Início Notícias Análise | Controle GAMESIR G4 Pro – O melhor gamepad para PC e Smartphone

Análise | Controle GAMESIR G4 Pro – O melhor gamepad para PC e Smartphone

0
0
303
gamesir g4 pro
O controle tem o estilo semelhante ao Xbox One e Switch, com uma qualidade excepcional

No início dos jogos de videogame, não havia realmente nenhuma opção de controle. Você poderia usar somente o controle que veio com seu sistema e pronto. Para um console tradicional, isso pode ser frustrante, mas não é totalmente terrível. Afinal, o controlador incluído é presumivelmente ergonômico. A mesma coisa não é verdade para smartphones. Afinal, os telefones precisam executar uma variedade de funções e devem ser de um tamanho que caiba no seu bolso. Se o seu telefone tivesse o formato de um controlador de jogo, seria difícil de transportar e usar. Infelizmente, um telefone não é uma forma ou configuração ideal para jogos. Então, por que não usar um controlador externo?

Enquanto isso, os controladores de terceiros têm sido a base dos jogos de PC há anos. A razão para isto é óbvio. Embora um mouse e teclado sejam ideais para alguns gêneros, como jogos de estratégia, eles nem sempre são perfeitos. Por exemplo, muitas pessoas preferem um controlador para jogos de plataforma ou outros. Nesse caso, você tem muitas opções.

Hoje, vamos analisar o GameSir G4 Pro. A GameSir é especializada em fabricação de controladores de terceiros e ficamos entusiasmados em dar uma olhada no G4 Pro e ver se vale realmente a pena gastar o seu dinheiro nele. Para descobrir, precisamos dar uma olhada mais de perto. Falaremos sobre o design geral, a aderência e a qualidade da construção. A seguir, falaremos sobre a bateria e como você conecta o controlador. Finalmente, veremos outros recursos e como funciona a interface. Depois disso, saberemos tudo o que precisamos saber para dar nosso veredicto final. Vamos começar!

Design e durabilidade

O GameSir G4 Pro tem um design estilo Xbox e Switch, completo com botões removíveis. Esses manípulos são projetados para serem ergonômicos, para fácil acesso aos botões ABXY. Se esse for o caso ou não, é apenas uma questão de preferência pessoal. Algumas pessoas gostam de seus botões deslocados, e outras como eles nivelam, no estilo PlayStation. Independentemente disso, muito parecido com um controlador do Xbox, existem dois analógicos, um direcional e um conjunto de botões ABXY. No entanto, o centro do controlador possui botões adicionais. Além dos botões Iniciar e Voltar, também existem mais dois. O botão com marcadores ativa a função turbo personalizável, enquanto o botão quadrado faz uma captura de tela. Abaixo, há um botão liga / desliga vermelho brilhante.

gamesir g4 pro botoes removiveis
O Gamesir G4 Pro possui botões removíveis magnéticos

É aqui que o design fica um pouco descolado. Os botões centrais são cobertos por um suporte flip-up (tampa) que segura seu smartphone. Se você estiver jogando em um PC ou Nintendo Switch, este suporte pode ficar abaixado. No entanto, é com mola, bem acolchoado e de tamanho perfeito para a maioria dos smartphones modernos. Você pode segurar o telefone enquanto joga, sem a necessidade de colocá-lo sobre uma mesa e apoiá-lo em algum lugar. Se você gosta desse conceito, mas não gosta do design do G4 Pro, considere o GameSir X2. Ele foi projetado para segurar seu smartphone como uma tela Switch, mas só funciona com telefones Android.

O G4 Pro é confortável de segurar. As alças são revestidas de borracha, então suor não é problema. Não só isso, mas a borracha é bastante grossa. Isso o torna agradável e macio, reduzindo a fadiga durante sessões de jogo mais longas.

Junto com o GameSir G4 Pro, você também recebe um pequeno receptor wireless USB. Isso foi projetado para se conectar ao seu computador. Existem outras maneiras de se conectar, que discutiremos na próxima seção. Dito isso, o receptor consome significativamente menos energia do que o chip Bluetooth. Se você estiver jogando em um PC, tente não perdê-lo.

energia e conectividade g4 pro gamesir
Gamesir G4 Pro tem uma bateria interna de 800mAh que fornece cerca de até 40 horas de uso

Energia e conectividade

O GameSir G4 Pro possui uma bateria interna de 800mAh que fornece cerca de 40 horas de carga total. Isso é absolutamente fenomenal, melhor do que quase qualquer outro controlador no mercado. Dito isso, tenha em mente o que dissemos sobre o método de conexão. Se você usar o receptor USB, obterá mais. Se você usar Bluetooth, obterá um pouco menos. Além disso, depende muito dos tipos de jogos que você está jogando. Se você estiver jogando um RPG discreto, suas baterias durarão mais. Se você estiver jogando Warzone sem parar, você pode esperar uma duração de bateria correspondentemente menor. Como alternativa, se você usa uma conexão USB, não precisa se preocupar com a bateria. Claro, isso significa que você está conectado ao seu PC ou sistema de jogo.

O G4 Pro carrega via USB Type-C. Um dispositivo USB Type-C está incluído no kit, mas tem apenas um metro de comprimento. Isso pode ser limitante se você quiser jogar e carregar simultaneamente. Por outro lado, existem muitos cabos mais longos no mercado e baratos. Além disso, a bateria interna leva apenas cerca de uma hora para carregar. Contanto que você o conecte todas as noites, teoricamente nunca deve ficar sem bateria.

