Notícias

Jogadores de eSports se destacam nas redes sociais com milhões de seguidores

Jogadores de eSports se destacam nas redes sociais com milhões de seguidores
Fonte: Unsplash

As redes sociais deram espaço para novos criadores de conteúdo, e o universo dos games aproveitou para se aproximar dos fãs com isso. As equipes e os jogadores de eSports estão entre os perfis mais seguidos na internet, principalmente em plataformas como o Instagram e o YouTube. Esse é o caso, por exemplo, de Gabriel “FalleN” Toledo, um dos maiores nomes do CS:GO e que atualmente joga na equipe Team Liquid dos Estados Unidos. O jogador é uma referência quando o assunto é presença digital, assim como vários outros nomes.

Nos últimos anos, a comunidade de gamers no Brasil cresceu de forma acentuada. Alguns dados recentes da Pesquisa Game Brasil (PBG) mostram que 72% da população brasileira joga algum tipo de game. Isso significa que os jogos eletrônicos estão em alta quando o assunto é entretenimento digital. O resultado disso é uma audiência crescente em tudo que envolve este universo, desde as equipes profissionais até as competições organizadas por aqui e em outras partes do mundo.

Entretanto, é impossível negar serem os jogadores que mais estão fazendo sucesso nas redes sociais. Segundo reportagem produzida pelo site de bets e-sports Betway, alguns jogadores possuem uma popularidade muito maior do que as equipes onde atuam. O artigo cita o caso de Bruno “Nobru” Goes, o atleta de Free Fire que foi campeão mundial pelo Corinthians. Enquanto o jogador possui cerca de 12 milhões de inscritos no YouTube, a equipe paulista possui pouco mais de 1 milhão de inscritos, o que significa apenas 12% em comparação com Nobru. É uma vantagem considerável, pois o perfil do Corinthians não é exclusivo para a equipe de eSports.

Ou seja, é inegável que no mundo dos games são os jogadores que conseguem maior atenção dos fãs. A proximidade com os atletas, assim como a oportunidade de acompanhar os treinos via streaming, fazem com que os torcedores se identifiquem mais facilmente com cada pro player. Isso explica porque muitos ex-jogadores profissionais de eSports, como é o caso do Alexandre “Gaules” Borba e o Thiago “btt” Monteiro, fazem tanto sucesso com o streaming na Twitch TV.

FalleN brilha nos EUA e com os brasileiros

Outro caso de sucesso é do jogador de CS:GO Gabriel “FalleN” Toledo. Com mais de 15 anos de carreira profissional, o atleta é uma referência no cenário competitivo do eSports e possui cerca de 1 milhão de seguidores em quase todas as redes sociais. Em entrevista exclusiva para o blog de palpites e prognósticos Betway Insider, ele comenta que muito da carreira dele aconteceu pelo grande apoio da comunidade brasileira. FalleN acredita que essa proximidade com os fãs faz com que muitos torçam pela continuidade dele. Ele também garante que é maravilhoso sentir o carinho de uma nação apoiando o tempo inteiro.

Duas vezes campeão mundial, FalleN também comentou sobre a popularidade de Nobru nas redes sociais. Ele afirmou que o atleta de Free Fire está conseguindo fazer com que muitos fãs se identifiquem com o atleta, e que isso só é possível como uma boa administração dos perfis e dos projetos na internet. FalleN acredita que o jovem de 19 anos  está tomando boas decisões para a carreira até o momento.

Atualmente, FalleN não está atuando no Brasil, pois deixou a MIBR para continuar lutando por títulos na Team Liquid. Uma missão complicada, pois a comunicação da equipe é toda feita em inglês. Entretanto, após quase 10 meses com o time, a mudança na carreira parece ter sido bastante acertada, pois os fãs se mantiveram ao lado dele e torcem pelo sucesso da equipe norte-americana.

Maior presença digital

Os bons exemplos dos jogadores nas redes também servem de alerta para as equipes. Afinal, é preciso que muitas delas também reforcem a presença digital para somar torcedores. Um caso bem-sucedido é o da FURIA, time de CS:GO que está entre os 30 melhores do mundo no ranking da HLTV e possui quase 600 mil seguidores, somando todas as redes, inclusive a Twitch TV. A equipe conta com esses bons números, pois todos os perfis costumam ser muito interativos com os fãs.

Seja com o sucesso das equipes ou então dos jogadores, as redes sociais são ferramentas essenciais no mundo dos eSports. Os milhões de seguidores que acompanham os perfis mostram que esse é um entretenimento em alta, e é algo que vai continuar ganhando espaço no Brasil e em todo o mundo.

Mostrar mais

Rafael Gouveia

Meu nome é Rafael Gouveia, tenho 36 anos e sou amante de videogames. Apesar de considerar o SNES o melhor console já lançado, sou apaixonado pela franquia Resident Evil, Tomb Raider e Silent Hill do PS1. Porém bastante eclético quando se trata de jogos e simuladores em geral, então resolvi criar o RG Games para trazer o melhor conteúdo para quem ama o mundo dos games.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Por favor, desative seu AdBlock!

O blog RG Games há tempos traz os melhores artigos, guias e notícias do mundo dos games, porém não conseguimos fazer isso sem os (bem pequenos) rendimentos provenientes de publicidade.  
Os anúncios exibidos no RG Games são a única fonte de renda que temos para manter o blog no ar. Temos despesas gerais, como servidores, atualizações, programação entre outros.  
Então, pedimos gentilmente que desabilite seu Adblock e acesse novamente!