Diversos

Os Maiores Casos de Invasões e Vazamentos na Indústria de Jogos

Conheça os incidentes mais impactantes envolvendo invasões e vazamentos de informações em empresas de desenvolvimento e publicação de jogos.

A segurança corporativa sempre foi uma preocupação constante em todas as áreas de atuação empresarial ao longo da história da humanidade. A indústria de jogos não é exceção. Desenvolvedores e publicadores de videogames estão sempre em busca de manter a intriga e a surpresa para seus fãs e jogadores, que também podem participar de eventos de eSports apresentados no SiteCS.

No entanto, também existem pessoas mal-intencionadas que se dedicam à invasão, vazamento de informações e hacks comuns. Hoje, discutiremos os maiores casos de invasões e vazamentos na indústria de jogos nos últimos anos.

Os Maiores Casos de Invasões e Vazamentos na Indústria de Jogos
Os impactos dos ruidosos hacks e vazamentos de dados nos jogos nos últimos anos

Grande invasão na rede interna da Capcom

Durante a pandemia de COVID-19, uma tragédia assolou a empresa japonesa de desenvolvimento e publicação de jogos, Capcom. A empresa foi vítima de um ataque cibernético de um ransomware. Como resultado da invasão, os hackers obtiveram acesso à rede interna da empresa.

Os invasores roubaram dados da empresa, de seus funcionários e clientes. Por meio dessas informações vazadas, foram revelados detalhes sobre o desenvolvimento e datas de lançamento aproximadas de projetos como Resident Evil Village, Dragon’s Dogma 2, Street Fighter 6, Resident Evil 4 Remake, Monster Hunter 6, Final Fight Remake, entre outros. A Capcom acionou as autoridades nos Estados Unidos e no Japão, mas, até o momento, a investigação não trouxe resultados.

Call of Duty Black Ops 3 e os hackers

Recentemente, a versão para PC do jogo Call of Duty Black Ops 3 também foi alvo de hackers. Os usuários podem enfrentar um hack que permite que os criminosos tenham acesso aos endereços IP dos jogadores, danifiquem seus arquivos de jogo e até mesmo corrompam o sistema.

Apesar de o jogo ter sido lançado em 2015, ele ainda é muito popular, com uma média de 8.000 a 12.000 jogadores online. A Activision já está ciente do problema e prometeu lançar uma correção. Enquanto isso, os fãs do jogo estão trabalhando em suas próprias soluções para corrigir a vulnerabilidade.

Violando a proteção denuvo no Football Manager 2023

O Football Manager 2023 foi lançado em novembro de 2022 e possuía uma proteção conhecida chamada Denuvo, projetada para evitar a criação de cópias piratas do jogo. No entanto, em 19 de fevereiro de 2023, o grupo de hackers MKDEV anunciou no fórum do Reddit que havia conseguido invadir a última versão do Football Manager 2023. Os próprios hackers afirmam que a razão para o rápido sucesso no hack se deve ao fato de a SEGA, como editora, economizar dinheiro na proteção e adotar uma estratégia ineficiente de segurança.

Vazamento da versão inicial de Horizon Forbidden West no PS4

Horizon Forbidden West é a sequência do sucesso de vendas do PlayStation, Horizon Zero Dawn. Um mês e meio antes do lançamento, hackers conseguiram vazar screenshots e partes da história do jogo ao hackear a versão inicial no PS4.

Os detentores dos direitos, representados pela Sony, imediatamente tentaram exigir a remoção das screenshots de todos os recursos possíveis, mas a internet lembra de tudo. Por pouco mais de um mês, os fãs da série tentaram evitar possíveis spoilers. Esse caso é emblemático para a PlayStation, pois a proteção do PS4 não é mais tão inviolável como se costumava pensar, ao contrário da atual geração representada pelo PS5.

Grande vazamento da versão inicial e cenas de GTA VI na Rockstar Games

Possivelmente, um dos maiores vazamentos dos últimos anos foi da versão inicial e cenas do tão esperado GTA VI, que ainda não foi anunciado. Em 18 de setembro, o usuário “teapotuberhacker” publicou cerca de 90 vídeos mostrando quase 50 minutos de gameplay do GTA VI. Os vídeos apresentavam cenas de jogo em diferentes estágios de desenvolvimento, e muitos ativos ainda nem tinham sido adicionados.

Os dados vazaram de um canal interno da Rockstar Games no Slack, utilizado para a comunicação interna entre os funcionários. A editora Take-Two Interactive reconheceu o vazamento e, em resposta, exigiu que os principais serviços de streaming removessem essas cenas, pois a empresa é a detentora dos direitos das informações vazadas. Além disso, a Take-Two Interactive contatou as autoridades policiais com o objetivo de capturar o criminoso.

O hacker conhecido como teapotuberhacker já havia se envolvido em grandes violações da segurança da informação. Ele foi responsável pelo hack do Uber, em que também usou o Slack como ponto de entrada.

Conclusão

Os hackers sempre tentam encontrar algo proibido e oculto, burlando proteções cada vez mais complexas. Na indústria de jogos, eventos semelhantes ocorrem regularmente, e hoje discutimos cinco deles. Os jogadores e fãs podem descobrir vários insights e detalhes sobre jogos futuros que não obteriam diretamente dos desenvolvedores. No entanto, muitas vezes os invasores utilizam hacks e vazamentos visando benefícios pessoais, o que resulta em perdas financeiras para os desenvolvedores e atrasos no lançamento de projetos já em desenvolvimento.

Rafael Gouveia

Amante de videogames e fundador do RG Games, Rafael Gouveia tem 38 anos e traz o melhor conteúdo para quem ama jogos. Apesar de considerar o SNES o melhor console já lançado, Rafael é eclético e apaixonado por diversos jogos, como a franquia Resident Evil, Tomb Raider e Dino Crisis do PS1, além de simuladores como The Sims, Sim City e atualmente Cities Skylines. Com alguns canais no YouTube, Rafael é especialista em SEO, Wordpress e mídias sociais, e também atua como programador, analista, gerente de mídias sociais e é o principal redator do Media Manager. Além disso, ele é um apreciador de chopp gelado e solta a voz como cantor nos finais de semana. Rafael está sempre em busca de novidades e experiências para compartilhar com seus leitores e seguidores e é pai da pequena Maju!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo