Criador de remake não-oficial de Tomb Raider é contratado para equipe da Remaster Collection
Fã de Tomb Raider Transforma Paixão em Profissão na Remaster Collection
Num caso exemplar de dedicação e paixão transformadas em oportunidade profissional, um devoto fã da saga Tomb Raider conseguiu um feito notável. Este entusiasta, que se dedicou a recriar os jogos clássicos da franquia de forma não oficial, foi acolhido pela indústria de jogos como o diretor técnico da coleção remasterizada de Tomb Raider 1-3.
Timur Gagiev: De Fã a Diretor Técnico
Conhecido na esfera digital como XProger, Timur Gagiev compartilhou sua emocionante jornada através de uma sequência de publicações na plataforma X/Twitter (p0rr@ Elon Musk, tinha que complicar as coisas?). Revelou-se que o projeto que consumiu grande parte de seu tempo nos últimos oito anos não era outro senão o seu “projeto dos sonhos” – assumir as rédeas da Tomb Raider 1-3 Remastered Collection. Gagiev expressou sua gratidão à Saber Interactive por confiar-lhe a liderança deste ambicioso projeto, enfatizando a liberdade criativa e o objetivo audacioso estabelecido para a equipe – um verdadeiro “time dos sonhos” composto por fãs fervorosos da série.
A equipe se propôs a uma missão considerada quase impossível, preparada para dedicar-se incansavelmente ao projeto, trabalhando dia e noite. Gagiev fez questão de agradecer não apenas aos desenvolvedores originais por sua inspiração, mas também à comunidade de fãs, cujos comentários e feedback foram uma fonte constante de motivação e responsabilidade para a equipe.
Lançamento da Coleção Remasterizada
Lançada em 13 de fevereiro, a Tomb Raider 1-3 Remastered Collection trouxe novas versões das aventuras clássicas de Lara Croft, incluindo todas as expansões. A iniciativa não apenas revitalizou jogos icônicos para novas gerações, mas também abordou questões de sensibilidade com um alerta sobre preconceitos raciais e étnicos, optando por um ensejo educativo em vez de omitir tais conteúdos.
A coleção remasterizada preludeia a chegada de um novo capítulo na saga, com Tomb Raider Next sendo desenvolvido no poderoso Unreal Engine 5. Com apoio da Amazon Games, este título promete ser uma inovação significativa para a franquia, sucedendo Shadow of the Tomb Raider e potencialmente redefinindo novamente a história de Lara Croft para a nova geração de consoles.
Em um mundo onde algumas empresas optam por medidas legais contra criadores de conteúdo não oficial, a história de Gagiev serve como um lembrete irônico e sarcástico. “Ao invés de lançarem mão de processos judiciais contra os entusiastas que criam remakes ou mods, talvez fosse mais produtivo para companhias como a Nintendo e a Rockstar Games adotar a postura da Crystal Dynamics. Afinal, reconhecer e integrar o talento desses fãs dedicados pode muito bem ser o segredo para inovar e enriquecer ainda mais o universo dos jogos.”