Como mencionamos, existem algumas maneiras diferentes de se conectar ao seu dispositivo. A primeira e mais básica opção é uma conexão USB com fio. Isso tem a vantagem de não descarregar a bateria. Por outro lado, você está preso ao seu dispositivo e ele só funciona com um PC. Para maior compatibilidade, você pode usar o receptor wireless sem fio 2.4G. Isso não funciona apenas com PC, mas também com Android. Ele consome menos bateria do que o Bluetooth e também oferece menor latência. Dito isso, o Bluetooth oferece a você mais versatilidade. Você pode se conectar a um PC, dispositivo Android, dispositivo iOS ou até mesmo um Nintendo Switch. Isso o torna uma escolha excelente se você deseja um controlador alternativo para o switch.

Se você gosta do design do G4 Pro, mas só precisa de um controlador de smartphone, dê uma olhada no GameSir T4 Pro . Ele tem uma construção semelhante, completo com um suporte integrado para smartphone. Dito isso, a construção parece um pouco leve e frágil na mão.

gamesir t4 pro
O Gamesir T4 Pro é uma boa alternativa para quem quer usar somente no PC ou Switch

Recursos e funcionalidade

Portanto, além do básico que já falamos, o que mais o GameSir G4 Pro pode fazer? Por um lado, ele foi projetado para jogar jogos da Apple Arcade. Ele ainda suporta jogos certificados MiFi. Isso significa que você pode usá-lo com virtualmente qualquer jogo iOS, não importa o quão amarrado ao “jardim murado” da Apple esteja. Como resultado, o G4 Pro está muito acima da maioria dos controladores de terceiros nesse aspecto.

Além de todos os botões, o GameSir G4 Pro possui um giroscópio interno de seis eixos. Isso permite que ele suporte controles de movimento, semelhantes aos do PlayStation 4. Vamos ser claros; o G4 Pro não funciona com o PlayStation 4 ou Xbox One. O giroscópio funciona apenas como um giroscópio PS4. Isso é útil principalmente para jogos de Nintendo Switch, onde os controles de movimento são comuns. No entanto, ele também pode ser usado com jogos de smartphone que dependem de um giroscópio.

gamesir switch
O Gamesir G4 Pro possui compatibilidade total com o Nintendo Switch e além disso, é o único controle multi-plataforma a ter giroscópio em seu sistema.

Também mencionamos o botão turbo. Este botão turbo precisa ser programado, seguindo as instruções do Manual de Instruções da GameSir. Caso contrário, não funcionará corretamente. Uma vez programado, ele pressionará o botão milhares de vezes por segundo. Isso é ainda mais rápido do que a função turbo nos controladores turbo dos antigos Nintendinhos…!

Finalmente, o GameSir G4 Pro possui um par de motores internos para acionar a função de vibração. Com um motor separado em cada garra, é tão completo quanto um controlador Switch. Os diferentes motores podem operar com intensidades diferentes, criando uma sensação realista e envolvente. Isso não é de forma alguma fora do comum para um controlador de terceiros de qualidade. Mas certamente é bom ver que ele foi incluído.

Com tudo isso dito, e se você quiser um controlador portátil? Claro, o G4 Pro cabe em uma mochila com bastante facilidade. Mas o GameSir Falcon F4 cabe no seu bolso. É dobrável, portanto, embora seja fácil de transportar, ainda vai preencher suas mãos. No lado negativo, ele só funciona com smartphones e não pode ser usado com um PC ou console de jogo.

analise gamesir g4 pro
Gamesir G4 Pro é a melhor opção de controlador Multi-Plataforma

Veredito Final

O GameSir G4 Pro é um controlador de jogo totalmente funcional projetado para smartphones modernos. Também é uma excelente escolha para jogadores de PC ou Switch. Desculpe, proprietários de Xbox e PlayStation. Você precisará de um controlador diferente compatível com o seu sistema. Dito isso, se você estiver jogando em um sistema compatível, há muito o que gostar. Para começar, os jogadores de smartphone ganham um suporte de telefone bacana. Os jogadores de PC têm a opção de jogar no modo com fio, para uma vida útil da bateria efetivamente ilimitada. Mesmo os jogadores do Switch recebem um giroscópio interno e botões ABXY reconfiguráveis.

Para ser justo, o G4 Pro não é perfeito. Mais notavelmente, achei os botões L1 e R1 um pouco “duros” e os botões Iniciar/Voltar um pouco “fundos” de se apertar, porém é muito confortável. Apreciei particularmente os punhos emborrachados. Além de serem macios o suficiente para seu conforto, é muito bom para quem tem problemas de suor nas mãos assim como eu. Além disso, os gatilhos de metal são um ótimo toque, muito mais qualidade do que até mesmo os controladores de console convencionais. Finalmente, o botão de captura de tela é um ótimo bônus adicional para jogadores de smartphones. Você não precisa tirar as mãos do controlador para fazer uma captura de tela!

Não se esqueçam de conferir nosso unboxing e review do Gamesir G4 Pro no nosso canal do YouTube. Comentem! =D

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também:

Assassin’s Creed Origins: Análise

A saga que completou 10 anos se renova em uma forma mista que consegue ser ao mesmo tempo …