Tendência

KID CHAMELEON – Uma Jornada Épica | Vale a Pena Jogar de Novo

Reviva o clássico do Mega Drive dos anos 90

kid chameleon vale a pena jogar de novo
Kid Chameleon – 1992 – SEGA

No mundo, existem três tipos de jogadores:

  • Aqueles que jogam de forma casual, com pouca frequência e sem muita dedicação;
  • Jogadores dedicados e apaixonados, conhecidos como jogadores Hardcore.
  • E os raros jogadores que conseguiram finalizar o jogo Kid Chameleon, mostrando habilidade e determinação.

 

box 2Dbr

Kid Chameleon é um jogo de plataforma desenvolvido e publicado pela Sega para o lendário console Sega Genesis, conhecido também como Mega Drive. Lançado em 1992, o jogo apresenta uma aventura emocionante em que você controla um jovem que tem a capacidade única de mudar de forma ao encontrar capacetes e máscaras diferentes. Cada item concedido oferece habilidades e poderes únicos, como ataque, locomoção e habilidade, que são essenciais para superar as fases desafiadoras que você enfrentará.

Ao longo de sua jornada, você encontrará uma ampla variedade de inimigos e obstáculos mortais, cada um mais difícil que o anterior. Sem a conveniência de salvamentos ou senhas, e com vidas e continues limitados, Kid Chameleon é considerado até hoje um dos jogos mais desafiadores de todos os tempos.

O jogo apresenta 103 fases divididas em 4 capítulos, mais de 1850 telas e cada um oferecendo desafios únicos e histórias incríveis. Como um verdadeiro clássico da Sega, Kid Chameleon é uma jornada que vale a pena ser revisitada, e é por isso que nós convidamos você a experimentar essa aventura épica e descobrir por si mesmo o porquê de Kid Chameleon ser tão amado e lembrado como um clássico da Sega.

Wild Side é o tipo de jogo mais novo na cidade. É um holograma que cria uma realidade diferente da nossa. Você entra para jogar e a porta se fecha atrás de você. Ninguém sabe o que se passa lá dentro, porque nunca ninguém conseguiu sair! Crianças estão desaparecendo constantemente. Heady Metal, o dono do jogo, fugiu. Ele está capturando as crianças para vencê-las em seus próprios jogos. Logo, ninguém sobrará para desafiar o sombrio destruidor. Mas aparece em cena um garoto que se recusa a ser derrotado. Ele é o mais decidido e o mais inteligente da cidade. Ele é Kid Chameleon! Leve Kid Chameleon para dentro do Wild Side e faça Heady Metal e seus horríveis subordinados experimentarem seu próprio remédio. Porque Kid Chameleon está prestes a causar muita dor de cabeça! Manual de Instruções – Sobre Kid Chameleon

wildside
Wild Side é o fliperama com realidade virtual, onde acontece Kid Chameleon

Havia uma nova máquina no fliperama na qual se podia entrar e jogar.
Ele usou hologramas para criar uma realidade deferente da nossa.
Todo mundo quis jogar!
Mas era um pouco real demais.
O chefão escapou e começou a capturar as crianças, derrotando-as no jogo.
Esta é a história de alguém muito difícil de vencer.
Alguém conhecido como…

Garoto Camaleão!


As Fases e a Complexidade de Kid Chameleon

Fases e a complexidade de Kid Chameleon

Se você ligasse seu Mega Drive no começo dos anos 90, pode ter certeza que teria muita dificuldade para “zerar” um game em especial: o Kid Chameleon.

Kid Chameleon foi um jogo muito popular do mega drive, principalmente por seu nível de dificuldade altíssimo, mistérios e fases secretas. Pra falar a verdade, Kid Chameleon é um jogo bem grande e complexo. Ele possui nada menos que 103 fases no total, divididas por 4 capítulos, enfrentando o chefão no final de cada um deles. Porém, se você souber fazer o caminho correto, poderá terminar o jogo com apenas 52 fases ou menos.

