Tudo o que você precisa saber sobre o Bolsa Família

Conheça os detalhes sobre o benefício que volta a ser pago aos brasileiros e como fazer para recebê-lo

O Bolsa Família é um programa social do governo federal que visa garantir uma renda mínima para famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza. Criado em 2003, o benefício foi suspenso em 2020 devido à pandemia da COVID-19, mas voltou a ser pago em novembro do mesmo ano. Se você está interessado em receber o Bolsa Família, continue lendo este artigo para descobrir tudo o que precisa saber sobre o benefício e como se inscrever.

Tudo o que você precisa saber sobre o Bolsa Família
Tudo o que você precisa saber sobre o Bolsa Família

O que é o Bolsa Família?

O Bolsa Família é um programa social de transferência de renda que beneficia famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza. O objetivo é garantir uma renda mínima para que essas famílias possam suprir suas necessidades básicas, como alimentação, moradia e saúde.

O valor do benefício varia de acordo com o número de membros da família, a idade e a renda de cada um. Além disso, o Bolsa Família possui algumas condicionalidades, ou seja, os beneficiários devem cumprir algumas obrigações para continuar recebendo o benefício.

[adinserter block=”2″]

Quem pode receber o Bolsa Família?

Para receber o Bolsa Família, a família deve atender a alguns requisitos, como ter uma renda mensal per capita de até R$ 178,00 para a pobreza ou de até R$ 89,00 para a extrema pobreza. Além disso, é necessário que a família tenha em sua composição gestantes, nutrizes, crianças ou adolescentes entre 0 e 17 anos.

Outro requisito é que a família esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Esse cadastro é feito pelas prefeituras e é utilizado para identificar as famílias que têm direito a diversos benefícios sociais, como o Bolsa Família.

Como se inscrever no Bolsa Família?

A inscrição no Bolsa Família é feita por meio do Cadastro Único. Para se inscrever, é necessário procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência e levar alguns documentos, como:

  • RG e CPF de todos os membros da família;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda, caso haja alguma fonte de renda na família.

Após fazer a inscrição no Cadastro Único, é necessário aguardar a análise dos dados pela prefeitura. Se a família for considerada elegível, ela será incluída no Bolsa Família e começará a receber o benefício.

[adinserter block=”3″]

Como é feito o pagamento do Bolsa Família?

O pagamento do Bolsa Família é feito mensalmente, por meio de um cartão magnético que pode ser sacado em agências da Caixa Econômica Federal ou em lotéricas. O valor do benefício é depositado sempre nos últimos dez dias úteis de cada mês, de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do titular do cartão.

É importante ressaltar que o benefício só pode ser sacado pelo titular do cartão ou por algum membro da família que tenha sido autorizado a fazer o saque.

Quais são as condicionalidades do Bolsa Família?

Além de cumprir os requisitos para ser elegível ao Bolsa Família, os beneficiários também devem cumprir algumas condicionalidades. Essas condicionalidades são obrigações que os beneficiários devem cumprir para continuar recebendo o benefício.

As condicionalidades incluem a frequência escolar de crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos e o acompanhamento de saúde para gestantes e crianças menores de 7 anos. Isso significa que as crianças e adolescentes beneficiários do Bolsa Família devem ter frequência escolar de, no mínimo, 85% das aulas no período letivo e as gestantes e crianças menores de 7 anos devem passar por consultas médicas regulares.

[adinserter block=”4″]

Como manter o cadastro atualizado no Bolsa Família?

É importante manter o cadastro atualizado no Bolsa Família para evitar a suspensão ou o cancelamento do benefício. Para isso, a família deve informar qualquer mudança em sua situação, como alterações de endereço, de composição familiar, de renda ou de escola dos filhos.

A atualização do cadastro pode ser feita no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo ou pela internet, por meio do site do Ministério da Cidadania.


O Bolsa Família é um importante programa social do governo federal que ajuda milhares de famílias brasileiras a garantir uma renda mínima e a ter acesso a serviços básicos de saúde e educação. Se você se enquadra nos requisitos para ser beneficiário do Bolsa Família, não deixe de se inscrever no programa e garantir esse importante benefício.

Lembre-se de que é importante cumprir as condicionalidades e manter o cadastro atualizado para continuar recebendo o Bolsa Família. Se tiver alguma dúvida, procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência ou acesse o site do Ministério da Cidadania para obter mais informações.

Publicidade

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo