades de todos os cores libretro e oferece uma interface universal.
  • Configuração do RetroArch: Acessível pelo menu rápido ([HOTKEY] + botão Sul (B SNES)), permite alterar diversas configurações do RetroArch e do core, além do mapeamento de controles.
  • MAME (Multiple Arcade Machine Emulator): Um framework de emulação que suporta uma ampla variedade de hardware e software antigos. O MAME emula especificamente cada ROM, contendo as informações necessárias para uma emulação precisa.

Configurações e Problemas

  • Configurações gráficas e de áudio, filtros de vídeo, suporte a monitores CRT e modos de exibição podem ser ajustados nos emuladores.
  • Problemas específicos de jogos podem ser consultados no FAQ do MAMEdev ou na wiki do MESS para sistemas MESS específicos.
  • As configurações podem ser editadas no arquivo mame.ini ou nas configurações do Batocera’s EmulationStation.

Essas informações técnicas oferecem um vislumbre do funcionamento interno e das possibilidades de emulação do Game & Watch, destacando sua importância histórica e a versatilidade na era moderna dos jogos eletrônicos.

O Game & Watch não é apenas um pedaço da história dos videogames; ele é uma pedra fundamental que moldou a indústria e a cultura dos jogos. Sua simplicidade enganosa e design inovador abriram o caminho para o futuro dos jogos portáteis, inspirando diretamente dispositivos icônicos como o Game Boy e influenciando indiretamente o desenvolvimento de jogos e tecnologias modernas. Através de sua existência, o Game & Watch nos ensina sobre a importância da inovação e da adaptabilidade, mostrando que mesmo as ideias mais simples podem ter um impacto duradouro e significativo. A jornada desse dispositivo, desde um simples entretenimento de bolso até se tornar um ícone venerado na história dos videogames, é um testemunho da visão e do espírito pioneiro da Nintendo, ressoando com gerações de jogadores e entusiastas em todo o mundo.

Lista de Jogos / Roms para Game & Watch

Ao todo são 53 jogos para Game & Watch no pacote e que estão nessa lista abaixo:

Armor Battle
Banana
Baseball
Bomb Fight
Caccia Al Ladro
Cessate Il Fuoco
Chicky Woggy (time And Fun)
Condor
Crazy Chewy
Defendo
Donkey Angler
Donkey Kong
Donkey Kong (multi Screen)
Donkey Kong Circus
Donkey Kong II
Donkey Kong Jr.
Donkey Kong Jr. (table Top)
Dungeons & Dragons Computer Fantasy Game
Egg
Engine Room
Escape
Explorers Of Space
Fowling
Frog Boaster
Galaxy II
Grab Man
Hippo Teeth (sporty Time And Fun)
Hot Line (sporty Time And Fun)
Las Vegas
Lifeboat
Mario Bros.
Mario’s Bombs Away
Mickey Mouse (wide Screen)
Monkey
Monkey Jump
Motor Cross
Pac Man
Pancake
Parachute
Pirate
Roller Coaster
Safari
Sleep Walker
Snoopy (panorama Screen)
Snoopy (table Top)
Snoopy Tennis
Sub Chase
Tennis Menace
Tom And Jerry Popper
Towering Rescue
Tron
Turtle Bridge
Wild Man Jump

Pack Game & Watch

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Rafael Gouveia

Amante de videogames e fundador do RG Games, Rafael Gouveia tem 38 anos e traz o melhor conteúdo para quem ama jogos. Apesar de considerar o SNES o melhor console já lançado, Rafael é eclético e apaixonado por diversos jogos, como a franquia Resident Evil, Tomb Raider e Dino Crisis do PS1, além de simuladores como The Sims, Sim City e atualmente Cities Skylines. Com alguns canais no YouTube, Rafael é especialista em SEO, Wordpress e mídias sociais, e também atua como programador, analista, gerente de mídias sociais e é o principal redator do Media Manager. Além disso, ele é um apreciador de chopp gelado e solta a voz como cantor nos finais de semana. Rafael está sempre em busca de novidades e experiências para compartilhar com seus leitores e seguidores e é pai da pequena Maju!

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