Mas, se é possível então zerar o jogo com praticamente metade das fases, por que tem tantas outras? Bom, isso é por causa dos teletransportes do jogo que te levam para frente e para trás em outras fases especiais que não fazem parte do caminho original.

Para entender melhor, veja o pequeno mapa que irei disponibilizar para vocês logo abaixo! A maioria das fases tem várias saídas ou passagens secretas usando um tipo de teletransporte. E isso, faz com que aumente a quantidade de fazes que você terá que passar para conseguir terminar o jogo.

mapa kid chameleonfg
Clique para ampliar! Caso deseje, você pode fazer o download do mapa em alta resolução aqui!

Um bom exemplo, no primeiro estágio, é a fase Dragonspike: Passando a fase normal, utilizando a bandeira no final, você seria levado para a fase Stormwalk Mountain. Porém, se você pegar outro caminho e usar o teletransporte, você será levado para a fase The Pinnacle e terá que passar mais uma fase, a Hidden Canyon para chegar a Stormwalk Mountain. Logo, só aqui foi acrescentado duas fases a mais.

E só pra vocês terem uma ideia da complexidade do jogo e das fases, já quase no final, na fase Secrets in the Rock, existe a possibilidade de você ter que passar por 10 fases, tendo que repetir algumas dessas para poder chegar a Ice God’s Vengeance. Confira outro mapa das fases, talvez melhor de se entender:

mapa kid chameleon de fases
Clique para ampliar! Caso deseje, você pode fazer o download do mapa em alta resolução aqui!

Além disso, você não consegue passar pelas 103 fases durante um único jogo, pois algumas dessas fazes, fazem você pular para outras fases sem volta. Então caso você queira fazer o caminho mais difícil, com o máximo de fases possíveis, você passará por ainda 91 fases.

Já mencionei que o são 52 fases para o fechamento normal do jogo. Essas 52 fases, são, vamos dizer o caminho reto e correto no jogo. Porém, além das fazes especiais, existem alguns atalhos que faz você progredir mais rápido no jogo.

pletora kid chameleon

O primeiro é na verdade um truque. Na segunda fase de Kid Chameleon, Blue Lake Woods 2, invés de pegar a bandeira, suba no bloco logo acima da bandeira, aperte pra baixo, direita e pule ao mesmo tempo. Se conseguir, você será levado para a última fase, Plethora, onde você pode lutar com o chefe e zerar o game, com apenas praticamente 3 fases.

Também você pode usar alguns teletransportes que funcionam como atalhos no jogo e você consegue zerar o game passando por 2 diferentes caminhos. O primeiro com 35 fases, já o segundo caminho usando atalhos, você percorrerá por 38 fases.

O grande problema da quantidade de fases especiais ou atalhos, é que, se você não tiver um guia, não saberá para onde o teletransporte de alguma fase irá te levar, já que algumas fases tem 2 ou mais teletransportes e alguns desses ficam bem escondidos. Por isso, recomendo muito usar um dos mapas acima. Queria muito tê-los na época que joguei Kid Chameleon no meu Mega Drive.

Esse modelo de fases, é como imaginar o mundo do Super Mario World, cheio de atalhos e fases secretas, porém com um grande diferencial, em Kid Chameleon, não existe mapa e nem a possibilidade de se voltar ou avançar para alguma fase.

Apesar de seguir a temática de ir da esquerda para direita de modo a chegar no fim da fase, isso pode trazer alguma frustação para quem está acostumado com esse tipo de fase em jogos de plataforma. A maioria das fases de Kid Chameleon seguem essa regra, porém outras vão muito mais além. Onde a bandeira do final da fase pode estar no meio da mesma ou é necessário pegar vários teletransportes para chegar no verdadeiro objetivo da fase.

