Aprenda a usar o streaming local e jogue seus jogos de PC na TV e celular
Um sonho na vida de todo jogador ávido de videogames é carregar consigo uma biblioteca em qualquer lugar: começar seu título favorito em um PC gamer, migrar para o conforto da televisão da sala e, se precisar, carregar o jogo no bolso para uma partida portátil. Dispositivos como o Nintendo Switch e Steam Deck mostram que o mercado para esse tipo de solução está quente e bem recebido pelo público, mas nenhuma solução atual é perfeita: a necessidade de carregar um aparelho capaz de processar todos os gráficos dos jogos pode significar um dispositivo extremamente grande e com baixa bateria, como o Steam Deck, ou relativamente fraco aos padrões atuais e com biblioteca de jogos limitada e com problemas técnicos, como o Nintendo Switch. Além disso, a transição entre uma plataforma e outra nem sempre é muito elegante, e os preços para essa categoria de console portátil são bastante elevados.
Mas e se houvesse uma solução simples e gratuita para enviar a imagem dos jogos de PC para a televisão ou celular, em tempo real e sem atrasos, simulando uma plataforma de cloud streaming permitindo que todos os seus jogos sempre estivessem acessíveis em alta qualidade? Em 2023 isso é possível e funciona exatamente como o prometido. Confira nosso guia e revolucione seu setup gamer.
Versatilidade nos jogos
As soluções para streaming de jogos cresceram exponencialmente nos últimos anos, e seu sucesso não ocorreu sem motivos. As gerações que mais jogam videogame, em sua grande maioria, já se tornaram adultos com uma vida cotidiana atarefada – é o que indica a pesquisa da ExpressVPN mais recente sobre o tema – e raramente possuímos a tarde inteira livre para maratonar um jogo favorito. Além disso, o uso excessivo do computador pode gerar cansaço e podemos sentir falta da tela grande da televisão, por outro lado, a TV pode estar ocupada e jogar rapidamente em um portátil como um celular deitado na cama seria a solução ideal. Em qualquer exemplo, a principal necessidade é maior flexibilidade: jogar onde quiser, como quiser, quando puder. Com um sistema de streaming, o computador dará conta de todo o trabalho pesado enquanto o jogador escolhe onde quer jogar, em qual tipo de controle, em qual tela preferir. É a solução ideal para quase todos os estilos de gamer.
Criando um sistema de game streaming caseiro
A boa notícia é que criar um sistema de streaming de jogos caseiro nos dias atuais é uma tarefa simples, gratuita, e muito eficiente. O usuário necessitará de:
- Computador gamer: é preciso um computador central que fará o processamento dos jogos e enviará a imagem para qualquer lugar. Não é preciso que o computador seja extremamente potente, e laptops podem ser utilizados normalmente, mas é importante que haja uma placa de vídeo da Nvidia ou AMD fabricada nos últimos 5 anos.
- Sunshine Stream e Moonlight: o programa gratuito e código aberto Sunshine fará a configuração para que a imagem seja enviada para outros aparelhos, enquanto o Moonlight receberá a imagem e se conectará com os controles. O Sunshine está disponível para Linux e Windows, enquanto o Moonlight pode ser encontrado em aparelhos iOS, Android, televisões inteligentes da Samsung, LG e TCL, media boxes como a Amazon Fire Stick, Roku e Apple TV, além de qualquer outro computador.
- Rede otimizada: o streaming funciona a partir da rede local, portanto, o ideal é que o computador central seja conectado ao roteador via cabo Ethernet CAT5E ou CAT6 para maior desempenho. Para dispositivos que se conectam sem fio, é recomendável o uso de uma rede Wi-Fi no canal de 5GHz e preferencialmente com suporte a MU-MIMO e Wi-Fi 6.
O processo de configuração é simples e direto: ao instalar o Sunshine diversas opções serão configuradas automaticamente pelo instalador, e o programa fará uso da placa de vídeo para capturar o gameplay. Depois, basta permitir que o Moonlight procure por computadores na rede e digitar o código de pareamento que será exibido em ambas as telas. Com tudo isso feito, basta abrir sua biblioteca de jogos favorita como o Steam e jogar em qualquer dispositivo pela casa. Em smartphones, o uso de controles Bluetooth com encaixe ao aparelho é uma solução confortável e eficiente pois a bateria não é desgastada e a qualidade de imagem é excepcional – já em televisões e media boxes, controles de PlayStation e Xbox podem ser conectados, além dos tradicionais mouse e teclado.
O sistema é configurado uma vez e funcionará sempre em segundo plano, portanto, a experiência de usuário se torna transparente: basta ligar a TV ou smartphone, selecionar o jogo desejado, e tudo funciona automaticamente – quando quiser retornar ao PC, feche o aplicativo e use-o normalmente. Com software gratuito, qualidade gráfica superior e maior versatilidade, o streaming de jogos promete ser uma solução cada vez mais popular no Brasil.