Emuladores

Emuladores – O que são e como funcionam

Tudo o que você precisa saber sobre emuladores

Emuladores - O que são e como funcionam
Emulador do Nintendo 64 Android

Emuladores: com certeza você já usou um!

Você provavelmente já ouviu falar em emulação, mas sabe o que realmente significa? Veja a seguir o que você precisa saber sobre como os emuladores funcionam.

O software de emulação permite que você use um sistema operacional diferente do seu host. Por exemplo, você pode executar um emulador do Windows 7 em seu computador com Windows 10. Você ainda pode usar o Windows 10, mas também pode usar o Windows 7 como quiser.

Muitas pessoas usam emuladores todos os dias para testar software, experimentar um novo sistema operacional ou executar um console de videogame antigo.

Mas você já se perguntou como funcionam os emuladores?

Os jogos de PlayStation não funcionam em seu sistema Windows porque não foram projetados para rodar em um computador normal. Os consoles PlayStation são muito específicos em sua constituição física, contendo hardware exclusivo que o Windows – ou qualquer outro sistema operacional de computador – não sabe como usar.

É por isso que você precisa de um emulador de PlayStation nesse caso! O software de emulação visa executar um programa projetado para um tipo de sistema em outro sistema. Os programas que fazem isso acontecer são conhecidos como emuladores.

Embora os detalhes e o funcionamento interno variem entre os emuladores, no final, eles tentam alcançar o mesmo resultado: fazer o software rodar em um hardware diferente.

Como Funcionam Os Emuladores?

Os emuladores trabalham duro para colocar um programa “estrangeiro” em execução. Resumindo, um emulador é um software que “age” como um hardware.

Na maioria dos casos, isso significa simular todos os recursos de um componente de hardware como um componente de software. Além disso, os componentes de hardware que são emulados como software devem funcionar sem bugs, ou o emulador não funcionará adequadamente.

A dificuldade em transformar peças avançadas e exclusivas de hardware em software funcional é o motivo pelo qual os emuladores para consoles de jogos modernos demoram muito para desenvolver.

É preciso muito trabalho e esforço para fazer o processo de emulação funcionar, porque o hardware moderno, como um PlayStation 4 ou um Xbox One, é extremamente complexo.

Voltando ao exemplo do PlayStation, um emulador deve imitar um chip de som especial, placa de vídeo, unidade de processamento central e assim por diante, sem nem mesmo considerar a emulação de componentes periféricos como drivers de CD.



Emular Cada Console

Os consoles mais recentes são muito difíceis de emular. Embora o PlayStation 3 tenha chegado ao mercado em 2006, ainda é difícil emular uma grande porção de jogos para o console. A situação de emulação para o Xbox 360 é ainda mais crítica.

Ainda assim, existem emuladores para muitos consoles de videogame mais antigos, incluindo os melhores consoles dos anos 90, como os emuladores de Super Nintendo e emuladores de Mega Drive. Há uma vantagem em rodar os antigos emuladores de videogame em um hardware atual.

Os jogos antigos recebem um ganho de desempenho no hardware moderno. Dependendo do emulador, você pode usar gráficos HD ou até mesmo 4K, aproveitando o poder de computação extra para jogar em níveis muito mais altos do que sua resolução nativa.

Você pode até mesmo executar emuladores de videogame em seu dispositivo Android, conseguindo então rodar um jogo retrô. Como o Jhon Nes, um dos melhores emuladores de Super Nintendo para Android.

Rafael Gouveia

Amante de videogames e fundador do RG Games, Rafael Gouveia tem 38 anos e traz o melhor conteúdo para quem ama jogos. Apesar de considerar o SNES o melhor console já lançado, Rafael é eclético e apaixonado por diversos jogos, como a franquia Resident Evil, Tomb Raider e Dino Crisis do PS1, além de simuladores como The Sims, Sim City e atualmente Cities Skylines. Com alguns canais no YouTube, Rafael é especialista em SEO, Wordpress e mídias sociais, e também atua como programador, analista, gerente de mídias sociais e é o principal redator do Media Manager. Além disso, ele é um apreciador de chopp gelado e solta a voz como cantor nos finais de semana. Rafael está sempre em busca de novidades e experiências para compartilhar com seus leitores e seguidores e é pai da pequena Maju!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.