As fases de Kid Chameleon são divididas em temas. Casa tema se repete, sempre buscando ser mais difícil, desde incluir novos inimigos e obstáculos pela frente. São 10 grupos de temas específicos de Kid Chameleon:

Splash WoodsSplash MountainsSplash CaveSplash HillsSplash Ice
FlorestasMontanhasCavernasColinasGelo
Splash IslandSplash SwampSplash CitySplash DesertSplash Sky
IlhaPântanoCidadeDesertoCéu

Ah e só pra complementar, eu não achei a informação correta, mas de acordo com a própria capa do jogo, você passa por mais de 1850 telas diferentes. É muita coisa para um jogo da época.


A Dificuldade de Kid Chameleon

Agora que você sabe tudo sobre as fases e capítulos de Kid Chameleon, você pode estar pensando que a dificuldade é realmente essa. A quantidade de fases, labirintos e teletransportes. Mas não é!

O que dificulta muito o Kid Chameleon é, primeiramente não poder salvar e não ter password pra você anotar e poder continuar em um outro momento. Logo, se precisasse parar de jogar e continuar, teria que deixar o console ligado direto. Além disso, a quantidade de vidas e fichas de continues que você consegue jogando Kid Chameleon são muito escassas e difíceis de encontrar.

E mais uma coisa, se você pensa que coletar 100 diamantes igual outros jogos de plataforma, te dará uma vida, errou feio! Os diamantes servem para outra coisa que falarei um pouco mais adiante.

Agora, se for parar pra pensar, o jogo se passa dentro de um fliperama. Jogos de fliperama não tem saves, muito menos password, são difíceis pra caramba e a única forma de conseguir continuar caso perca todas suas vidas, são por meio de fichas para continuar! E agora isso faz todo sentido!

e795d3bfaa35b8843bf27b83e65a111d

Mas voltando a dificuldade do jogo, o maior vilão do Kid Chameleon, de acordo com a maioria dos jogadores são os controles. É muito difícil controlar o Garoto Camaleão. O protagonista escorrega pra caramba, sendo que as fases costumam exigir muita exatidão aqui e ali para evitar até mesmo a sua morte. Mesmo que você seja muito bom, com certeza ainda irá rolar uns erros aqui e ali.

Se você é acostumado com Super Mario e sua fluidez dos controles, irá se frustar facilmente jogando Kid Chameleon. Ele realmente é um pouco difícil de controlar e demora bastante você se acostumar. Além de deixar seus dedos constantemente tensos.

Os Controles de Kid Chameleon

Os comandos de Kid Chameleon são bem simples e remete a maioria dos jogos, sendo um botão para correr, um para pular e outro para usar o poder especial, quando transformado por certos capacetes e máscaras no jogo.

Mas lembra que eu falei que esse jogo é muito difícil? Então. Existem algumas combinações de botões que devem ser apertados em conjunto para alcançar algum local ou movimentos especiais. E isso, se você não tiver precisão, irá falhar miseramente!

De qualquer forma, o grande problema de Kid Chameleon não é sua dificuldade, mas sim o tamanho dele. Para alguns e que não estão acostumados, pode ser bem cansativo.

Itens de Kid Chameleon

Como todo jogo de plataforma, Kid Chameleon possui uma variedade de itens coletáveis e blocos diferentes.

Diamond Animation 2529

Diamantes: Os diamantes dão encontrados nos Prize Blocks, geralmente na quantidade de 1 por bloco, mas podem ser achados também em 10 unidades em alguns Prize Blocks especiais. Ao contrário dos outros jogos que lhe dão uma vida ao completar 100, os diamantes aqui servem para ataques especiais dos personagens e podem se acumular até o total de 99 diamantes, sendo descartados os excedentes.

Clock

 

Relógios: Os relógios adicionam 3 minutos a mais na contagem do tempo da fase, em no máximo, 9 minutos e 59 segundos. São um pouco difíceis de se encontrar e normalmente ficam em blocos invisíveis.

 

Capacetes: Os capacetes mudam a forma do Kid, dependendo de cada, o transformando em personagens distintos.
Ankh Animation 2529

 

Ankhs: Uma cruz egípcia que te dá uma vida extra.
Coin Animation 2529

 

Moedas: Valem um continue e são extremamente raras.

O Garoto Camaleão | Máscaras e Capacetes

Não é à toa que Kid Chameleon é o Garoto Camaleão. Isso lembrando do fato que um Camaleão consegue mudar de cor e ter habilidades distintas, que o ajudam na sua sobrevivência. Logo, no jogo você encontra powerups, variados tipos de capacetes e mascaras que mudam a forma do jogador lhe dando certos poderes. Esses capacetes são essenciais para conseguir progredir no jogo. Além disso, existem ataques e poderes especiais que você pode obter, gastando diamantes que você coleta ao longo do jogo, apertando simultaneamente Start + C.

Além do personagem principal, Kid, o jogo te dá mais 9 capacetes para você se transformar. Falarei sobre todos eles e os poderes de diamante de cada um.

Max  / Kid

KID30Max é o nome real do personagem base do jogo. Um garoto de óculos escuros, jaqueta de couro, calça jeans e tênis, bem ao estilo badboy americano. Porém o chamarei apenas por Kid.

Kid tem apenas dois pontos de vida, pode destruir alguns inimigos com pulos sobre eles e possui a habilidade de se agarrar na beirada de plataforma e blocos, subindo neles em seguida. Kid é o personagem mais frágil do jogo. Se você ficar sem pontos de vida, usando qualquer máscara, voltará a forma do Kid. Se o Kid ficar sem pontos de vida, ele morre. Porém, é bom lembrar que ele morrerá em qualquer forma se for esmagado, cair da tela ou se o tempo acabar.

Kid tem dois poderes de diamantes. Gastando 20 diamantes, gera um escudo circular em volta dele que causa dano aos inimigos quando os toca. Com 50 diamantes, gera uma serpente de diamantes que persegue os inimigos e atinge a todos que estão na tela.

Iron Knight

ironknight2O Cavaleiro de ferro é o primeiro capacete que você encontra no jogo. Ele te dá cinco pontos de vida, ataca pulando na cabeça dos inimigos e escala paredes. Além disso, por ser o mais pesado do jogo, você consegue pisar em blocos e quebra-los para revelar itens. Porém isso não é uma vantagem, já que ele quebra tudo dependendo a altura qual você pula, ele não irá parar de cair até encontrar algum bloco sólido ou terra firme no caminho.

Seus poderes especiais são o Anel de Diamantes, que cria um escudo protetor no personagem, gastando 20 diamantes e um ponto de vida extra acumulativo, gastando 50 diamantes. Esse é um dos mais vantajosos na minha opinião, já que ele é acumulativo e funciona com todas as máscaras e com o Kid, ficando ativo até que você morra.

O Iron Kinight é o único com 5 pontos de vida entre os personagens, o restante todos com 3, tirando o Kid que só possui 2 pontos de vida.

Red Stealth

redstealth2É o segundo capacete que você encontra no jogo. Ataca pulando na cabeça de inimigos ou usando sua espada. Consegue quebrar alguns blocos abaixo de você pulando com a espada apontada para baixo e é um personagem bastante leve, conseguindo pular mais alto do que as demais formas. Como todos os personagens tem seus prós e contras, o capacete de Samurai, por ser mais ágil e leve, deixa os controles um pouco mais difícil, além de escorregar em todas as rampas e não conseguir subir por elas.

Seus poderes de diamante são a Neblina Samurai, que deixa os inimigos mais lentos e a Serpente de Diamante, a mesma do Kid.

Berzerker

berzerker1Chamado de rinoceronte no jogo, embora pareça mais uma caveira, é o único capaz de destruir ou mover blocos no jogo. Seu principal ataque é o Charge Attack, que consiste em correr, destruindo tudo pelo caminho.

Seus poderes do diamante são Invencibilidade temporária de 9 segundos ou a parede do diamante, que cria uma barreira vertical de diamantes que varre a tela matando tudo que encontrar.

Maniaxe

Conhecido por Jason da sexta-feira treze no jogo, o Maniexe é um maníaco que usa uma máscara de hokey e ataca atirando machados infinitos nos inimigos. É um dos personagens mais legais e fáceis de se controlar no jogo.

Seus poderes especiais são o anel de diamantes, igual ao cavaleiro de ferro e, com 50 diamantes, garante uma vida extra.

Seus contras é não ter freio nas rampas e não poder subir por elas. Mesmo assim, é meu segundo preferido do jogo.

Juggernaut

juggernaut1O tanque caveira, é um dos capacetes raros no jogo por aparecer em bem poucas fases. Ele atira bombas de caveiras que podem rebater nas paredes, consegue pular distancias pequenas e consegue entrar em fendas facilmente. Ele é bem útil pois você pode evitar ataques inimigos se abaixando para dentro do tanque.

Seu contra é não conseguir andar por rampas e possui apenas um ataque especial, o Way Shot, que gasta 5 diamantes, disparando-os em direção às extremidades da tela. É um bom ataque, porém bastante aleatório.

Micromax

A melhor transformação do Kid na minha opinião é o Micromax! Uma versão de mosca do Kid, que além de conseguir entrar em lugares muito pequenos, você consegue escalar e grudar em paredes facilmente. Em contraparte, ele é lento, não possui ataques e seus saltos são bastante pequenos. Além disso, se você estiver em um local apertado com o Micromax, perder suas vidas e voltar para a forma do Kid, você morre instantaneamente.

Seus poderes de diamante são uma pequena serpente de diamantes que persegue e ataca e a mesma serpente, só que mais rápida.

Eyeclops

eyeclops4O garoto do futuro, como alguns o chama, tem a habilidade de revelar blocos escondidos no cenário. Por esse mesmo motivo, é bastante raro no jogo, logo que sua utilização fica restrita à algumas fases apenas. Seu raio verde revela todos os tipos de blocos. Se algum inimigo tiver andando por onde os blocos forem revelados, o mesmo é morto instantaneamente.

Seu ataque, é somente poder pular sobre os inimigos e possui também só um ataque especial usando 2 diamantes. Ele solta um raio branco que atinge os inimigos. É um ataque especial muito bom já que gasta bem poucos diamantes.

Skycutter

sky cutter1O Skaytista do futuro é o mais difícil e que menos gosto no jogo. Ele é um personagem desenhado para ser rápido e ágil. Ele usa um skate especial a jato que inverte a gravidade, podendo voar no teto das fases, desde que tenha blocos para isso. Por ser muito rápido, ele é praticamente incontrolável e você não consegue o deixar parado. É um personagem designado para fases específicas, se tornando também um dos capacetes mais raros do jogo.

O Skycutter possui dois poderes de diamante, a Invulnerabilidade que o deixe invencível por alguns segundos e a Serpente de diamante, que assim como os especiais dos outros personagens, cria uma serpente que segue e ataca os inimigos.

Cyclone

cyclone4O ciclone é um dos mais preferidos de todos os jogadores de Kid Chameleon e realmente um dos melhores personagens do jogo, simplesmente por poder voar por qualquer parte do cenário, apertando o botão especial. Tem seus contras que é parar de voar ao esbarrar em inimigos, não ter opção de ataque além de pular sobre eles e acabar caindo em buracos. Mas as suas vantagens superam as de qualquer outro personagem. Você consegue passar boa parte das fases simplesmente voando se tiver com o Cyclone ativo.

