Notícias

Facebook x Apple: Entenda a Guerra pela Coleta de Dados

Apple X Facebook: Entenda a Briga sobre Privacidade e Proteção de Dados com o novo iOS 14.5

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog RG GAMES

Tela do Facebook riscada em iPhone
Imagem: Unsplash (Thought Catalog; Timothy Hales Bennett).

A guerra de privacidade e proteção de dados Apple e Facebook começou em abril, quando a Apple lançou seu novo sistema operacional, o iOS 14.5.

Disponível para iPhone 6 e modelos superiores de smartphone, a versão trouxe recursos exclusivos para usuários da maçã, como o desbloqueio facial pelo Apple Watch, emojis diferentes e ferramentas de privacidade.

Porém, esse último recurso do novo sistema operacional  já havia causado polêmica ao ser anunciado e foi recebido com desagrado por um dos maiores nomes por trás das redes sociais, Mark Zuckerberg.

O CEO do Facebook fez questão de demonstrar seu descontentamento, gerando um clima de instabilidade entre as duas empresas.

Mas, para entender melhor o caso, vamos explicar exatamente o que a Apple oferece e qual o impacto na utilização da rede social.


Sistema Operacional: iOS 14.5 –  Atualização da Apple

Um dos principais recursos do iOS 14.5 é a ferramenta de privacidade App Tracking Transparency (ATT) que exige que os aplicativos solicitem permissão para a realização da coleta de dados.

Ou seja, para rastrear as atividades do usuário, as empresas precisam notificá-lo e pedir consentimento para executar a ação. Segundo a Apple, o objetivo é dar poder de escolha para as pessoas, principalmente em relação a seus dados e privacidade.

Assim, o próprio usuário decide se permite o rastreamento e compartilhamento de suas informações.

Facebook em iPhone ao lado de MacBook
Imagem: Unsplash (Thought Catalog; Timothy Hales Bennett).

Com a nova função do sistema operacional, os aplicativos devem enviar notificações pop-up solicitando a coleta de dados, algo semelhante às novas regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que obrigam sites e plataformas a disponibilizarem suas políticas de privacidade para o conhecimento do usuário.

Por fim, cabe a cada pessoa concordar, negar ou, até mesmo, editar as informações que deseja compartilhar com as empresas.

Mas onde entra o Facebook nessa história? Vamos descobrir agora!


Privacidade e Proteção de Dados – Reação do Facebook

Meses antes do lançamento, Zuckerberg expôs sua opinião a respeito do recurso de privacidade, dizendo que a ferramenta poderia prejudicar a rede social. Uma vez que o Facebook realiza a coleta de dados para criar anúncios personalizados para seus usuários.

Com duras críticas, o CEO acusou a Apple de atrapalhar o negócio de pequenas empresas que usam o Instagram, outra rede social do empresário, para divulgar seus produtos e serviços.

Apesar do posicionamento do Facebook, a marca seguiu com o lançamento de seu sistema operacional iOS 14.5 que promete oferecer mais controle a seus consumidores.


Como proteger seus dados?

Além da estratégia da Apple, que não sabemos até onde essa briga vai, existem alguns cuidados básicos que você pode ter para proteger suas informações online, como instalar um programa de segurança.

O antivírus para IOS da Bitdefender, por exemplo, é a solução ideal para preservar sua privacidade e manter seu dispositivo livre de ameaças.

O software identifica rapidamente qualquer sinal de perigo, prevenindo ações maliciosas, como o roubo de dados.


Quer saber mais sobre o novo sistema operacional da Apple? 

Deixe um comentário abaixo!

Rafael Gouveia

Amante de videogames e fundador do RG Games, Rafael Gouveia tem 38 anos e traz o melhor conteúdo para quem ama jogos. Apesar de considerar o SNES o melhor console já lançado, Rafael é eclético e apaixonado por diversos jogos, como a franquia Resident Evil, Tomb Raider e Dino Crisis do PS1, além de simuladores como The Sims, Sim City e atualmente Cities Skylines. Com alguns canais no YouTube, Rafael é especialista em SEO, Wordpress e mídias sociais, e também atua como programador, analista, gerente de mídias sociais e é o principal redator do Media Manager. Além disso, ele é um apreciador de chopp gelado e solta a voz como cantor nos finais de semana. Rafael está sempre em busca de novidades e experiências para compartilhar com seus leitores e seguidores e é pai da pequena Maju!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo