Notícias

Skins de CS:GO: por que são tão valorizadas?

Skins de CS:GO: por que são tão valorizadas?
Algumas Skins de CS:GO – Foto/reprodução: lukao.tv

Se você joga, ou assiste Counter-Strike: Global Offensive, sabe que além do cenário competitivo que gera bastante receita com campeonatos, patrocínios e visibilidade, existe o mercado de skins que também gira muito dinheiro.

Mas afinal, o que são skins? quais são esses valores? por que elas valem tanto? Se existe esse mercado tão ativo e valorizado, é possível investir nele? Todas essas perguntas iremos responder neste texto.

O que são skins?

Grande parte dos jogos possuem skins de seus principais itens e personagens. Isso significa que você pode trocar as armas, ou personagens, padrões por outros que te agradam mais visualmente.

Na maioria dos jogos, as skins são apenas isso mesmo: aparência. Entretanto, no CS:GO é muito mais. As skins possuem um valor monetário que pode variar e mudar com alterações no cenário, no dólar ou até mesmo com algumas ações da Valve (empresa responsável pelo jogo).

De quais valores estamos falando?

Os preços variam muito, principalmente de acordo com a raridade de cada arma. Dessa forma, podem ir de centavos até centenas de milhares de reais (sim, centenas de milhares).

Ano passado uma M4A4 | Howl foi vendida por 700 mil reais (veja a matéria completa) e este ano aconteceu uma venda de uma AWP | Dragon Lore por 800 mil reais (veja a matéria).

Como são avaliados os valores de cada skin?

O primeiro grande ponto é que existem muitas variações e skins diferentes para cada arma, mas ainda dentro de uma mesma skin existem valores diferentes.

Falamos acima de uma M4A4 | Howl, certo? Nessa mesma M4 podem acontecer variações muito grandes, de acordo com seu exterior (nível de desgaste) e raridade.

Basicamente, são 5 níveis de desgaste: Factory New, Minimal-Wear, Field-Tested, Well Worn e Battle-Scarred.

Normalmente, a menos desgastada (Factory New) tem mais valor que a Minimal-Wear e assim por diante. Entretanto, existe uma segunda métrica chamada “float” em que mesmo dentro da Factory New é possível ter desgaste maior ou menor.

Os floats são:

  1. Factory New: 0.00 a 0.07
  2. Minimal-Wear: 0.07 a 0.15
  3. Field-Tested: 0.15 a 0.37
  4. Well-Worn: 0.37 a 0.44
  5. Battle-Scarred: 0.44 a 1.00

Ou seja, uma Factory New 0.01 vale mais que uma mesma skins Factory New 0.05, por exemplo.

Todos esses detalhes juntos tornam cada skin única, com uma raridade única, e são um prato cheio para colecionadores, elevando seu valor de mercado.

Sobre investimento em skins

Com todo esse mercado envolvido no CS:GO, existem amantes do jogo que aproveitam para investir em volta do cenário. Os valores podem variar muito com o tempo, uma vez que a raridade de cada skin pode aumentar ou diminuir de acordo com o cenário competitivo a ações da Valve.

Para ficar melhor o entendimento, é preciso saber como cada player consegue seus itens dentro do jogo: através de caixas disponibilizadas pela Valve ou comprando diretamente. Assim, para conseguir um item raro, o jogador compra ou ganha uma caixa, abre e pode retirar itens de diversos valores. Itens de raridade maior, e portanto maior valor monetário, possuem chances menores de sair.

Assim, se o valor da caixa abaixar, mais gente irá comprá-la e mais gente terá o item de raridade maior, diminuindo seu valor de mercado. Se o preço da caixa aumentar, o cenário se inverte, o item se torna cada vez mais raro e o valor aumenta.

Outro exemplo, agora no cenário competitivo, adesivos de times que não existem mais ou não estão mais presentes no CS:GO tendem a valorizar também.

Assim, com tantas variáveis e possíveis variações de preços, é um prato cheio para investidores fazerem suas apostas na valorização ou desvalorização de cada skin.

Grandes negócios do mercado de skins

Como falado acima, a abertura de caixas dentro do jogo é algo que movimenta bastante o mercado. Porém, dessa atividade surgiu um outro grande negócio: sites de abertura de caixas.

O csgonet, por exemplo, é um site que funciona da mesma forma: você paga para abrir caixas e pode vir itens das mais diversas raridades, porém com chances maiores do que na própria Valve. Existem diversos desse mesmo estilo.

Assim, é bom para quem deseja tentar a sorte e investir seu dinheiro e é bom para o site também que lucra em cima disso.

É possível conseguir skins sem pagar?

Sim, existem formas de conseguir skins de graça, porém não é totalmente gratuito. De toda forma, ou precisará pagar com tempo ou dinheiro.

  1. Você pode dropar caixas por jogar nos servidores da Valve (investimento de tempo)
  2. Pode conseguir skins em lojinhas de streams (investimento de tempo)
  3. Sorteios de Twitter (investimento de tempo)

Para começar a entender um pouco mais sobre o assunto, as opções acima são as mais recomendadas. Quando estiver por dentro e se sentir confortável de investir o dinheiro do bolso, as opções são diversas!

Mostrar mais

Rafael Gouveia

Meu nome é Rafael Gouveia, tenho 36 anos e sou amante de videogames. Apesar de considerar o SNES o melhor console já lançado, sou apaixonado pela franquia Resident Evil, Tomb Raider e Silent Hill do PS1. Porém bastante eclético quando se trata de jogos e simuladores em geral, então resolvi criar o RG Games para trazer o melhor conteúdo para quem ama o mundo dos games.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Por favor, desative seu AdBlock!

O blog RG Games há tempos traz os melhores artigos, guias e notícias do mundo dos games, porém não conseguimos fazer isso sem os (bem pequenos) rendimentos provenientes de publicidade.  
Os anúncios exibidos no RG Games são a única fonte de renda que temos para manter o blog no ar. Temos despesas gerais, como servidores, atualizações, programação entre outros.  
Então, pedimos gentilmente que desabilite seu Adblock e acesse novamente!