Seus poderes são a Chuva de Diamante que faz, literalmente chover diamantes que vão acertar inimigos aleatoriamente e a chuva de diamantes perseguidora. É a mesma chuva, só que agora, os diamantes perseguem os inimigos.

E mais uma vez, falando em dificuldade, algumas fases, você encontra diversos capacetes e mascaras diferentes praticamente no mesmo local. Caso você escolha o errado para avançar na fase, sinto muito, você não conseguirá. A escolha do powerup certo em Kid Chameleon é crucial.

A criação de Kid Chameleon

Talvez no momento, vocês achem que não tem nada haver o que irei contar aqui, mas no final fará todo sentido.

Pra quem me conhece e já viu outros vídeos do canal RG Games, sabe que sou grande fã de um japa, chamado Shigeru Miyamoto. Esse cara é um dos principais e mais importantes desenvolvedores das indústrias de games.

donkey kong screenEm 1981, Shigeru Miyamoto criou o jogo de Arcade Donkey Kong, um dos primeiros clássicos jogos de plataforma, qual tinha um macaco como vilão e um homenzinho baixinho de bigodes, chamado Jumpman que passava por obstáculos e plataformas pra tentar salvar uma princesa. Pegaram a referência?

Em 1985, então nosso querido japa, cria um dos maiores games de toda a história. Super Mario Bros, para o Nintendo 8 bit. Agora o homenzinho baixinho e de bigodes, deixa de ser o Jumperman para ser Mario. Continua atrás da princesa, mas ao invés de um macaco como vilão, foi inserido uma mistura de tartaruga gigante com dragão, o Bowser.

Nessa época já existiam vários outros jogos de plataforma, porém, Super Mario Bros era a referência dessa categoria de jogos. Na mesma época, a SEGA tinha como um dos seus jogos principais de plataforma Alex Kid, do Master System, que apesar de ser um ótimo jogo, ainda perdia para o Super Mario Bross.

Foi então que surgiu o Super Nintendo e junto com ele o nostálgico Super Mario World. A Sega não podia ficar atrás, já que o sucesso da Nintendo era inevitável. Embora o Alex Kid tenha feito bastante sucesso na época com o console de 8-bit da Sega, não chegava aos pés do Super Mário, que virou o mascote da Nintendo.

Logo, precisariam de um jogo que batesse de frente com Super Mario World e que se tornaria o mascote da Sega – Mega Drive. Foi então que começaram a trabalhar em um jogo de plataforma ao estilo Super Mario Bros, o nosso querido Kid Chameleon.

kid chameleonKid Chameleon teve várias “semelhanças” com Super Mario Bros: Tijolos que você quebra com a cabeça que te da diamantes / moedas, é um ser baixinho que com power-ups / capacetes consegue habilidades especiais, termina a fase ao chegar em uma bandeira, enfim… várias coisas foram “copiadas”, mas não vamos crucificar os criadores por isso, pois vários outros jogos de plataforma da época estavam fazendo o mesmo! Em breve irei trazer um artigo sobre os jogos mais semelhantes de Super Mario Bros.

Bom, não vou entrar em tantos detalhes, mas tentarei resumir ao máximo o que aconteceu. Kid Chameleon, teve problemas na sua criação. Começou sendo programado pela Sega do Japão, mas depois foi transferido para a Sega dos EUA, onde terminaram o jogo. Pela demora no lançamento, quase descontinuado pela Sega, Kid Chameleon acabou não sendo o que era proposto no início.

Algumas razões para isso incluem a falta de marketing adequado da Sega, a falta de reconhecimento do personagem principal e uma concorrência feroz de outros jogos da época. Além disso, pelos seus problemas técnicos e demora para ser lançado, prejudicaram sua popularidade.

