Little Nightmares

Little Nightmares – Guia do Iniciante

Pequeno guia com dicas iniciais de Little Nightmares

Pequeno guia com dicas iniciais de Little Nightmares

Nesta página do Detonado e Guia Completo de Conquistas de Little Nightmares, você encontrará dicas para começar e se dar bem no jogo. Lê-los deve facilitar o seu progresso no jogo e reduzir o número de mortes.

Little Nightmares é um jogo de plataforma e puzzles de terror onde você controla Six, uma menina com uma capa de chuva amarela, por um mundo distorcido. Você não terá armas aqui, apenas sua astúcia e um isqueiro. Mesmo parecendo simples, o game tem quebra-cabeças desafiadores e muitas vezes você precisará calcular o tempo certo das ações. Quer mais dicas? Então veja como jogar Little Nightmares.

Como jogar Little Nightmares

1. Observe as dicas do próprio cenário

Até para quem gosta de puzzles, ou tem certa facilidade para resolvê-los, poderá se sentir um pouco perdido em determinadas partes do jogo. Uma dica para saber por onde seguir em uma cena de Little Nightmares é observar bem ao redor, nos mínimos detalhes. Bom, isso se não tiver nenhuma criatura deformada te perseguindo.

O próprio cenário pode te indicar o que fazer, mas isso não ficará escancarado para o jogador. Observe, primeiramente, as luzes do ambiente. Geralmente (mas não é uma regra) parte do que precisa fazer e/ou interagir está sob algum facho de luz ou está sendo iluminado de alguma forma. Dado que a atmosfera de Little Nightmares é escura, qualquer cantinho mais claro ressalta aos olhos.

Outra dica de cenário é observar marcas no chão. Geralmente, objetos que pode ser arrastados por Six (e usados como plataforma) têm marcas próximas pelo chão como se já tivessem sido arrastados antes por alguém.

Por fim, ao entrar em uma nova sala, fique atento se algo não foi derrubado no chão. Pode ser um sapato, uma latinha, qualquer coisa. É provável que o jogo também esteja te mostrando que você pode usar este item para acionar algum botão fora do alcance da pequena Six.

2. Pontos de salvamento (checkpoints)

Há pontos de salvamento automático no jogo, representados por um ícone piscando no canto da tela, e também há momentos em que Six encontrará algumas lanternas ou velas apagadas pelo cenário. Sempre que avistar uma dessas opções vá até lá e use seu isqueiro para acendê-los. Assim, você garante um checkpoint extra caso as coisas deem errado, além do mais, acender 20 velas e lanternas, desbloqueia uma conquista / troféu.

3. Aprenda o padrão dos inimigos

Em Little Nightmares, você não enfrentará ondas de inimigos de uma só vez. Boa parte do tempo Six estará ocupada em resolver puzzles, mas isso não quer dizer que humanoides não estarão no encalço da menina. Os inimigos do jogo são notoriamente gigantes, se comparados com a protagonista.

Dito isso, é importante identificar o padrão dos movimentos de cada um e, principalmente, o que ativa o modo de perseguição deles. Por exemplo: um desses inimigos é cego, mas sua percepção auditiva é incrível. Se sair correndo, ele escutará seus passos e irá atrás de você.

Além de identificar os gatilhos de cada um, se esconda por alguns segundos e observe como se movimentam, o que fazem enquanto estão parados e etc. Isso vai te ajudar muito a saber o tempo certo para seguir adiante ou mesmo para decidir sair correndo por sua vida.

4. Exercite sua noção espacial

Talvez um dos maiores desafios de Little Nightmares é o que parece ser o mais simples: pular por entre plataformas e se agarrar, eventualmente, em cordas, escadas, candelabros e etc. No entanto, como o jogo tem a câmera fixa numa visão que faz alusão aos clássicos jogos 2D, muitas vezes perde-se um pouco a noção da profundidade de campo.

Com isso, às vezes você pode jurar que está correndo na direção certa para um pulo perfeito e se salvar, alcançando a plataforma seguinte, mas a realidade é que está muito mais à direita ou à esquerda de onde precisa cair e nem sabe.

Nesses casos não há fórmula mágica; é mesmo um caso de tentativa, erro e repetição – se for o caso. O máximo que dá para extrair de dica é observar (se houver tempo para isso) padrões no chão antes de saltar: alguma marcação, alguma tábua um pouco mais destacada e etc.

Só mais uma coisa: cuidado com pulos altos ou distantes demais. Six morrerá se cair de grandes alturas.

5. Não existem controles automáticos

Aproveitando a noção espacial que você precisará exercitar, como dito no tópico anterior, é importante dizer que todos os movimentos feitos por Six são comandados pelo jogador. Com isso, ao correr e pular para alcançar uma janela, por exemplo, você também deverá apertar o botão para agarrar/segurar. Se estiver pulando com um abismo abaixo e esquecer disso é morte certa.

Outro recurso muito bom, mas que também precisa ser ativado pelo jogador, é correr e apertar o botão de agachar. Fazer isso no tempo certo, e com Six a toda velocidade, fará com que a personagem deslize um pouco pelo chão. Isso te ajudará a atravessar por passagens mais estreitas ou mesmo se esconder rapidamente.

Importante: os DLCs de Little Nightmares seguem a história de um protagonista diferente, mas as dicas acima continuam valendo. Boa sorte!

Fonte


Dicas básicas de Little Nightmares

Dicas básicas de Little Nightmares

  • Muitos momentos do jogo são intencionalmente muito sombrios. Lembre-se que seu personagem pode iluminar a área com um isqueiro. O jogo também incentiva você a jogar em uma sala escura para uma melhor imersão.
  • Embora as lanternas (lampiões) não sejam pontos de verificação, você deve considerá-los como tal, porque o jogo salva toda vez que você acende um lampião ou vela. Acenda o isqueiro e aproxime-se de um lampião ou vela para acendê-los. Acender 13 deles, te concede a conquista/troféu Ilumine sua vida.
  • Little Nightmares não é um jogo 100% linear – em algumas áreas escuras, você pode encontrar, por exemplo, passagens secretas que levam a itens colecionáveis. Tente explorar cuidadosamente todos os locais.
  • Saltar enquanto corre é muitas vezes mais rápido do que correr sozinho. No entanto, você geralmente se cansa após três ou quatro saltos (ou longos períodos de corrida), então tenha isso em mente ao fugir dos inimigos.
  • Quebre todas as estátuas que encontrar, pois é um dos principais itens colecionáveis ​​do jogo e desbloqueia o troféu/conquista Malandragem.
  • Os Nomos fugirão quando o virem pela primeira vez, mas você os encontrará parados eventualmente. Não se preocupe muito se um Nomo fugir. Quando você encontrá-los mais tarde, certifique-se de agarrá-los e abraçá-los, pois é o outro grande colecionável do jogo e desbloqueia o troféu/conquista Coisinhas perdidas.
  • Seu personagem morre quando cai de muito alto. Se você ficar preso em um determinado lugar e decidir dar um salto em distância, pode acabar morto.
  • Algumas partes (especialmente cenas de fuga) têm um formulário de tentativa e erro. Esteja preparado para repetir essas partes várias vezes. Tente evitar repetir os mesmos erros.
  • Checkpoints são bastante frequentes, então você não deve se preocupar em perder muito progresso.
  • A maioria dos itens interativos nos locais são completamente inúteis – eles servem principalmente para aumentar a imersão.
  • Lembre-se que seu personagem não pega bordas e prateleiras automaticamente. Você tem que pressionar o botão no momento certo, caso contrário, o personagem cairá.
  • É fácil esquecer, mas a heroína pode fazer slides que podem ser muito úteis para escapar dos inimigos.
  • Ocasionalmente você vai parar e se curvar enquanto luta contra a fome. Você pode perder a capacidade de usar seu isqueiro ou até mesmo correr, mas continue se movendo e encontrará comida de uma maneira ou de outra.
  • Cuidado com a profundidade de campo quando você tiver que pular lacunas e passagens estreitas. Muitas vezes você tem que atravessar algo para o outro lado. Isso pode ser um pouco irritante ao jogar no controle – um movimento com o analógico na direção errada e seu personagem morrerá.
  • Embora pareça contraditório pela citação acima, é fortemente recomendável jogar com controle / joystick caso você jogue pelo PC.

Links úteis de Little Nightmares

Links úteis da expansão Little Nightmares – Secrets of The Maw


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Rafael Gouveia

Amante de videogames e fundador do RG Games, Rafael Gouveia tem 38 anos e traz o melhor conteúdo para quem ama jogos. Apesar de considerar o SNES o melhor console já lançado, Rafael é eclético e apaixonado por diversos jogos, como a franquia Resident Evil, Tomb Raider e Dino Crisis do PS1, além de simuladores como The Sims, Sim City e atualmente Cities Skylines. Com alguns canais no YouTube, Rafael é especialista em SEO, Wordpress e mídias sociais, e também atua como programador, analista, gerente de mídias sociais e é o principal redator do Media Manager. Além disso, ele é um apreciador de chopp gelado e solta a voz como cantor nos finais de semana. Rafael está sempre em busca de novidades e experiências para compartilhar com seus leitores e seguidores e é pai da pequena Maju!

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