Embora Kid Chameleon tenha sido bem recebido pelos críticos de jogos na época, ele nunca alcançou o status de mascote da Sega, como o Sonic the Hedgehog. Isso se deve, em parte, ao fato de que o Sonic, logo então, foi projetado especificamente para ser o mascote da Sega e teve uma campanha de marketing maciça para acompanhar seu lançamento. Além disso, o Sonic tinha uma personalidade mais forte e uma aparência mais distinta, o que o ajudou a se destacar e a se tornar o icônico mascote da Sega.

No entanto, Kid Chameleon ainda é considerado um clássico dos jogos de plataforma e é amado por muitos fãs da Sega. Seu enredo cativante e jogabilidade envolvente ainda são divertidos de jogar, tornando-o uma viagem nostálgica para muitos jogadores.

Quer saber de tudo, nos mínimos detalhes de como surgiu Kid Chameleon e suas dificuldades? Assista esse vídeo:

Trilha Sonora de Kid Chameleon

A música e os efeitos sonoros de Kid Chameleon são excelentes. Tratam-se de melodias simples, porém, com um ritmo envolvente e que se relaciona bem com o ambiente do jogo.

Porém, com a quantidade de fases e limitação de espaço na época, acaba que fica um pouco repetitivo a trilha sonora, já que contém pouca música para tantas fases.

Remakes e Hacks de Kid Chameleon

Embora fãs sempre desejassem um Remake ou continuação de Kid Chameleon, a Sega nunca deu continuidade ao game, porém existem algumas hacks roms feitas por fãs do jogo, que dão continuidade ao Kid Chameleon:

  • Kid Chameleon 2 – Heady Metal’s Revenge
  • Kid Chameleon 3 – The Final Marathon
  • Kid Chameleon The Last Showdown
  • Kid Chameleon Puzzle Map by Damian Grove

Embora possa ter muito mais Hacks do jogo, só conheço esses! E, se está achando que são fáceis, está profundamente enganado. Na minha opinião essas hacks são muito, mais muito mais difícil que o jogo original. Pra falar a verdade, eu demorei mais de 3 horas pra passar a primeira faze do Puzzle Map e acabei desistindo do game de tão difícil que é.

Kid Chameleon, Um Jogo Para Ser Lembrado!

Parece que foi ontem quando vi o Kid Chameleon pela primeira vez, porém já se passaram 31 anos do seu lançamento.

Entre os seus altos e baixos, Kid Chameleon é um jogo que merece ser respeitado pela sua proposta ímpar de querer emular uma jogatina de fliperama onde Saves e passwords não são permitidos e onde tudo o que conta é a habilidade do jogador em derrotar Plethora.

E você? Está a altura de finalizar Kid Chameleon? Já zerou? Conte sua experiência nos comentários!

Veja também nosso Vale a Pena Ver de Novo em nosso canal:

Fontes:
https://alvanista.com/games/genesis/kid-chameleon/reviews/171041-mil-e-uma-fases-ou-faces
http://shugames.blogspot.com/2016/02/guia-completo-kid-chameleon-mega-drive.html
https://www.comunidademegadrive.com.br/2019/10/kid-chameleon-oh-jogo-dificil-sqn/
https://www.youtube.com/watch?v=i-s6luoXIuI

Rafael Gouveia

Amante de videogames e fundador do RG Games, Rafael Gouveia tem 38 anos e traz o melhor conteúdo para quem ama jogos. Apesar de considerar o SNES o melhor console já lançado, Rafael é eclético e apaixonado por diversos jogos, como a franquia Resident Evil, Tomb Raider e Dino Crisis do PS1, além de simuladores como The Sims, Sim City e atualmente Cities Skylines. Com alguns canais no YouTube, Rafael é especialista em SEO, Wordpress e mídias sociais, e também atua como programador, analista, gerente de mídias sociais e é o principal redator do Media Manager. Além disso, ele é um apreciador de chopp gelado e solta a voz como cantor nos finais de semana. Rafael está sempre em busca de novidades e experiências para compartilhar com seus leitores e seguidores e é pai da pequena Maju!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo